O seu cachorro está acima do peso? Não leve na brincadeira

 

Você sabia que 1 em cada 3 animais no Reino Unido está acima do peso ou é obeso?* Muitos de nós não percebemos que o nosso cachorro está acima do peso, pois o ganho de peso é fácil passar batido uma vez que ocorre gradualmente com o tempo. Mesmo que esteja acontecendo na sua frente, uns quilinhos aqui ou ali podem não ser identificados de imediato. Entretanto, eles podem causar problemas sérios de saúde.

Por que o sobrepeso importa

 

Mesmo notando os quilos a mais no seu cachorro, talvez você não saiba o quanto isso poderá afetar a saúde dele. Só com 20% acima do peso será suficiente para aumentar bastante o risco do seu cachorro desenvolver condições de saúde como o diabetes melito, osteoartrite, cálculos urinários ou doença cardíaca.

Além disso, o excesso de peso não irá apenas causar um impacto negativo no bem-estar, felicidade e qualidade de vida geral do seu cachorro mas também poderá reduzir significativamente a sua expectativa de vida em relação a um animal saudável.

 

O meu cachorro está acima do peso?

 

 

O seu cachorro pode aparentar estar bem para você, mas o peso ideal varia de acordo com o tamanho e raça. O seu veterinário conseguirá dizer se o peso do seu cachorro é ou não ideal. Entre os check-ups, você ainda poderá avaliar se o seu cachorro está se mantendo dentro de um peso saudável. Coloque a mão sobre a lateral dele e caso seja difícil ou impossível sentir as costelas, é provável que esteja acima do peso.

Esses são alguns outros sinais de obesidade que você poderá vir a notar:

  • Perda de cintura
  • Coleira precisa ser afrouxada
  • Dificuldade ao caminhar
  • Movimento lento 
  • Falta de Fôlego
  • Mau humor 
  • Dormir mais que o normal

 

O que causa ganha de peso em cães?

 

O ganho de peso é resultado do aumento na gordura corporal. Isso geralmente é causado por alimentação em demasia, principalmente combinada com falta de exercício. Mas poderão haver outros fatores contribuintes também.

 

Idade

Cães mais velhos são menos ativos, têm menos energia e requerem menos calorias, por isso uma nutrição formulada para a sua idade é primordial para o seu peso e saúde geral.

Raça

Algumas raças de cães são mais propensas a ganhar peso

Castração

Estudos clínicos mostram que o metabolismo básico de cães castrados é menor exigindo menos calorias

Problemas médicos

Raramente o ganho de peso está associado a um distúrbio médico que exija tratamento específico

Superalimentação

Cães com acesso ilimitado a alimentos obviamente comem mais do que precisam — isso inclui restos de comida dos membros da família

Comer em excesso

Muitos alimentos comerciais estão repletos de sal e gordura, o que pode melhorar o sabor mas fazem o seu cão comer sem parar

 

Exercitando-se com o seu cachorro

Assim como alimentar o seu cão com uma nutrição correta, promover exercícios regulares ajudarão no processo de perda de peso saudável. Essas são algumas dicas de exercícios que você e o seu cachorro podem fazer juntos.

 

Caminhadas fortes com intervalos.

 

Leve o seu cão para passear na coleira. Durante a caminhada, misture intervalos com cooper, corrida ou passos largos para ajudar a aumentar a frequência cardíaca e queimar as suas calorias e as do cachorro também.

Provocando o seu cachorro com agachamento

 

Fique de pé com as pernas afastadas ombros esticados em preparação para fazer agachamento de perna. Ao descer, toque o seu cachorro com o seu brinquedo predileto. À medida que você sobe, levante o brinquedo acima da sua cabeça e incentive o seu cachorro a pular para pegá-lo. Isso pode ser feito dentro de casa ou ao ar livre.

Pega-pega canino

 

Assim como você fazia com os seus amigos quando criança, brinque de pega-pega com o seu cachorro em um parque de cachorro local, no seu quintal ou dentro de casa. Tanto você quanto o seu cachorro farão um ótimo exercício cardio à medida que ele corre atrás de você.

Escolhendo a ração certa para perda de peso

 

O alimento que o seu cachorro come afeta diretamente o seu bem-estar e saúde geral. Uma nutrição balanceada é parte essencial de um estilo de vida ativo e saudável. Comer ração, lanches ou comida humana em demasia poderá aumentar o ganho de peso.

Uma nutrição adequada desempenha importante papel no tratamento de cães acima do peso. Pergunte ao seu veterinário sobre a linha de alimentos para controle de peso da Hill’s para ajudar o seu cachorro a perder peso e manter uma vida saudável e ativa.

*Dados de arquivo. Hill’s Pet Nutrition, Inc.

anchor

Cuidando do seu Animal de Estimação

ARTIGOS E FERRAMENTAS

Centro de Cuidado Animal

 

Coloque o seu cão com excesso de peso no caminho da recuperação.

 

Se seu cão já está tendo problemas com problemas de peso, há muitas coisas que
você pode fazer para melhorar sua condição..

 

Veja as opções de bem-estar