
Saúde Urinária para Gatos
Encontre o alimento certo para o seu pet
Encontre o alimento certo para o seu pet
Encontre o alimento certo para o seu pet
O que é Doença do Trato Urinário Inferior Felino?
A Doença do Trato Urinário Inferior (DTUIF) é um termo geral e inclui, por exemplo, cálculos urinários e outras causas de irritação da bexiga.
O distúrbio mais comum do grupo é a cistite idiopática felina (CIF). A CIF envolve inflamação por causa desconhecida, mas acredita-se que o estresse seja um fator significativo.
Embora a DTUIF possa incluir as infecções do trato urinário, raramente isso acontece. Caso veja sangue na urina do seu cão, é bem provável ser um sinal de DTUIF, pedras na bexiga ou plug uretral — e não uma infecção. Em cães, o sangue na urina muitas vezes é sinal de alguma infecção, sendo raramente o caso para gatos jovens à meia-idade.
A DTUIF está associada com a formação de cristais e pedras no trato urinário que podem causar inúmeras e dolorosas doenças em seu gato. Pedras de estruvita e oxalato de cálcio são tipos comuns de pedra.
Os cristais de estruvita na urina do seu gato poderão combinar-se com a mucosa e formar um plug uretral. A uretra é um tubo que transporta a urina da bexiga e para fora do organismo.
Caso o seu gato não esteja urinando de forma confortável, talvez a causa seja um bloqueio urinário. Contate o seu veterinário imediatamente já que essa condição é urgente podendo ser fatal se não tratada.
Quais são os sinais de DTUIF no seu gato?
Se o seu gato exibir algum desses sinais de alerta de DTUIF, consulte o seu veterinário.
- Urinar fora da caixa de areia (micção inadequada)
- Esforço ao urinar
- Perda do controle da bexiga
- Aumento na frequência da micção, geralmente passando pequenas quantidades de urina
- Urina rosa, escura ou com sangue
- Gritando de dor/vocalizando ao tentar urinar
- Lambe a região genital
- Diminuição de apetite
- Falta de energia ou interesse em atividades normais
Riscos nutricionais para DTUIF
Você já está ciente que o alimento que você dá ao seu gato é de extrema importância para a sua saúde geral. Mas ao dar o alimento errado poderá contribuir ao desenvolvimento de DTUIF ou outra ITU felina.
Abundância de certos minerais como cálcio, fósforo e magnésico encontrados em certos alimentos para gatos poderá levar a formação de cristais na urina, o que poderá levar a cálculo urinário.
O alimento influencia no pH, ou acidez, da urina. A urina deverá ser moderadamente ácida para um trato urinário saudável uma vez que é mais difícil para os cristais de estruvita crescerem em um ambiente ácido.
Riscos dentro do ambiente domiciliar e outras causas
ESTRESSE Os gatos internalizam o estresse no trato urinário, o que poderá levar a uma inflamação dolorosa. O estresse poderá ser causado por fatores como visitas, conflitos com outros animais ou falta de lugares para descansarem ou se esconderem. |
EXCESSO DE PESO Gatos acima do peso estão mais propensos a sofrer de DTUIF. |
BAIXA INGESTÃO DE ÁGUA Quando os animais bebem menos água, a urina fica mais concentrada, o que aumenta a probabilidade de formação de pedras. |
CAIXA DE AREIA Os gatos podem associar a micção dolorosa com a caixa de areia, parando de usá-la. |
Tratamento e recorrência da DTUIF
A DTUIF é séria e requer atenção médica. Felizmente, você poderá ajudar o seu gato a se recuperar com o tratamento do seu veterinário e a dieta DTUIF correta. Entretanto, note que a doença do trato urinário é uma doença potencialmente permanente. Gatos que foram tratados para doença do trato urinário correm o risco de contraí-la novamente. Mesmo com o melhor tratamento, alguns gatos poderão possuir sinais recorrentes ou episódios periódicos. Fique sempre atento à recorrência de sinais e sintomas e consulte seu veterinário caso perceba o reaparecimento dos sinais.