Considerado um animal de estimação leal à família e adaptável à maioria dos ambientes, o Cairn terrier é ativo e aprecisa um estilo de vida brincalhão.

O cairn terrier tem um parente famoso em Hollywood. Totó de ”O Mágico de Oz” foi interpretado por um cairn terrier.
Tamanho:
Faixa de Peso:
Macho: 5,90-7,26 kg
Fêmea: 5,90-7,26 kg
Altura na Cernelha:
Macho: 10
Fêmea: 9
Características:
Orelhas eretas (naturalmente)
Expectativas:
Necessidade de Exercícios: >40 minutos/dia
Nível de Energia: Alto
Faixa de Longevidade: 12-15 anos
Tendência a Babar: Baixa Tendência a Roncar: Baixa
Tendência a Latir: Alta
Tendência a Cavar: Alta Necessidade Social/de Atenção: Moderada
Criado Para:
Tirar lontras, raposas e outras pragas da toca
Pelagem:
Comprimento: Médio
Características: Pelagem dura
Cores: Todas exceto branco
Cuidados com a Higiene: Moderado
Reconhecimento do Clube:
Classificação do AKC: Terrier
Classificação do UKC: Terrier
Prevalência: Comum
Cairn terriers têm apenas 22,86 a 25,4 centímetros de altura, têm cerca de 38,1 centímetros de comprimento e pesam cerca de 5,90 a 6,35 quilogramas.
Eles têm cabeça ampla e orelhas pequenas e eretas. O corpo é compacto, as patas relativamente curtas e a cauda é natural e inserida alta.
Cairn terriers têm subpelo macio, mas mas é o pelo externo despenteado e resistente à água que dá a eles uma aparência de desenvoltura. Eles vêm em várias cores incluindo preto, vermelho, rajado e prata.
Personalidade:
Cairn terriers são considerados animais de estimação inteligentes e leais à família que se adaptam à maioria dos ambientes. São verdadeiros terriers, contudo, e consequentemente, cães extremamente ativos. Alguns tendem a praticar latido excessivo e outros podem cavar. Este não é o cão para alguém que quer um cão de colo quieto. Eles podem ser corajosos com outros cães, e mortais para animais de estimação pequenos e roedores.
Por outro lado, cairn terriers são uma excelente escolha para famílias que querem um animal de estimação brincalhão e alegre sempre pronto para brincar de ir buscar ou para uma caminhada rápida pela vizinhança.
Morando Com:
Cairn terriers são cães ativos que precisam de oportunidade de brincar, mas não precisam de muito espaço para obter o exercício necessário. Caminhar na coleira, sessões de brincadeira dentro de casa ou correr no quintal cercado é o bastante.
Perdem pouco pelo e, embora a pelagem precise de escovação e corte regularmente, não é difícil de cuidar.
História:
O cairn terrier é o cãozinho enérgico, corajoso e devotado que a maioria de nós conhece como Totó em “O Mágico de Oz.” Mas suas raízes se extendem no tempo bem antes disso, e suas conquistas também são muito maiores.
O Cairn terrier pode ter existido já no século XVI, ajudando no controle de pragas na Ilha de Skye. Sua especialidade era espantar a presa da toca, particularmente lontras, de montes de pedras conhecidos como cairns. A raça está relacionada com o Scottish e West Highland white terriers, e o cruzamento com Westies ocorreu recentemente, em 1920. Hoje, o Cairn terrier é um excelente animal de estimação para a família e cão de exibição.