Lembre-se de que as vacinas são essenciais para manter a saúde ideal do seu animal de estimação. Eis as vacinas essenciais e algumas vacinas recomendadas para cães:

Vacinas Essenciais: São vitais para todos os cães, independentemente do seu estilo de vida ou localização.

  • Esgana: Doença viral grave que afeta os sistemas respiratório, gastrointestinal e nervoso.
  • Adenovírus Canino (Hepatite Infecciosa Canina): Afeta o fígado, os rins e os olhos.
  • Parvovírus Canino (Parvo): Doença altamente contagiosa que provoca vômitos, diarreia e desidratação grave.
  • Parainfluenza Canina: Contribui para a tosse do canil.
  • Raiva: Doença viral mortal que afeta o sistema nervoso central. É obrigatória por lei em muitos locais!

Vacinas não essenciais (opcionais/recomendadas): Estas são recomendadas com base no estilo de vida do seu cão, localização geográfica e risco de exposição.

  • Tosse dos canis (Bordetella bronchiseptica): Recomendada para cães que frequentam parques, creches ou canis.
  • Leptospirose: Uma doença bacteriana transmitida pela urina de animais infectados. Importante se o seu cão tiver acesso à água parada ou áreas rurais.
  • Doença de Lyme: Transmitida por carrapatos. Considere esta vacina se você mora em uma área onde a doença de Lyme é comum.
  • Coronavírus canino: geralmente não é tão grave quanto o parvovírus, mas pode causar problemas gastrointestinais.
  • Influenza canina (gripe canina): Recomendada para cães que socializam muito com outros cães.

Importante! Consulte sempre o seu veterinário: isso o ajudará a criar um calendário de vacinação personalizado para o seu cão, considerando a idade, raça, estilo de vida e localização. Siga as recomendações do seu veterinário: não tente vacinar o seu cão por conta própria.

Mantenha um registro das vacinas: isso é importante para a saúde do seu cão e pode ser necessário para viagens ou entrada em determinados estabelecimentos.

Em muitos casos, mesmo que seu filhote esteja vacinado, ele pode apresentar problemas de saúde de tempos em tempos. Portanto, abaixo está uma lista de doenças que podem afetá-lo. Lembre-se sempre de consultar seu veterinário de confiança para determinar o tratamento adequado:

Calendário de Vacinação

Diarreia

Geralmente, a diarreia em cães não passa de um incômodo temporário. Pode ser causada por excesso de excitação ou nervosismo. Também é possível que algo os tenha incomodado, como algo que comeram no lixo. Mas também pode ser sintoma de uma doença grave; portanto, se estiver preocupado, não hesite em levá-los ao veterinário. Você deve levá-los sempre que a diarreia persistir por mais de 24 horas, apresentar coloração sanguinolenta ou for acompanhada de outros sintomas, como dificuldade para respirar ou fraqueza. Lembre-se de que filhotes com diarreia correm o risco de desidratação.

Vômito

Ocasionalmente, seu filhote pode vomitar e, na maioria das vezes, ele só precisa de um pouco mais de atenção. Mas, assim como a diarreia, o vômito em cães pode ser sintoma de uma doença mais grave. Portanto, leve-o ao veterinário se o vômito durar mais de 24 horas, apresentar sangue, vômitos abruptos ou for acompanhado de outros sinais de doença. Novamente, fique atento a sinais de desidratação, ao poder se desenvolver muito rapidamente. Mas, acima de tudo, confie nos seus instintos e leve-o ao veterinário se estiver preocupado.

Infecções de ouvido e parasitas

Mesmo que você limpe as orelhas do seu filhote com cuidado e regularidade, ele ainda pode ter infecções de ouvido ou parasitas ocasionalmente.

As orelhas de um filhote saudável são brilhantes, sem secreção ou excesso de cera, rosa-claro por dentro e sem odor. Se você estiver preocupado ou notar algo incomum (coçar muito ou balançar a cabeça excessivamente), não hesite em levá-lo ao veterinário.

Lembre-se de que a vacinação do seu cão deve ser orientada pelo seu veterinário de confiança. Consulte-o se notar algum sinal de alerta. Não permita que seu cão se arranhe ou morda e certifique-se de que ele beba bastante água. Acompanhe cada consulta de vacinação e vermifugação.

Autor da Hill's Autor da Hill's
Autor da equipe

Um dos nossos autores preparou este artigo para você