Importância da saúde urinária

Ninguém gosta de limpar o “acidente” do seu animal de estimação e ao ajudar o seu gato manter um trato urinário saudável, você conseguirá transformar isso uma coisa do passado.

O trato urinário saudável do seu gato inclui rins e bexiga saudáveis. Os rins desempenham papel fundamental ao filtrar os resíduos do sangue. Eles também mantêm um equilíbrio normal de líquidos e minerais dentro do organismo. Quando o seu gato tem rins e bexiga saudáveis, eles são bem menos propensos a urinar fora da caixa de areia ou desenvolver problemas ou infecções urinárias.

Essas são algumas dicas de como você pode ajudar o seu gato a manter o trato urinário saudável

 

Dê muita água ao seu gato

 

Nós somos feitos praticamente de água, não é diferente com os gatos. A água é o alicerce da vida, por isso, assegure-se que seu gato tenha sempre acesso a água abundante limpa e fresca. Tente oferecer algumas estações de água pela casa usando tigelas de vários materiais, formatos e profundidades - use sua criatividade e descubra quais são os prediletos dele.

Alguns gatos preferem água corrente. Se for o caso com o seu gato, procure instalar uma fonte de água para deixá-lo contente e hidratado. Alimentar o seu gato com ração úmida, como sachês, poderá ajudar a aumentar a ingestão de água dele naturalmente. 

 

Coloque as tigelas de bebida e comida longe da caixa de areia

 

Ninguém gosta de usar o banheiro perto do local das refeições. Certifique-se se sempre de que as tigelas de comida e a caixa de areia estão no mínimo em lados opostos do cômodo, de preferência em cômodos separados da casa. Se o seu gato continua fazendo xixi fora da caixa de areia, coloque a tigela de comida no local em que ele fez. Problema resolvido.

 

Separe um espaço silencioso para que ele possa relaxar e desestressar. 

 

Manter o seu gato calmo e desestressado é muito mais importante do que você imagina. O estresse não é apenas uma perturbação, como também o principal culpado de vários problemas urinários felinos. Transformar a sua casa em apropriada para felinos é fácil e ajuda o seu gato ficar relaxado. Sempre mantenha áreas separadas para alimentação, excreção, dormir e brincar para aliviar o estresse. Os gatos adoram rotina também, eles vão gostar de ter refeições e brincadeiras na hora certa.

anchor

 

Não esfregue a caixa de areia

 

Ao invés de esfregar, retire somente a sujeira da caixa de areia após o uso e a limpe em semanas alternadas. Os gatos precisam de odor para situar-se no ambiente em sua volta. Limpar e esfregar com frequência elimina odores da caixa de areia, fazendo com que fique difícil para os gatos lembrarem o que tem na caixa em primeiro lugar. Tirando apenas a parte a suja depois do uso e uma limpeza geral em semanas alternadas é mais do que suficiente para manter a caixa de areia em ordem.

 

Dê privacidade na área de fazer sujeira

 

O que vale para os humanos vale para os gatos também - todos nós queremos paz e tranquilidade quando estamos no trono. Coloque a caixa de areia em uma região silenciosa e separada, fique longe quando o seu gato a estiver usando. Não esqueça de dizer aos outros membros da família para deixá-lo em paz enquanto faz suas necessidades.

 

Problemas urinários só afetam gatos mais velhos, certo?

 

Errado! Embora seja incomum que um filhote tenha problemas urinários, a maioria dos problemas de bexiga como pedras de estruvita se forma quando o gato atinge a fase adulta, mas antes de se tornar um gato maduro. Problemas renais podem aparecer em qualquer idade, mas o risco do gato se eleva com a idade. Por isso é primordial contribuir para uma função saudável do rim e da bexiga durante todos os anos da fase adulta.

 

Que papel a alimentação desempenha?

 

A dieta que você dá ao seu gato tem um papel importante na saúde geral e bem-estar dele. Se o seu gato for diagnosticado com problemas urinários, procure por uma ração que possua conteúdo mineral adequado que contribua com uma bexiga saudável. 

Cuidando do seu Animal de Estimação

ARTIGOS E FERRAMENTAS

Centro de Cuidado Animal