Obrigado pela visita

Para sair e finalizar a sessão, clique em "OK"


Change font size

Higiene e limpeza de seu gato

Os gatos são animais extremamente limpos, mas mesmo o mais meticuloso dos gatos poderá se beneficiar de uma pequena ajuda com a higiene, sobretudo se ele tiver pelo longo. Escovar seu gato também é uma excelente maneira de se relacionar com ele, além de ser uma boa oportunidade para verificar se ele apresenta alterações na pele ou pelagem. p>

É uma boa ideia acostumar seu gato a ser escovado e penteado desde a mais tenra idade. Isto evitará os nós nos pelos e removerá os pelos mortos. Escove seu gato regularmente, pois isto não só manterá a pelagem limpa e saudável, como também reduzirá a formação de tricobezoares.

Com que frequência? Se o seu gato tem pelo longo, ele deve ser penteado uma vez por dia ou pelo menos duas vezes por semana. Os gatos de pelo curto precisam ser escovados apenas uma vez por semana.

Do que você precisará. Existem utensílios de higiene especialmente concebidos para gatos de pelo longo, mas você precisará de pelo menos um pente e uma boa escova. Se o seu gato tiver pelo curto, você só precisará de uma escova recomendada pelo veterinário.

Escovação do pelo. Se o seu gato não estiver embolado demais, simplesmente lhe dê uma boa escovada. A escovação dos pelos não deve demorar mais do que 15 minutos. A maioria dos gatos adora ser escovada, mas se o seu não gostar, solte-o e tente novamente mais tarde. Os gatos de pelo longo às vezes ficam emaranhados. Se você notar massas de pelo emaranhado ou nós em seu pelame, precisará de tempo para escová-lo com cuidado e paciência. Segure o pelo logo abaixo do nó durante a escovação para evitar que o arrancamento de pelos pela raiz. Caso o pelo esteja realmente incontrolável, leve seu gato a um serviço de banho e tosa profissional. Procure também encontrar o alimento correto para ajudar a reduzir a queda de pelos.

Hora do banho. Os gatos de pelo curto não precisam tomar banho, a não ser que estejam muito sujos ou apresentem alergias. Os gatos de pelo longo, no entanto, podem tomar um banho de vez em quando para ajudar a manter o pelo em boas condições e evitar o acúmulo de oleosidade. Seu veterinário ficará contente em recomendar um xampu especial para gatos.

Preparo para o banho. A maioria dos gatos não gosta de se molhar, mas se você estiver com o xampu e a toalha por perto, o banho será mais fácil e rápido. Para facilitar as coisas, peça ajuda a outra pessoa — assim, um poderá segurar o gato enquanto o outro cuida do banho.

  • Antes de tudo, escove todo o pelo de seu gato para livrar-se dos nós. Isto evitará que eles encolham e fiquem ainda mais apertados quando molhados.
  • Se você estiver dando banho em seu gato dentro de uma banheira, encha-a de água antes de trazer seu animal. Quanto menos barulho e movimentação houver durante o banho, melhor.
  • Não encha a banheira completamente: o nível da água deverá ficar na altura da barriga de seu gato. Verifique a temperatura da água para certificar-se de que não está quente demais. Você não precisa ter uma banheira: duas bacias funcionarão bem da mesma forma. Você pode usar uma com água e sabão para ensaboar e outra apenas com água para enxaguar.
  • Quando o banho estiver preparado, entre com seu gato no banheiro e feche a porta — você não vai querer um gato ensaboado correndo pela casa! Coloque bolas de algodão dentro das orelhas para ajudar a evitar que entre água. Em seguida, coloque seu gato delicadamente dentro da água e tranquilize-o com palavras suaves e contato físico constante.
  • Molhe o pelo delicadamente com o auxílio de uma caneca ou de uma flanela molhada. Não jogue água diretamente sobre a cabeça nem tente mergulhar o gato na água.
  • Depois de iniciado o banho, seu gato poderá protestar com miados prolongados. Não se preocupe: isto é completamente normal e seu gato está bem, só está um pouco nervoso.
  • Espalhe o xampu suavemente em todo o pelo, tomando cuidado com a face, orelhas e olhos. Quando tiver terminado de ensaboar, enxague-o completamente, pois o resíduo de xampu é irritante para a pele. Caso você esteja enxaguando seu gato com um chuveirinho de mão, mantenha-o bem próximo ao corpo do animal para reduzir o ruído e o jato.

Enrole o gato para que ele fique aquecido. Assim que você tirar seu gato da água, enrole-o em uma toalha e seque seu pelo delicadamente. Se o seu gato tem pelo longo, é particularmente importante ser delicado na hora de secar com a toalha para evitar a formação de nós e emaranhados. Você não conseguirá secar seu gato completamente com a toalha, por isso é importante que você mantenha seu gato dentro de casa até que ele esteja completamente seco. E resista à tentação de usar um secador de cabelos, pois o ar quente poderá queimar a pele de seu gato.

Corte de unhas. Os gatos arranham coisas para manter suas garras aparadas, mas você também precisa dar uma ajuda. Acostume-o desde cedo a ter as unhas aparadas para facilitar esta tarefa ao longo da vida. Peça para seu veterinário demonstrar a técnica correta e indicar os cortadores de unha adequados para o seu gato.