Antioxidantes: Abastecendo seus gatos contra os radicais livres

A compreensão do que são os radicais livres pode ajudá-lo a escolher o alimento correto e oferecer o melhor tratamento para seu gato. Os radicais livres são um subproduto do metabolismo energético no organismo. O organismo felino normalmente consegue lidar com os radicais livres, mas se a quantidade deles tornar-se excessiva ou se não houver antioxidantes disponíveis em quantidade suficiente para ajudar no processo, poderão ocorrer danos.

AntioxidantsO que são radicais livres? Radicais livres são moléculas de oxigênio altamente reativas que podem danificar as membranas celulares, enzimas e até mesmo o DNA. Os sistemas nervoso e imune de seu gato são particularmente vulneráveis a eles. Os radicais livres são hoje considerados fatores de risco para a progressão de doenças e o envelhecimento precoce.

O que são antioxidantes? Antioxidantes são nutrientes presentes no alimento que ajudam a proteger o organismo dos danos causados pelos radicais livres. Entre os antioxidantes comuns, podemos citar as vitaminas A, C e E. Podemos encontrar antioxidantes em abundância em frutas e vegetais. A combinação correta de antioxidantes no alimento pode ajudar a fazer diferença na boa saúde dos animais de companhia.

Como os antioxidantes ajudam. As defesas antioxidantes normais do organismo oferecem alguma proteção contra os radicais livres, mas veja só: cada célula do corpo geralmente é atingida cerca de 10.000 vezes por dia! A inclusão na dieta de alimentos ricos em antioxidantes, como as vitaminas E e C, betacarotena e selênio, fornece suporte para as defesas naturais de seu gato.

A maior eficácia em combinações. A combinação de níveis específicos dos principais antioxidantes – vitaminas E+C, selênio e betacaroteno – ajuda a manter o sistema imune e contribui para a vitalidade, a saúde e a longevidade de seu animal.

Como os alimentos da Hill's® fazem diferença na vida dos animais de companhia. A combinação exclusiva de antioxidantes Hill's Superior Antioxidant Formula pode reduzir significativamente a oxidação celular por radicais livres1. Os antioxidantes presentes nesta fórmula trabalham em conjunto para manter a saúde global e suprir as necessidades do organismo à medida que seu gato amadurece.

Vitamina E Ajuda a neutralizar os radicais livres causadores de danos.

Vitamina C Inativa os radicais livres. Regenera a vitamina E, restabelecendo sua atividade antioxidante.

Selênio Um componente essencial de enzimas antioxidantes benéficas.

Betacaroteno Elimina os radicais livres e atua em conjunto com a vitamina E.

¹Jewell DE, Friesen, K., Larson, L., Sharp, T., and Schultz R. Journal of Animal Science 2003. (81 Suppl 1) 261.

Artigos Relacionados