O seu gato tem coceira, comichão ou pele seca?
O ideal é o seu gato possuir pelo limpo e sedoso, ao acariciar, o pelo deve estar macio e liso. Caso descubra vermelhidão, caroços, descamações ou outros sinais de irritação ao acariciá-lo, talvez ele tenha uma condição de pele que precise de tratamento. Atente-se a aumento na coceira, lambida ou comichões em lugares que ele assim o faz com mais frequência.
Quais são as causas da coceira em gatos?
A coceira e pele seca do seu gato podem ter várias causas. Se ele estiver mostrando sinais de irritação, consulte o seu veterinário quem poderá diagnosticar a condição. O seu veterinário poderá recomendar exames para identificar o motivo exato da condição de pele em seu gato. Causas Comuns:
Intolerâncias Alimentares
Isso poderá ocorrer como reação a certos tipos de proteínas no alimento do seu gato.
Outras alergias
O seu gato pode ser alérgico a alérgenos “inalados” como pó, pólen, bolor, etc. Alguns tratamentos contra pulgas poderão causar alergias “de contato”.
Parasitas
Pulgas, piolhos e ácaros podem causar irritação de pele. Mordidas de parasitas são irritantes, fazendo com que os gatos se mordam ou se cocem, danificando a pele.
Desiquilíbrios Hormonais
Muito demais ou pouco demais de certos hormônios poderão fazer com que os gatos estejam propensos a problemas de pele. Esses desiquilíbrios podem apontar para outros problemas sérios subjacentes que precisam ser identificados e tratados.
Infecções
Infecções bacterianas poderão levar a problemas de pele.
Se você tem um gato, você já viu o esforço que ele faz para manter o pelo limpo. Devido ao seu exterior bem cuidado, pode levar algum tempo até identificar alguma condição de pele que possa estar lhe incomodando. Na verdade, você pode nem mesmo notar nenhum tipo de irritação até ver algum dos seguintes sinais:
- Pontos, marcas ou caroços vermelhos
- Feridas, crostas ou pele espessa
- Pontos quebradiços ou escamosos
- Perda de pelo
- Mau cheiro da pele
- Coceira, comichão, lamber ou esfregar-se com mais frequência