A idade chega para todos nós, mas um número surpreendente de pais de pet não percebem que seu cão já atingiu a terceira idade aos 7 anos de idade. É importante lembrar deste fato, pois as necessidades nutricionais do seu cão mudam com o tempo, e atender a essas necessidades de saúde pode ajudar a garantir que seu melhor amigo viva sua vida ao máximo. Aqui estão alguns sinais comuns de envelhecimento a serem observados em seu cão:

3 Sinais físicos de envelhecimento

É difícil acreditar que seu pet chegou à terceira idade com apenas 7 anos, e cuidar de cães idosos pode ser um desafio. Como essas mudanças relacionadas à idade podem surgir lentamente, talvez você não perceba isso logo ao completar 7 anos de idade. Aqui estão algumas pistas visíveis de que seu cão está ficando (e se sentindo) mais velho:
 

  1. Perda de visão e outros problemas oculares
     

    O seu cão começou a esbarrar nas coisas, a cair descontroladamente ou a mostrar sinais de desconforto ocular ou vermelhidão? São sinais de que ele pode estar sofrendo de perda de visão ou de um problema ocular. A deterioração da visão faz parte do processo normal de envelhecimento dos cães. Se sentir que ele está com muita dificuldade, peça ao seu veterinário para examiná-lo e descobrir se é alguma doença ocular tratável, como catarata, síndrome do olho seco ou conjuntivite.
     

  2. Aumento/dificuldade ao urinar
     

    O aumento da micção ou a dificuldade em urinar podem ser um indicador de doença renal ou infecção do trato urinário, ambas mais comuns em cães de meia-idade a idosos. Felizmente, incontinência urinária e a dificuldade em urinar podem muitas vezes ser aliviadas com medicação ou uma mudança na alimentação do cão. 
     

  3. Incontinência
     

    Incontinência urinária pode se tornar mais comum à medida que seu cão envelhece. Tenha em mente que esses incidentes não são intencionais, e seu cão, coitadinho, pode nem ter consciência de que está tendo essa dificuldade. Há vários itens que você pode usar — como fraldas para cães, faixas para a barriga, lençóis plásticos e almofadas —, mas o mais importante que você pode fazer é consultar seu veterinário para encontrar a causa raíz.

    Outros sinais visíveis do envelhecimento incluem:

    • Maior sensibilidade aos sons

    • Aumento dos latidos/gemidos

    • Diminuição dos cuidados com a higiene e aparência geral

    • Maior tendência a vaguear

3 Sinais de envelhecimento mental em cães

O envelhecimento comportamental em cães pode acontecer de muitas formas, mas os sinais mais comuns ocorrem com o declínio cognitivo, confusão, perda de energia e perda de visão. Conheça 3 sinais mais comuns abaixo:

  1. Sono inconsistente
     

    Um dos sinais mais evidentes de disfunção cognitiva em cães idosos é que eles terão mais dificuldade para dormir durante a noite. Assim como os seres humanos com demência, seu cão pode ter seu ciclo de sono prejudicado, trocando dia pela noite, vagando em casa à noite apenas para dormir durante o dia. A inquietação também pode ser um sinal de que as articulações do seu cão podem estar doendo mais, portanto, certifique-se de fornecer uma cama confortável para ele.

  2. Irritabilidade


    A falta de sono, os sentidos reduzidos, e a confusão geral podem tornar qualquer pessoa mais irritável, e o seu cão idoso não é exceção. Se notar que o seu cão está ficando irritável, pode ser parte do envelhecimento comportamental ou pode ser que o seu cão esteja com dor.

  3. Diminuição da interação


    Outra consequência do declínio cognitivo em cães é a falta de interesse e receptividade com os entes queridos. É importante lembrar que isso não é um indício de que seu pet perdeu o amor por você. Em vez disso, seu cão pode estar esquecendo sinais e hábitos aprendidos anteriormente, juntamente com a diminuição da energia.

    Outros sinais sociais do envelhecimento mental incluem:

    • Diminuição da resposta a comandos

    • Aumento da ansiedade

    • Confusão

    • Desorientação

3 formas de ajudar seu cão idoso

  1. Facilite as coisas para ele


    A melhor coisa que você pode fazer para ajudar seu cão é simplesmente continuar a demonstrar amor e paciência. Seu cão pode estar enfrentando dificuldades devido à idade avançada, mas isso não significa que ele deixou de amar você ou de apreciar seu carinho. Na verdade, ele pode precisar disso mais do que nunca. Procure maneiras de facilitar a vida do seu pet, seja mantendo as tigelas de comida e água no mesmo lugar, fornecendo uma cama limpa e confortável ou usando pequenas rampas e degraus para ajudá-lo a se locomover pela casa.

  2. Mantenha o cérebro e o corpo em movimento


    Jogos mentalmente estimulantes podem ajudar a retardar o envelhecimento mental do seu cão. Tente esconder ração pela casa ou um brinquedo quebra-cabeças, ou reforce os comandos que seu pet  já conhece. O exercício também está relacionado à saúde cerebral e ao bem-estar mental, então leve seu amigo idoso para uma caminhada leve e um pouco de socialização. Um cérebro ativo é um cérebro saudável e também alegrará o dia do seu cão!
     

  3. Certifique-se de que eles estão recebendo a nutrição adequada.

     

    Independentemente da aparência externa do seu cão, é importante garantir uma nutrição adequada que possa ajudar a combater os efeitos do envelhecimento. Por volta dos 7 anos de idade, os cães devem começar a ajustar sua dieta para atender às suas necessidades e um alimento especializado pode ser a melhor opção para garantir a saúde dele.

    A Hill’s desenvolveu a Hill’s Science Diet Senior Vitality: uma ração feita especialmente para cães idosos que apresentam sinais de envelhecimento físico e comportamental. Esta ração possui uma mistura de ingredientes patenteada que melhora a função cerebral, energia e vitalidade em apenas 1 mês.
     

Dr. Sarah Wooten Dr. Sarah Wooten

A Dra. Sarah Wooten se formou na Faculdade de Medicina Veterinária da UC Davis em 2002. Membro da Sociedade Americana de Jornalistas Veterinários, a Dra. Wooten divide seu tempo profissional entre a clínica de pequenos animais em Greeley, Colorado, palestras sobre questões relacionadas a associados, liderança, comunicação com clientes e escrita. Ela gosta de acampar com a família, esquiar, praticar mergulho autônomo e participar de triatlos.