Dicas Úteis para Trocar a Ração Do Seu Gato

Published by
minuto ler

Trocar rações pode ser desafiador, mas não precisa ser. Os gatos devem passar para uma nova ração gradativamente. Siga estas dicas para ajudar a garantir o sucesso.

  • Comece a transição misturando a ração atual com a nova ração juntas. Gradativamente, diminua a quantidade da ração atual ao mesmo tempo em que aumenta a quantidade da ração nova. Continue a fazer isso por um período de 7 dias. Fazer a transição lentamente poderá resultar em menos problemas digestivos e melhor aceitação da nova ração.
  • Lembre-se de ser paciente. Para gatos manhosos, mais velhos ou com condições de saúde, o tempo de transição poderá levar 10 dias ou um pouco mais.
  • Observação: Em alguns casos, como problemas gastrointestinais agudos, o seu veterinário poderá não recomendar a transição e vai querer que você comece a alimentar com a nova ração imediatamente.

Para ajudá-lo com a mudança e transição de ração, consulte o Cronograma de Transição de 7 Dias abaixo ou assista a este vídeo.

7-day transition schedule

Momentos especiais para fazer a transição da ração do seu gato

  • Os filhotes devem mudar para uma ração adulta com 12 meses de idade para garantir que estão recebendo os níveis de nutrientes adequados para gatos adultos.
  • Para gatos que têm 7 anos de idade ou mais, eles também devem mudar para uma ração de adulto maduro ou ração de idoso que garante que estão recebendo o nível apropriado de nutrientes para o estágio de vida mais velho.
  • Gatas lactentes ou em período de gestação precisam de rações energéticas com teor de cálcio aumentado. Assegure-se de fazer a transição durante esse momento especial para uma ração de filhote.

Dicas de alimentação para ração nova:

  • Forneça privacidade e uma área de comer tranquila longe de barulhos altos e de outros gatos.
  • Alimente o seu gato na mão, pelo menos no começo. A pessoa que oferece a ração deverá ter um bom relacionamento com o gato.
  • Ofereça ração úmida ou enlatada juntamente com a ração seca.
  • Assegure-se de guardar todas as suas rações de modo adequado para manter a qualidade e frescor da ração.
  • Se a ração úmida ou enlatada foi refrigerada, aqueça até a temperatura corporal antes de alimentar. Mexa completamente para distribuir os “pontos de calor” que ocorrem durante o aquecimento no micro-ondas. Se estiver muito quente para tocar, estará muito quente para servir.
  • Para ração enlatada, sirva-a em um prato ou pires raso, dessa forma, os bigodes do seu gato não esfregam contra a lateral do prato. Inicialmente, poderá ajudar se colocar uma pequena quantidade de ração úmida quente perto da beirada do prato para que seu gato possa lambê-la com maior facilidade.
  • Se o seu veterinário recomendou uma ração terapêutica especial para uma condição de saúde específica, assegure-se de discutir sobre a transição de ração detalhadamente. Poderá haver considerações especiais e ele poderá ter sugestões adicionais para ajudar você e o seu gato.
  • Rações terapêuticas possuem qualidades únicas e requisitos de alimentação.Caso prefira alimentar com uma forma específica de ração (úmida/enlatada, seca ou ambas), deixe o seu veterinário saber para que ele possa recomendar um alimento que complementa e aborda a condição do seu gato. Adicionar rações de mercados ou pet shop diminuirá imensamente o benefício da ração terapêutica, podendo comprometer a saúde do seu gato.

Tenha certeza de seguir as instruções do seu veterinário e faça perguntas. Ele está lá para ajudar você e o seu gato a ser feliz e saudável.

Artigos Relacionados

Produtos Relacionados