Obrigado pela visita

Para sair e finalizar a sessão, clique em "OK"


Conhecendo os fatos para proporcionar o melhor cuidado possível.

Quer tenham nascido de um dica do um vizinho ou de alguma informação garimpada na internet, os mitos sobre cães podem jogar você na direção errada. Aqui estão alguns fatos sobre os mitos mais comuns:

 

 

O nariz do meu cão está morno e seco. Isto significa que ele está doente?
Se o seu cão está com o nariz seco, isto quer dizer que ele tem o nariz seco. Talvez tenha acabado de acordar ou alguma coisa assim. O nariz seco de um cão não tem qualquer relação com sua saúde. Preste atenção ao que é incomum para detectar sinais de um problema em potencial. Entre em contato com seu veterinário se você notar inchaço, dificuldade para respirar ou se o cão apresentar coriza por mais de dois dias.

Um cão consegue distinguir a cor da camiseta que você está vestindo?
Depende do cão. Os cães podem distinguir cores, mas não tão bem quanto os humanos, por isso não conte com a ajuda de seu cão para escolher roupa. O fato é que cães de tipos diferentes tendem a ver as cores de maneira diferente. A cor é apenas uma das mensagens visuais que os caninos detectam no ambiente. Brilho, movimento e contraste também ajudam seu cãozinho a enxergar o mundo ao seu redor.

 

Os banhos frequentes fazem os cães cheirar bem, mas será que podem causar caspa?
Certamente, então não vamos causar uma nevasca de pele seca pela casa. Restrinja o número de banhos ao mínimo necessário, e certifique-se de usar apenas sabonetes específicos para cães. Os shampos para humanos podem irritar a pele dos cães. Se você seguir estes passos e ainda assim notar a presença de caspa quando seu cão se sacudir, converse com seu veterinário para se certificar de que está oferecendo a nutrição adequada para uma pelagem saudável.

Ao lamberem seus próprios ferimentos os cães se curam?
Sim, mas até um certo ponto. Um pouco de saliva pode ajudar a limpar a ferida, mas a lambedura excessiva pode retardar o processo cicatricial, podendo até mesmo piorar a lesão e causar infecções. Lembre-se ainda de que a lambedura pode vir a se tornar um mau hábito difícil de interromper. Portanto, se você suspeitar que a situação está fugindo ao controle, tente desviar a atenção de seu cão oferecendo-lhe um petisco mais agradável à língua.

Escovar os dentes de um cão é bobagem. Ah, dá um tempo!
Ri melhor quem ri por último, e a última risada será de seu cão, quando o hálito dele fizer seus olhos lacrimejarem. Escovar os dentes de seu cão rotineiramente não só para deixa o hálito agradável, como também reduz o risco de doença oral e facilita a detecção de alterações nas gengivas e nos dentes de seu animal. Falando sério, não deixe de escovar os dentes de seu cão. Este hábito pode tornar o convívio com ele mais agradável e ajudar a prevenir uma série de problemas graves de saúde no decorrer dos anos. Consulte seu veterinário para obter orientações básicas e começar a escovar.

Quando os cães comem grama como se estivessem comendo um fettuccini Alfredo, isto significa que eles estão doentes?
Embora haja diversas teorias sobre o consumo de grama por animais, os veterinários não têm respostas comprovadas a este respeito. Entretanto, pesquisas indicam uma possibilidade surpreendente: os animais simplesmente gostam de comer grama. Por isso, não se apavore se o seu cão petiscar o gramado ocasionalmente. Caso ele comece a “pastar” diariamente, consulte seu veterinário.

Se você acrescentar alho ao alimento de seu cão, isto o ajudará a eliminar vermes?
De forma alguma! Esqueça isto se você alguma vez ouviu esta teoria. Acrescentar alho ao alimento de seu cão não vai causar nada além da impressão de que você é um chef goumert italiano. Guarde o alho para aquela sua receita mundialmente famosa de molho de espaguete. Seu cão não vai perder nada com isto!