saúde digestiva para gatos

Quais são os problemas digestivos do gato?

Um distúrbio digestivo (ou GI) é qualquer situação de saúde que impeça seu gato de digerir adequadamente os alimentos ou altere a taxa com que os alimentos passam pelo trato digestivo. Não ignore os sinais! Se o seu amigo peludo estiver apresentando sintomas de distúrbios digestivos, procure orientação imediata do seu veterinário.

Gato brincando no sofá

Sinais de que seu gato pode ter um problema digestivo

Os sinais mais comuns de problemas estomacais e distúrbios digestivos em gatos são fezes moles ou diarreia. Você também pode notar alguns ou todos os seguintes sinais em seu gato.

  • Vômito

  • Regurgitação

  • Flatulência

  • Fraqueza

  • Diarreia ou constipação

Distúrbios digestivos crônicos podem ser um problema debilitante para muitos gatos e requerem testes e um diagnóstico completo do seu veterinário.

Exemplos de distúrbios digestivos comuns

Os distúrbios digestivos podem ocorrer por vários motivos, e qualquer um deles pode fazer com que seu gato não se sinta muito bem. Abaixo estão alguns dos problemas estomacais mais comuns, mas seu veterinário poderá determinar os problemas exatos com seu gato.

 

Gato em uma mesa veterinária ao lado de um veterinário
  • Gastroenterite aguda

    Esta é a causa mais comum de dor de estômago em gatos. Geralmente consiste em vômitos e diarreia que começam repentinamente. Pode ser causada por muitas coisas, como comer algo desagradável, parasitas, vírus e bolas de pelo.

  • Enteropatia crônica ou doença inflamatória intestinal
    • As enteropatias crônicas aparecem mais lentamente e tendem a durar muito tempo. Diarréia e perda de peso são sinais comuns. Novamente, pode ser causado por muitas coisas diferentes, como reações adversas a alimentos, reações imunológicas e genética.

  • Colite

    O cólon faz parte do intestino grosso e, quando inflama, é chamado de colite. A maioria dos gatos mostra os mesmos sinais: parecendo que precisam ir urgentemente, eles podem se esforçar, mas não sai muita coisa. Um dos sinais clássicos de colite é sangue fresco e/ou muco nas fezes.

  • Constipação

    Quando os gatos estão constipados, eles acham difícil fazer cocô e podem ir ao banheiro com muito menos frequência. A constipação pode ser causada por muitas coisas, como comer ossos, penas e pelos. A presença de muito pêlo, especialmente em gatos de pêlo comprido, ou intestino lento também indica que as fezes estão secas e difíceis de remover. Algumas raças como os siameses são mais propensas a ter intestino lento do que outras. Isso pode resultar em uma condição chamada megacólon.

  • Pancreatite

    Esta é uma condição complexa em gatos e pode ser difícil de diagnosticar com sinais vagos, incluindo vômitos, letargia e falta de apetite. Nos gatos, os sintomas podem parecer ir e vir. A pancreatite também costuma andar de mãos dadas com outros problemas, como reações adversas a alimentos e doenças inflamatórias intestinais.

  • Alergias a comida

    Os gatos podem reagir mal a certos alimentos por uma série de razões, chamadas reações alimentares adversas. As verdadeiras alergias alimentares são mais raras do que as pessoas pensam e tendem a ser causadas por proteínas em alimentos como frango, peixe e leite. As alergias alimentares podem causar vômitos, diarréia e também problemas de pele como coceira e higiene excessiva.

Como você pode ajudar?

Primeiro, se você suspeitar que seu gato está sofrendo de um distúrbio digestivo, converse com seu veterinário sobre os tratamentos que podem ajudar. Você pode ajudar ainda mais seu gato ajudando a reduzir a quantidade de gatilhos de estresse em seu ambiente com algumas dessas sugestões:

Mulher com suéter laranja segurando um gato

Ajude os a gerenciar o estresse

Mudanças no ambiente ou na rotina do seu amigo peludo podem causar problemas gastrointestinais. Fornecer ao seu gato um ambiente calmo e seguro - bem como algumas brincadeiras regulares - pode ajudar na ansiedade do seu gato.

Veja Dicas

Gato com criança

Mantenha seus medicamentos atualizados

Parasitas como lombrigas e ancilostomídeos podem causar problemas gastrointestinais, por isso, se o seu gato tende a explorar o ar livre, certifique-se de que ele tenha os cuidados preventivos adequados.

Saber mais

Gato comendo comida da tigela

Considere sua nutrição

Alimentos feitos com ingredientes altamente digeríveis podem ser suaves para dores de barriga. Pergunte ao seu veterinário sobre como trocar a comida do seu gato e como fazêlo sem perturbar ainda mais o estômago do seu gato.

Ver opções

Centro de Cuidados com Animais de Estimação da Hill

Visite o Hill s Pet Care Center para obter mais informações e artigos sobre como você pode ajudar seu cão ou gato a se manter saudável.

  • Fezes De Gato: Um Guia Geral

    Aprenda como as fezes de seu gato podem ser um importante indicador de sua saúde e aprenda identificar anormalidades e as possíveis causas.
  • Entenda a Saúde Intestinal do Seu Animal

    Aprenda o que é o microbioma de um animal de estimação, como ele contribui para o intestino e a saúde geral do animal e por que a nutrição é importante para a manutenção de microbiomas saudáveis.
  • Alimentos que são Perigosos ou Tóxicos para os Gatos

    Quando se trata do seu gato, você quer ter a certeza que ele tem o melhor tipo de ração para suas necessidades nutricionais. Vira e mexe, você poderá ficar tentado dar restos de comida e guloseimas especiais, mas tenha em mente que certos alimentos podem ser venenosos para ele. Aqui estão alguns dos alimentos mais tóxicos para os gatos.