O que é Doença do Trato Urinário Inferior Felino?

A Doença do Trato Urinário Inferior (DTUIF) é um termo geral e inclui, por exemplo, cálculos urinários e outras causas de irritação da bexiga.

O distúrbio mais comum do grupo é a cistite idiopática felina (CIF). A CIF envolve inflamação por causa desconhecida, mas acredita-se que o estresse seja um fator significativo. 

Embora a DTUIF possa incluir as infecções do trato urinário, raramente isso acontece. Caso veja sangue na urina do seu cão, é bem provável ser um sinal de DTUIF, pedras na bexiga ou plug uretral — e não uma infecção. Em cães, o sangue na urina muitas vezes é sinal de alguma infecção, sendo raramente o caso para gatos jovens à meia-idade.

A DTUIF está associada com a formação de cristais e pedras no trato urinário que podem causar inúmeras e dolorosas doenças em seu gato. Pedras de estruvita e oxalato de cálcio são tipos comuns de pedra.

Os cristais de estruvita na urina do seu gato poderão combinar-se com a mucosa e formar um plug uretral. A uretra é um tubo que transporta a urina da bexiga e para fora do organismo.

Caso o seu gato não esteja urinando de forma confortável, talvez a causa seja um bloqueio urinário. Contate o seu veterinário imediatamente já que essa condição é urgente podendo ser fatal se não tratada.

 

Quais são os sinais de DTUIF no seu gato?

 

 

Se o seu gato exibir algum desses sinais de alerta de DTUIF, consulte o seu veterinário.

  • Urinar fora da caixa de areia (micção inadequada)
  • Esforço ao urinar
  • Perda do controle da bexiga
  • Aumento na frequência da micção, geralmente passando pequenas quantidades de urina
  • Urina rosa, escura ou com sangue
  • Gritando de dor/vocalizando ao tentar urinar
  • Lambe a região genital
  • Diminuição de apetite
  • Falta de energia ou interesse em atividades normais

 

Riscos nutricionais para DTUIF

Você já está ciente que o alimento que você dá ao seu gato é de extrema importância para a sua saúde geral. Mas ao dar o alimento errado poderá contribuir ao desenvolvimento de DTUIF ou outra ITU felina.

 

Abundância de certos minerais como cálcio, fósforo e magnésico encontrados em certos alimentos para gatos poderá levar a formação de cristais na urina, o que poderá levar a cálculo urinário.

O alimento influencia no pH, ou acidez, da urina. A urina deverá ser moderadamente ácida para um trato urinário saudável uma vez que é mais difícil para os cristais de estruvita crescerem em um ambiente ácido.

Riscos dentro do ambiente domiciliar e outras causas

 

Estresse

Os gatos internalizam o estresse no trato urinário, o que poderá levar a uma inflamação dolorosa. O estresse poderá ser causado por fatores como visitas, conflitos com outros animais ou falta de lugares para descansarem ou se esconderem.

Excesso de peso

Gatos acima do peso estão mais propensos a sofrer de DTUIF.

Baixa ingestão de água

Quando os animais bebem menos água, a urina fica mais concentrada, o que aumenta a probabilidade de formação de pedras.

Caixa de areia

Os gatos podem associar a micção dolorosa com a caixa de areia, parando de usá-la.

 

Tratamento e recorrência da DTUIF

 

 

A DTUIF é séria e requer atenção médica. Felizmente, você poderá ajudar o seu gato a se recuperar com o tratamento do seu veterinário e a dieta DTUIF correta.
Entretanto, note que a doença do trato urinário é uma doença potencialmente permanente. Gatos que foram tratados para doença do trato urinário correm o risco de contraí-la novamente. Mesmo com o melhor tratamento, alguns gatos poderão possuir sinais recorrentes ou episódios periódicos. Fique sempre atento à recorrência de sinais e sintomas e consulte seu veterinário caso perceba o reaparecimento dos sinais.

anchor

Cuidando do seu Animal de Estimação

ARTIGOS E FERRAMENTAS

Centro de Cuidado Animal

 

Don’t let your cat suffer from urinary problems

 

FLUTD can be a difficult matter for you and your cat. See
what solutions we have to help.

 

See Wellness Options