- Vômito
- Regurgitação
Quais são os distúrbios gastrointestinais e digestivos do seu gato?
Um distúrbio digestivo é qualquer condição que impeça a digestão adequada ou altere o ritmo no qual os alimentos passam pelo trato digestivo do seu gato. Problemas digestivos em gatos são uma das causas mais comuns de consultas nas clínicas veterinárias.
Distúrbios digestivos podem levar à desidratação, desnutrição ou outros problemas graves de saúde, por isso é importante reconhecer os sinais e consultar seu veterinário

Quais são os tipos e causas de distúrbios digestivos em gato
Existem muitos tipos diferentes de distúrbios digestivos. As causas variam desde comer algo diferente ou não apropriado para gatos, inflamação dos órgãos gastrointestinais, intolerância ou sensibilidade alimentar, infecções ou falta de enzimas digestivas. Algumas raças como Sphynx, Rex, Ragdoll são mais propensas a desenvolverem problemas digestivos. O seu veterinário poderá realizar exames para entender a causa raiz do problema gastrointestinal do seu gato.
Gastroenterite Aguda
Um trato digestivo inflamado, geralmente dura pouco. As causas podem incluir a ingestão de alimentos estragados, engolir objetos estranhos, ingestão de plantas tóxicas, parasitas internos, estresse, alergias alimentares e algumas condições de doença.
Colite
Mais comum em gatos abaixo de 5 anos de idade, a colite causa inflamação do intestino grosso que resulta em fezes frequentes e dolorosas, que podem conter muco e sangue. Mais frequentemente, a colite é causada por tumores ou pólipos, mudança na alimentação, alergias (incluindo as alimentares), objetos engolidos e certas doenças.
Diarreia
Causada por infecções, parasitas internos, estresse, mudança na alimentação do gato, restos de comida ou lanches calóricos, comida estragada do lixo e disfunção de órgãos.
Constipação
Geralmente causada pela desidratação, ingestão insuficiente de fibras, ingestão de pelo ou objetos estranhos, envelhecimento, tumores, traumas ou fraturas, doença da medula espinhal, distúrbios nervosos do intestino grosso, distúrbios metabólicos ou endócrinos, debilitação e falta de exercício.
Pancreatite
Inflamação ou infecção do pâncreas. As origens são geralmente desconhecidas. As possíveis causas são diminuição do fluxo sanguíneo, infecções, doenças ou traumas.
Síndrome do intestino irritável
Normalmente é associada com inflamação crônica e desconforto do intestino do gato, mas na maioria das vezes não está diretamente ligada à doença gastrointestinal. Algumas suspeitas das causas incluem intolerâncias alimentares e a capacidade do alimento percorrer suavemente o trato gastrointestinal. Transtorno mental pode também ser um fator contribuinte para essa condição.
Insuficiência Pancreática Exócrina
Essa condição é caracterizada pela perda de peso, aumento de apetite e grande quantidade de fezes moles. A pancreatite crônica é a causa mais comum.
Má absorção do intestino delgado
A inflamação do intestino delgado atrapalha a absorção de nutrientes causando diarreia persistente, perda de peso e perda de apetite do seu gato.

Os sinais mais comuns de problemas no estômago e distúrbios digestivos em gatos são fezes moles ou diarreia. Você também poderá notar alguns ou todos os seguintes sinais no seu gato:
- Flatulência
- Fraqueza
- Diarreia ou constipação
Distúrbios digestivos crônicos podem ser um problema debilitante para muitos gatos e requerem exames e diagnóstico profundo do seu veterinário.
IMPORTANTE: Se o seu gato tem diarréia ou está vomitando, ele poderá ficar gravemente desidratado. Consulte o seu veterinário caso note algum desses sinais.
Pergunte ao seu veterinário sobre como a ciência pode ajudar no cuidado digestivo
Conheça nossos produtos digestivos:

Caring for your cat
-
Alimentos que são Perigosos ou Tóxicos para os Gatos
Quando se trata do seu gato, você quer ter a certeza que ele tem o melhor tipo de ração para suas necessidades nutricionais. Vira e mexe, você poderá ficar tentado dar restos de comida e guloseimas especiais, mas tenha em mente que certos alimentos podem ser venenosos para ele. Aqui estão alguns dos alimentos mais tóxicos para os gatos.