Informações Sobre a Raça e Características da Personalidade do Bouvier de Flandres 

 

Um cão grande e impressionante, o Bouvier de Flandres é calmo e dócil, conhecido por sua natureza agradável. Esta raça é um ótimo cão de família.

Bouvier de Flandres Num piscar de olhos

The Bouvier des Flandres Dog Breed

O Bouvier de Flandres amadurece lentamente, física e mentalmente, e não é considerado totalmente adulto até a idade de 2 ou 3.

Tamanho:

Faixa de Peso:

Macho: 27,21-40,82 kg 

Fêmea: 27,21-40,82 kg

Altura na Cernelha:

Macho: 91,44 cm

Fêmea: 63,5 cm

Características:

Orelhas caídas (naturalmente)

Expectativas:

Necessidade de Exercícios: >40 minutos/dia

Nível de Energia: alto

Faixa de Longevidade: 11-12 anos

Tendência a Babar: Baixa Tendência a Roncar: Baixa

Tendência a Latir: Baixa

Tendência a Cavar: Baixa Necessidade Social/de Atenção: Moderada

Criado Para:

Condução de gado

 

Pelagem:

Comprimento: Médio

Características: Pelagem dupla, pelagem dura

Cores: Fulvo, preto, cinza, rajado

Cuidados com a Higiene: Alto

Reconhecimento do Clube:

Classificação do AKC: Pastoreio

Classificação do UKC: Cães Pastores e Boiadeiros (exceto Boiadeiros Suíços) 

Prevalência: Mais ou menos

O Bouvier de Flandres é um cão grande e impressionante que pode crescer até perto de 68,58 centímetros de altura e chegar a pesar até 43 quilogramas.

O cão tem uma pelagem externa áspera e despenteada e subpelo denso que oferece ótima proteção contra climas severos. Talvez o mais notável, contudo, seja a grande cabeça do Bouvier, que é adornada com uma barba característica, sobrancelhas levantadas e bigode. As orelhas triangulares são inseridas no alto da cabeça e podem ser naturais ou cortadas; a cauda costuma ser cortada. O dorso é curto e as patas são musculosas. O Bouvier vem em uma variedade de cores incluindo preto, fulvo, rajado, cinza e sal e pimenta. Alguns têm uma mancha branca no peito. A raça vive de 10 a 12 anos.

Personalidade:

Apesar do tamanho enorme, o Bouvier de Flandres é um cão calmo e dócil, conhecido por sua natureza agradável, e é um ótimo animal de estimação de família. O Bouvier consegue se dar bem com outros animais se forem criados com eles; caso contrário, alguns deles podem ser agressivos com outros cães.

O Bouvier é fácil de treinar. Algumas pessoas dizem que depois de ensinado, o Bouvier nunca esquece um comando. Contudo, esses cães demoram para amadurecer física e mentalmente, e não são considerados totalmente adultos até a idade de dois ou três anos. Embora não seja um cão de guarda por natureza, o Bouvier é leal à sua família e é um excelente cão de vigia.

Morando Com:

A pelagem elaborada do cão requer cuidados pelo menos semanalmente e também é aconselhada uma tosa profissional algumas vezes por ano, particularmente para remover excesso de pelo nas orelhas e entre os dígitos nas patas. O Bouvier perde pelo moderadamente, mas a escovação regular mantém os pelos sob controle.

A raça não é muito ativa dentro de casa e pode se ajustar à vida urbana se fizer caminhadas regulares, mas por causa de seu tamanho, é provavelmente mais adequado a casas de campo ou no interior. Treinamento de obediência e socialização desde cedo são aconselháveis para evitar super-proteção. Duas refeições diárias pequenas em vez de uma refeição grande devem ser oferecidas, e esses cães devem repousar por uma ou duas horas após as refeições para minimar o risco de indigestão.

História:

A raça Bouvier de Flandres já era conhecida no início dos anos 1900. Os cães foram inicialmente criados na região dos Flandres da Bélgica e Norte da França para conduzir gado. Bouvier de Flandres significa "pastor de vacas dos Flanders." Ninguém tem certeza, mas a raça pode ter sido o resultado do cruzamento do griffon com o pastor beauceron.

Durante a Primeira Guerra Mundial, o Bouvier foi usado para resgate e para levar mensagens. Muitos dos cães morreram em serviço, Flanders foi amplamente destruída, e a raça foi quase extinta. O crédito para a ressurreição da raça a partir de poucos indivíduos restantes é de um veterinário do exército Belga. Hoje, o Bouvier não apenas é um ótimo cão de família mas serve como cão de guarda, guia para cegos, cão policial e cão rastreador.

Artigos Relacionados