Bondoso, brincalhão e adorável, o Dandie Dinmont terrier também pode ser um pouco teimoso e precisa de um treinador assertivo e paciente. Entretanto, é um excelente companheiro para crianças.
Dandie Dinmont Terrier Num piscar de olhos
O Dandie Dinmont terrier foi originalmente desenvolvido para caçar animais pequenos. Ao longo dos anos, ele se tornou mais um animal de estimação doméstico e cão de exibição.
Tamanho:
Faixa de Peso:
Macho: 18-21,81 kg
Fêmea: 18-21,81 kg
Altura na Cernelha:
Macho: 25,4 cm
Fêmea: 22,86 cm
Características:
Dorso longo, pernas curtas, orelhas caídas (naturalmente)
Expectativas:
Necessidade de Exercícios: 20-40 minutos/dia
Nível de Energia: Médio
Faixa de Longevidade: 11-13 anos
Tendência a Babar: Baixa Tendência a Roncar: Baixa
Tendência a Latir: Baixa
Tendência a Cavar: Moderada Necessidade Social/de Atenção: Moderada
Criado Para:
Caçar lontras e texugos
Pelagem:
Comprimento: Médio
Características: Pelagem dura, pelagem macia, crespa
Cores: Pepper, mostarda
Cuidados com a Higiene: Moderado
Reconhecimento do Clube:
Classificação do AKC: Terrier
Classificação do UKC: Terrier
Prevalência: Raro
O Dandie Dinmont é um cão singular, bem diferente da maioria dos outros terriers.
A pelagem é a mistura de pelos duros e macios que são preto e cinza pálido ("pepper") ou vermelho a fulvo ("mostarda"). O Dandie é baixo, apenas oito a 27,94 centímetros de altura. O peso ideal é entre oito a 11 quilogramas, e o Dandie precisa de exercício regular para manter a aparência magra. Essa raça de terrier tem corpo longo, com uma linha traseira que se ergue acima do lombo e é mais alta na garupa. A cabeça é adornada com orelhas longas e um "topete" discernível no topo.
Embora sejam cães pequenos, contentes em estar no seu colo, eles podem ser bem ativos e brincalhões. A única preocupação para o Dandie em casa são as escadas, pois é difícil subir degraus com as pernas curtas do cão. Esta preocupação é especialmente importante de se considerar para um cão mais velho.
Personalidade:
O Dandie Dinmont terrier é amigável, brincalhão e devotado. Não sendo um animal de matilha por natureza, este cão geralmente forma laços com uma pessoa, embora ele possa se encaixar muito bem como membro da família. O Dandie é um cão de guarda alerta e, e embora não seja nervoso ou barulhento, late surpreendentemente alto.
Embora muito amoroso, o Dandie Dinmont terrier pode ser um pouco teimoso e precisa de um treinador assertivo e paciente. Essa raça não costuma se irritar, contudo, e é uma excelente companhia para crianças. Este cão também é mais calmo do que a maioria das outras raças de terrier.
Morando Com:
Esst bondoso terrier é uma adição agradável para qualquer casa. Se for mantido em uma casa sem quintal, caminhadas diárias são necessárias para evitar que o Dandie Dinmont ganhe peso. Este cão geralmente se dá bem com todo mundo e gosta de companhia.
O Dandie não gosta de ser deixado sozinho, então uma família que fica muito tempo fora pode querer providenciar outra companhia.
Escovação diária é necessária para manter o Dandie com aparência arrumada. Stripping ou tosa várias vezes ao ano é necessário para manter a aparência característica da raça. Atenção especial deve ser dada ao "topete" para evitar nós e manter o pelo macio. Este cão troca muito pouco de pelo, contudo, e em geral é um cão limpo para manter dentro de casa.
História:
Originado nas fronteiras da Escócia nos anos 1700, o Dandie Dinmont terrier é a única raça que recebe seu nome de um personagem da literatura. O nome dado a esta raça é de um personagem fictício no livro Guy Mannering do amante de cães Sir Walter Scott. O Dandie Dinmont terrier pode estar intimamente relacionado com o Bedlington terrier, embora a descendência do cão provavelmente inclua linhas de basset hound, border terrier e Cairn terrier.
O Dandie Dinmont terrier foi originalmente desenvolvido para caçar animais pequenos e particularmente ficou conhecido pela capacidade de rastrear lontras. Ao longo dos anos, o Dandie se tornou mais um animal de estimação doméstico e cão de exibição, valorizado pela aparência distinta.