Obrigado pela visita

Para sair e finalizar a sessão, clique em "OK"


Change font size

Arranhando corretamente

Os gatos arranham e escalam para demarcar o ambiente com seu cheiro e marcações visuais, afiar as garras e alongar-se. Em vez de remover cirurgicamente as garras de seu gato, ofereça-lhe um arranhador no qual ele possa extravasar esse comportamento natural de forma segura. Também considere estas prioridades:

O arranhador correto. Escolha arranhadores que sejam firmes e altos o bastante para que seu gato possa alongar-se e esticar-se até o topo enquanto arranha. A maioria dos móveis modulados para gatos também apresenta áreas próprias para arranhar. Outras boas opções são corda de sisal, papelão corrugado ou madeira. Coloque o arranhador próximo ao local onde seu gato gosta de dormir. Inicie uma rotina de arranhar o local correto ajudando-o gentilmente a fazer os movimentos típicos de arranhar e recompensando-o imediatamente.

Supervisão cuidadosa. Fique de olho para evitar escaladas e arranhaduras em outros locais que não o arranhador. Caso o gato escale ou arranhe locais impróprios, calmamente leve-o até o arranhador e redirecione-o. Recompense-o com alguns kibbles de alimento para gatos ou elogie seu gato por usar o arranhador. Perseverança é a palavra-chave. Quando você não puder supervisioná-lo, confine seu gato a um cômodo com o qual ele já esteja familiarizado, deixando ali um arranhador, uma bandeja sanitária, água e alimento.

Enquanto espera pelos resultados. Até que seu gato esteja usando o arranhador regularmente, confine-o a um cômodo ao qual ele já esteja acostumado – com brinquedos, arranhador, bandeja sanitária, água e alimento – quando você não puder supervisioná-lo. Remova quaisquer objetivos que sejam tentadores para seu gato arranhar. Uma vez que ele esteja usando o arranhador regularmente, deixe-o andar livre pela casa sem supervisão de forma gradual.

Solução de problemas. Os gatos adoram espaços verticais e escalarão quase qualquer coisa. Caso o seu gato insista em escalar ou arranhar sua mobília ou cortinas, providencie móveis modulados próprios para gatos, prateleiras com revestimento antiderrapante, entre outros, para que seu gato possa neles subir. Fitas adesivas dupla-face ou produtos comerciais semelhantes ajudam a dissudir o gato a arrranhar sua mobília.


Artigos relacionados