Informações Sobre a Raça e Características da Personalidade do Chow Chow

 

Chow chows não costumam ser cães sociais e extrovertidos. Eles tendem a ser indiferentes com estranhos e podem ser agressivos com outros cães, mas são devotados e protetores de sua família.

Chow Chow Num piscar de olhos

The Chow Chow Dog Breed

Chow chows eram criados na China sobretudo com grãos e tendem ao sobrepeso com excesso de comida.

Tamanho:

Faixa de Peso:

Macho: 20,41-31,75 kg  

Fêmea: 20,41-31,75 kg 

Altura na Cernelha:

Macho: 48,26 cm

Fêmea: 45,72 cm

Características:

Olhos caídos, orelhas eretas (naturalmente), dobras corporais (pregas)

Expectativas:

Necessidade de Exercícios: <20 minutos/dia

Nível de Energia: Descontraído

Faixa de Longevidade: 10-12 anos

Tendência a Babar: Moderada Tendência a Roncar: Moderada a alta

Tendência a Latir: Baixa

Tendência a Cavar: Baixa Necessidade Social/de Atenção: Baixa

Criado Para:

Guarda, puxar trenó, caça

Pelagem:

Comprimento: Médio/curto

Características: Pelagem dupla, lisa

Cores: Vermelho, preto, azul, canela, creme

Cuidados com a Higiene: Alto

Reconhecimento do Clube:

Classificação do AKC: Não esportista

Classificação do UKC: Raças do Norte 

Prevalência: Comum

O chow chow é um cão de porte médio variando em altura de  43,18 a 50,80 centímetross e em peso de 23 a 34 quilogramas.

O chow chow é um cão quadrado com pernas traseiras retas e rígidas. As pernas retas contribuem para uma marcha rígida.

O chow chow tem orelhas eretas, crânio amplo e cauda enrolada sobre o dorso. Sua característica marcante, claro, é a língua azul/preta. As pregas faciais (geralmente cobertas de pelo) dão ao chow chow uma expressão franzida. Para o seu tamanho, o chow chow é um cão forte e robusto.

Ele tem dois tipos de pelagem. Estamos mais familiarizados com a pelagem áspera ou longa. Esta é uma pelagem lisa e resistente, que dá aos filhotes de chow chow uma aparência fofa de urso de pelúcia. A pelagem macia é a variação curta. Os dois tipos de pelagem possuem um subpelo denso. Chow chows são mais comumente vistos na coloração vermelha ou preta, mas qualquer cor sólida é aceitável.

Personalidade:

Chow chows não costumam ser cães sociais e extrovertidos. Eles tendem a ser indiferentes com estranhos e podem ser agressivos com outros cães. Isso é condizente com sua história de cães de guarda para lares e criação. Socialização desde cedo cou outros cães, animais de estimação e pessoas é importante. Chow chows podem passar a praticar latido incômodo se o seu latido de alerta não for controlado.

Chow chows são bastante inteligentes, mas têm uma veia independente e teimosa, então treinar um pode ser um desafio. Para se sairem bem em competições, eles precisam de um treinador firme e paciente com muita criatividade. Chow chows são ferozmente protetores e precisam de treinamento para controlar sua tendência de guarda.

Morando Com:

Chow chows são devotados e protetores de suas famílias. Para que sejam bons animais de estimação de família, eles precisam de muita socialização desde cedo incluindo exposição a crianças. Chow chows se saem melhor com treinamento para esclarecer sua posição na família ou podem se tornar dominantes. Apesar dos desafios do treinamento, alguns chow chows competem e se saem bem em obediência e agility.

O cuidado com a higiene varia com o tipo de pelagem. Um chow chow de pelo longo precisa de escovação diária para não embaraçar. Cães de pelo curto podem ser escovados rapidamente uma ou duas vezes por semana. Deve-ser ter atenção especial com a limpeza dos olhos e das pregas faciais porque a pelagem profusa pode reter sujeira e detritos.

História:

O chow chow talvez seja a mais antigas das raças chinesas de cães. A raça remonta há milhares de anos, e sempre se questiona se o chow chow se desenvolveu a partir dos cães do tipo spitz  ou se os cães do tipo spitz se desenvolveram a partir do chow chow.

O chow chow foi um cão versátil desde o começo. Sabe-se que esses cães já puxaram trenó, foram caçadores, protetores de criação e, infelizmente para eles, jantar. O próprio nome chow chow pode vir do chinês "chou" de comestível, embora muitos historiadores achem que o nome vem da gíria para curiosidade, com o chow chow certamente sendo uma curiosidade Oriental.

O chow chow chegou ao mundo ocidental no fim dos anos 1800 e começou a crescer em popularidade, chegando às top 10 raças do American Kennel Club. A raça não se deu tão bem em sua terra nativa, onde muitos chow chows foram eliminados durante a revolução cultural.

Artigos Relacionados