Quanto o seu gato deve comer?

Um quilo ou dois a mais poderão fazer um grande diferença na saúde, bem-estar e qualidade de vida geral do seu gato. Todos os gatos têm um peso ideal para o seu tamanho e raça, o seu veterinário poderá dizer qual ele é.

Peso em excesso poderá levar a menos tempo de brincadeira e depressão. Poderá até mesmo reduzir de modo significativo a expectativa de vida do seu gato em relação a um animal com peso saudável. Gatos acima do peso poderão ter um grande aumento no risco de desenvolver condições de saúde sérias como o diabetes melito, osteoartrite, cálculos urinários, doença cardíaca, dificuldade de respirar e até mesmo câncer de bexiga.

Se o seu gato está acima do peso, você não está sozinho. 1 em cada 3 animais no Reino Unido está acima do peso.* Pode ser difícil saber se o seu animal está ganhando peso porque isso acontece gradualmente com o tempo. O importante é você tomar providências para ajudar o seu gato a perder alguns quilos e alcançar um peso saudável.

O que causa ganho de peso em gatos?

 

O ganho de peso em gatos é resultado do aumento na gordura corporal. Isso geralmente é causado por alimentação em demasia, principalmente combinada com falta de exercício. Mas poderão haver outros fatores contribuintes também.

 

Idade

Gatos mais velhos são menos ativos, possuem menos energia e requerem menos calorias. Estão propensos a ganhar peso.

Raça

Algumas raças de gatos estão mais propensas a ganhar peso. Isso é mais comum em gatos de raça mista. Sexo: As gatas são mais propensas a ganhar peso do que gatos.

Sexo

As gatas são mais propensas a ganhar peso do que gatos.

Problemas Médicos

Raramente o ganho de peso está associado a um distúrbio médico que exija tratamento específico.

Castração

Estudos clínicos mostram que o metabolismo básico de gatos castrados é mais baixo. Na realidade, os gatos castrados requerem menos calorias. Gatos castrados possuem duas vezes mais chances de se tornarem obesos devido a um estilo de vida mais sedentário. (Há vários motivos importantes de saúde para castrar o seu gato — basta lembrar-se de monitorar o peso do seu gato.)

 

Superalimentação

Gatos com acesso ilimitado a alimentos obviamente comem mais do que precisam.

Comer em excesso

Muitos alimentos comerciais estão repletos de sal e gordura. Isso melhora o saber, o que faz com que seu gato coma até estufar.

Hábitos alimentares

Dar restos de comida e “comida humana” poderá levar à obesidade.

Falta de Efeito

Muita comida e pouco exercício produzem um resultado conhecido: obesidade.

 

Lembre-se, mesmo que o seu gato não apresente sinais de sobrepeso, é importante fazer check-ups de peso no consultório veterinário para ter certeza de que o seu peso ideal se mantém.

 

 

 

Sinais de que o seu gato está acima do peso

 

 

Entre os check-ups, você poderá realizar um simples exame para saber se o seu gato está se mantendo dentro de um peso saudável. Coloque a mão sobre a lateral do seu gato — é difícil ou impossível sentir suas costelas? Se sim, é provável que esteja acima do peso. Você poderá também notar alguns desses sinais adicionais:

  • Perda de cintura
  • Coleira precisa ser afrouxada
  • Dificuldade ao caminhar
  • Movimento lento
  • Falta de Fôlego
  • Mau humor
  • Dormir mais que o normal

 

Tomando providências para perda de peso em gatos

 

Assim como alimentar o seu gato com uma nutrição correta, promover exercícios regulares ajudarão no processo de perda de peso saudável. Essas são algumas dicas de exercícios que você e o seu gato podem fazer juntos.

 

Brincando com brinquedos

 

Dar ao seu gato comida caseira ou brinquedo de pet shop poderá incentivá-lo a se mexer.

Pegar a luz

 

Lance a luz branca clara de uma lanterna contra as paredes e deixe o seu gato brincar. Contudo, tome cuidado para não usar laser vermelho claro – ela poderá danificar os olhos do seu gato.

Andar revigorante

 

Tente levar o seu gato para um passeio na coleira. Coleiras para gatos são encontradas em pet shops. Enquanto estiver na rua, incentive o seu gato a pular utilizando “brinquedos” naturais como pilhas de folhas.

Pergunte ao seu veterinário sobre alimentos para gatos

 

A dieta do seu gato talvez seja o fator único mais importante para ajudá-lo a manter-se no peso ideal. Peça ao seu veterinário recomendação de alimentos para perda de peso, incluindo que alimento e a quantidade, faça o seu melhor para segui-lá. Isso é primordial pois uma vez que seu gato já esteve acima do peso, ele poderá estar propenso a ganhar peso. O seu gato deve ter um plano de gerenciamento de peso contínuo com base em boa nutrição, exercício e check-ups regulares além de pesagens.

*Dados de arquivo. Hill’s Pet Nutrition, Inc.


anchor

Cuidando do seu Animal de Estimação

ARTIGOS E FERRAMENTAS

Centro de Cuidado Animal

 


Coloque seu gato com excesso de peso no caminho para a recuperação.

 

Se seu gato já está tendo problemas com problemas de peso, há muitas coisas que você pode fazer para melhorar sua condição.

 

Veja as opções de bem-estar