Obrigado pela visita

Para sair e finalizar a sessão, clique em "OK"


Change font size

Proteínas e as necessidades especiais de seu gato

Você provavelmente já sabe que as proteínas são importantes para sua própria saúde e que seu gato também precisa delas. A combinação certa de proteínas é fundamental, mas seu gato precisa de ajuda para obter a mistura correta. A escolha do alimento correto para seu gato pode garantir um reforço suficiente do poder proteico.

Proteínas trabalhando.

O que elas fazem.As proteínas são unidades estruturais dos órgãos e tecidos corporais e compõem tudo, das cartilagens e tendões aos pelos, pele e sangue. Elas também podem ser encontradas em enzimas, hormônios e anticorpos. É importante lembrar que uma quantidade maior de proteínas não significa necessariamente uma saúde melhor. As proteínas são uma parte poderosa da boa nutrição, mas não são mais potentes que os outros nutrientes essenciais, que também são necessários para uma saúde excelente.

Como são utilizadas.O organismo de seu gato absorve aminoácidos, os principais componentes das proteínas oriundas do alimento, e os aproveita, sintetizando novas proteínas ou abastecendo outros processos corporais. Esta "síntese" pode ser limitada caso determinados aminoácidos não estejam presentes no organismo do gato ou estejam indisponíveis nas quantidades necessárias. É por isso que o alimento é tão importante na manutenção dos níveis adequados desses nutrientes.

O fator taurina. A taurina é um componente proteico necessário para gatos e sua carência pode contribuir para uma série de problemas graves de saúde. Manter os níveis saudáveis de taurina é um desafio especial porque os gatos têm uma capacidade limitada de sintetizar este nutriente conforme necessário, e a taurina é facilmente perdida em resíduos digestivos.

As necessidades especiais de seu gato.

Os gatos conservam muitas das características e necessidades nutricionais dos leões, tigres e outros membros de sua extensa família taxonômica. Por isso os gatos têm uma demanda proteica maior que a maioria dos animais domésticos. Níveis saudáveis de proteína são especialmente importantes para filhotes de gatos e gatas lactantes.

Mais proteína do que necessitam os cães. Os gatos precisam de uma quantidade significativamente maior de proteínas que os onívoros como os cães. É por isto que os gatos usam proteína para produzir energia sempre que possível e precisam de uma quantidade maior de determinados aminoácidos para sintetizar componentes estruturais e abastecer processos corporais.

Anseios carnívoros. Ao contrário do que ocorre com onívoros, o organismo do gato foi especificamente desenvolvido para consumir mais proteínas que carboidratos, o que é uma marca registrada dos carnívoros. Algumas enzimas digestivas comuns em onívoros, por exemplo, não existem nos gatos.

Balanceamento de aminoácidos oriundos de animais e vegetais. Embora os gatos, na condição de carnívoros, devam obter determinados aminoácidos essenciais a partir de fontes de proteína animal, o restante encontra-se prontamente disponível em proteínas de origem vegetal. A mistura adequada de fontes de alta qualidade de proteína animal e vegetal fornece a combinação perfeita de aminoácidos essenciais para o seu gato.

O alimento correto para seu gato deve encontrar o equilíbrio saudável e preciso de aminoácidos e proteínas, além de outros nutrientes que o ajudem a alcançar e manter o bem-estar global. Converse com seu veterinário sobre as necessidades específicas de seu gato para garantir a nutrição ideal.


Produtos Relacionados