Um excelente animal de estimação para a famíla, o Cão d'água americano é esperto, obediente e afetuoso. A raça é conhecida por latir bastante.

O instinto de caça torna o Cão d'água americano propenso a vagar. Quintal cercado ou guia é imprescindível.
Tamanho:
Faixa de Peso:
Macho: 13,61-20,41 kg
Fêmea: 11,34-18,15 kg
Altura na Cernelha:
Macho: 45,72 cm
Fêmea: 43,18 cm
Características:
Orelhas caídas (naturalmente)
Expectativas:
Necessidade de Exercícios: 20-40 minutos/dia
Nível de Energia: Altamente enérgico
Faixa de Longevidade: 10-13 anos
Tendência a Babar: Alta Tendência a Roncar: Baixa
Tendência a Latir: Alta
Tendência a Cavar: Baixa Necessidade Social/de Atenção: Moderada
Criado Para:
Levantar e caçar aves
Pelagem:
Comprimento: Médio
Características: Pelagem dupla, enrolada
Cores: Fígado sólido, marrom, chocolate escuro
Cuidados com a Higiene: Baixo
Reconhecimento do Clube:
Classificação do AKC: Esportistas
Classificação do UKC: Cão de Caça
Prevalência: Raro
Cães d'água americanos são cães de porte médio e musculosos com 15 a 45,72 centímetros de altura e pesam de 25 a 20,41 quilogramas (11 a 20 quilogramas).
Possuem uma pelagem crespa ou ondulada distintiva nas cores fígado ou chocolate escuro. Alguns têm branco no peito e nos dedos. As orelhas são longas e cobertas por pelo crespo, e a cauda é moderadamente longa e franjada. A expectativa de vida do Cão d'água americano é de 10 a 13 anos.
Personalidade:
Cães d'água americanos são espertos, obedientes, afetuosos e conhecidos por se darem bem com outros animais e crianças. Eles são bons cães de guarda. Essas características fazem deles excelentes animais de estimação de família.
Morando Com:
Fiel ao seu instinto de caça, essa raça gosta de vagar e deve ser contida em quintal cercado ou levada na coleira. Como os cães são retrievers naturais na água, eles também adoram a oportunidade de nadar.
Escovação duas vezes por semana é tudo o que é necessário para manter a pelagem do cão d'água americano em boa forma. Eles são considerados cães que perdem pouco pelo. A pelagem tende a ficar oleosa, contudo, e pode ter odor.
Cães d'água americanos podem se adaptar a quase qualquer tipo de ambiente, mas são cães ativos por natureza. Se eles forem mantidos em uma casa pequena ou apartamento, eles precisam ser levados para caminhar rotineiramente ou ter a oportunidade de brincar livremente em espaço cercado.
História:
Cães d'água americanos existem desde o século XVIII. Eles foram desenvolvidos como cães de caça trabalhadores no Centro-Oeste Americano, particularmente Wisconsin e Minnesota, e se destacam em caçar aves em terra ou na água. A raça é usada principalmente para caçar codornas, faisão, pato, galo silvestre e coelho. Embora ninguém tenha certeza, a pelagem do cão e suas habilidades de caça sugerem que é o resultado do cruzamento do curly-coated retriever com o cão d'água irlandês.
O Cão d'água americano é uma raça rara, embora esses cães tenham muitas características que os tornam excelentes animais de estimação de família. Em 1990, menos de 300 foram registrados no American Kennel Club.