Obrigado pela visita

Para sair e finalizar a sessão, clique em "OK"


Change font size

Introdução a Adestramento e Comportamento

Introdução a Adestramento e Comportamento

Puppy with ownerVocê pode transformar seu filhote fofo e indisciplinado em um super-cãozinho, basta dedicar algum tempo para moldar os comportamentos e a personalidade que você quer que ele tenha quando adulto. A maioria dos problemas comportamentais em filhotes são comportamentos normais executados na hora errada, no lugar errado ou direcionados para os objetos errados. Um pouco de antecipação, supervisão adequada, confinamento correto e treinamento precoce ajudarão a manter os cãezinhos longe do perigo, sem contar que esses cuidados podem preservar a casa e a relação de vocês.

Você pode começar o treinamento de obediência tão logo traga seu filhote para casa. O treinamento precoce pode ajudá-lo a ter o controle sobre seu filhote, evitando diversos problemas e promovendo o comportamento desejável. Se você esperar até que seu filhote tenha seis meses de idade ou mais para iniciar o treinamento, poderá ter perdido um tempo valioso. Os filhotes aprendem mais rapidamente quando bem jovens. Usando métodos de reforço positivo, o treinamento pode começar a partir da oitava semana de idade.

Os proprietários frequentemente recorrem à punição quando acreditam que o animal saiu da linha. A punição é uma ferramenta improdutiva para modular o comportamento na maioria das situações. Castigos físicos e repreensões ásperas podem ferir a sua relação com o cão e levar a problemas mais graves, como a agressividade. Nunca bata, espanque, esmurre, sacuda ou grite com o seu filhote. Evite fazer qualquer coisa que deixe seu cãozinho apavorado ou com medo de se aproximar de você.

Sobre o Dr. Wayne Hunthausen, MV
A seção sobre Treinamento do Filhote de Cão teve a contribuição do Dr.Wayne Hunthausen, MV.
O Dr. Hunthausen é veterinário e consultor em comportamento de animais de companhia e trabalha com proprietários de cães e gatos e veterinários na América do Norte desde 1982, ajudando-os a resolver problemas comportamentais dos animais de companhia. Também foi presidente e membro do Conselho Executivo da American Veterinary Society of Animal Behavior.

O Dr. Hunthausen escreveu artigos para diversas publicações sobre animais de companhia, foi coautor de livros sobre comportamento animal e ajudou a desenvolver um vídeo premiado sobre segurança para crianças e animais de companhia. Em seu tempo livre, ele é um ávido fotógrafo e gosta de esquiar, pedalar, ir ao cinema, viajar com a esposa, Jan, e fazer caminhadas com seus cães Ralphie, Beau e Peugeot.