Doberman pinschers são cães poderosos e enérgicos que precisam de muito exercício. Se não exercitados, provavelmente podem se tornar irritáveis ou até agressivos. Socialização cuidadosa e treinamento de obediência desde a tenra idade são essenciais.
Um alemão chamado Louis Dobermann leva o crédito pelo desenvolvimento da raça Doberman pinscher no fim dos anos 1800.
Tamanho:
Faixa de Peso:
Macho: 29,48–40,82 kg
Fêmea: 29,48–40,82 kg
Altura na Cernelha:
Macho: 66,04-71,12 cm
Fêmea: 60,96-66,04 cm
Características:
Orelhas caídas (naturalmente)
Expectativas:
Necessidade de Exercícios: >40 minutos/dia
Nível de Energia: Altamente enérgico
Faixa de Longevidade: 10-12 anos
Tendência a Babar: Baixa Tendência a Roncar: Baixa
Tendência a Latir: Baixa
Tendência a Cavar: Baixa Necessidade Social/de Atenção: Moderada
Criado Para:
Guardião
Pelagem:
Comprimento: Curto
Características: Liso
Cores: Preto, vermelho, azul, fulvo (todos com marcas em castanho)
Cuidados com a Higiene: Baixo
Reconhecimento do Clube:
Classificação do AKC: Cães de Trabalho
Classificação do AKC: Cão de Guarda
Prevalência: Comum
Os machos têm aproximadamente 27 ou 71,12 centímetros de altura e pesam cerca de 32 quilogramas, enquanto as fêmeas têm uma polegada ou duas a menos e pesam cerca de 27 a 29 quilogramas.
O Doberman pinscher tem uma cabeça longa e o corpo elegante e musculoso. As orelhas costumam ser cortadas para ficarem em pé, e a cauda costuma ser cortada curta.
O Doberman pinscher tem uma pelagem curta, lustrosa e brilhante que é preta, vermelho escuro, azul ou fulvo com marcas de cor ferrugem na face, corpo e cauda. Esse cão perde pelo moderadamente e requer mínimos cuidados com a higiene. Dobermans vivem por volta de 10 a 12 anos.
Personalidade:
Doberman pinschers são considerados cães voltados para as pessoas que são afetuosos e doces com as pessoas, se forem socializados e treinados adequadamente. Eles são leais aos seus donos e são bons com crianças se forem criados com elas; contudo, alguns Dobermans formam laços apenas com uma pessoa.
Morando Com:
Doberman pinschers são cães poderosos e enérgicos que precisam de muito exercício. Se eles não forem exercitados, têm maior probabilidade de se tornarem irritáveis ou mesmo agressivos. Eles podem se adaptar bem a viver em apartamento se forem exercitados diariamente.
Socialização cuidadosa e treinamento de obediência desde a tenra idade são essenciais para essa raça. Doberman pinschers respondem bem a reforço positivo.
Nenhum treinamento de guarda é necessário para qualquer um que quiser um bom protetor para a família. De fato, especialistas em Doberman pinschers sempre aconselham contra treinamento especial de guarda, que pode resultar em guarda excessiva e agressividade.
História:
Um alemão chamado Louis Dobermann leva o crédito pelo desenvolvimento da raça Doberman pinscher no fim dos anos 1800. Ele era coletor de impostos e queria um cão feroz para acompanhá-lo em suas rondas. Dobermann também cuidava do canil local, onde tinha acesso a muitos cães de rua.
Ninguém sabe ao certo, mas acredita-se que Dobermann cruzou muitas raças para conseguir o Doberman pinscher. Algumas das raças que podem estar envolvidas incluem o rottweiler, Pinscher alemão, Dogue Alemão, Pastor alemão, Manchester terrier, Galgo inglês e pastor de pelo curto.
Embora inicialmente criados e ainda usados no mundo todo com cães de guarda, Doberman pinschers também foram usados como cães policiais e militares, cães de resgate e cães terapeutas.