Chihuahuas são leais, amigáveis e bons animais de estimação para a família quando tratados com respeito. Conseguem todo o exercício que precisam dentro de casa ou no apartamento.
Chihuahua Num piscar de olhos
Nos anos 1940, o conhecido musicista Xavier Cugat era famoso por conduzir sua orquestra com um Chihuahua debaixo do braço.
Tamanho:
Faixa de Peso:
Macho: 0,90-2,72 kg
Fêmea: 0,90-2,72 kg
Altura na Cernelha:
Macho: 22,86 cm
Fêmea: 17,78 cm
Características:
Orelhas eretas (naturalmente)
Expectativas:
Necessidade de Exercícios: <20 minutos/dia
Nível de Energia: Altamente enérgico
Faixa de Longevidade: 14-18 anos
Tendência a Babar: Baixa Tendência a Roncar: Moderada a alta
Tendência a Latir: Moderada a alta
Tendência a Cavar: Baixa Necessidade Social/de Atenção: Alta
Criado Para:
Companhia
Pelagem:
Comprimento: curto/longo
Características: Plano, liso
Cores: Qualquer cor
Cuidados com a Higiene: Baixo
Reconhecimento do Clube:
Classificação do AKC: Toy
Classificação do UKC: Cão de Companhia
Prevalência: Comum
Chihuahuas são os menores cães do mundo.
Chegam a pesar apenas 90 gramas e raramente pesam mais que 1 a 3 quilogramas. Eles têm apenas 12,7 centímetros de altura. Chihuahuas possuem o crânio abobadado. Em alguns, existe um ponto frágil no topo da cabeça onde os ossos não se uniram. Isso se chama moleira. As orelhas são grandes e retas e possuem focinho curto e pontudo. Seus olhos são redondos e grandes. Os cães são um pouco mais compridos do que altos e têm uma cauda comprida e para cima ou virada sobre o dorso.
Há duas variedades de pelagem. Uma é macia e curta. A outra é longa e lisa com franjas na orelha e nas patas. A pelagem do Chihuahua vem em quase qualquer cor e padrão.
Chihuahuas são considerados cães de vida longa, com uma expectativa de vida média de aproximadamente 14 anos.
Personalidade e Morando Com:
Chihuahuas são excelentes cães de companhia. Eles gostam de atenção e são leais aos donos. Embora sejam considerados cães de colo, eles são ativos e gostam de ser mantidos ocupados.
Chihuahuas são bons animais de estimação para a família se tratados com respeito, mas têm a reputação de atacar estranhos ou crianças pequenas que agirem de maneira ameaçadora ao seu pequeno tamanho.
Assim como muitos cães pequenos, podem ter mais propensão a latir do que alguns cães maiores. Também podem tentar dominar os donos e ser um pouco temperamentais.
História:
A história do Chihuahua é incerta. O cão recebeu seu nome em homenagem ao estado mexicano de Chihuahua, onde o cão foi descoberto em 1850. Alguns especialistas acham que os Astecas ou Incas desenvolveram o cão; outros dizem que a raça pode ser remontada a cães espanhóis desde 1500. O uso do Chihuahua há muito tempo também é incerto. Alguns acham que os Chihuahuas podem ter sido usados como comida pelos índios da América Central, enquanto outros acham que os cães tinham grande significância religiosa. Acredita-se que os primeiros Chihuahuas vieram aos Estados Unidos no início do século XIX. A introdução do Chihuahua ao público aconteceu de formas inusitadas. A cantora de ópera Adelina Patti promoveu a raça em 1890 quando lhe foi dado um Chihuahua escondido em um buquê presenteado pelo Presidente do México. Nos anos 1940, o maestro Xavier Cugat era conhecido por conduzir com um Chihuahua embaixo do braço. Recentemente, o reconhecimento e apreço pela raça aumentou graças ao Chihuahua estiloso mostrado nos comerciais da Taco Bell.