O Cocker spaniel inglês é animado, brincalhão e prospera na companhia e sendo parte da família. Não precisa de exercício significativo.

Na América, a versão americana do cocker spaniel se tornou mais popular, mas no resto do mundo o Cocker spaniel inglês é o mais popular.
Tamanho:
Faixa de Peso:
Macho: 11,79-14,51 kg
Fêmea: 11,79-14,51 kg
Altura na Cernelha:
Macho: 15-43,18 cm
Fêmea: 14-40,64 cm
Características:
Orelhas caídas (naturalmente)
Expectativas:
Necessidade de Exercícios: 20-40 minutos/dia
Nível de Energia: Médio
Faixa de Longevidade: 12-14 anos
Tendência a Babar: Baixa Tendência a Roncar: Baixa
Tendência a Latir: Baixa
Tendência a Cavar: Baixa Necessidade Social/de Atenção: Alta
Criado Para:
Levantadores e cobradores de caça
Pelagem:
Comprimento: Médio
Características: Liso
Cores: Preto sólido, fígado, vermelho, preto e castanho, fígado e castanho, parti-color, salpicado, ruão
Cuidados com a Higiene: Alto
Reconhecimento do Clube:
Classificação do AKC: Esportistas
Classificação do UKC: Cão de Caça
Prevalência: Mais ou menos
O Cocker spaniel inglês é um pouco mais alto do que comprido.
Esse cão de estrutura moderada é pequeno o bastante para forçar caminho pelso arbustos densos (e caber no seu colo) e grande o bastante para buscar caça (e sair para correr com você). Cocker spaniels inglêses têm 66 a 86,36 centímetros de altura, e pesam 7 a 8 quilogramas.
A cabeça do Cocker spaniel inglês é longa e um pouco estreita, comparada a outros spaniels. As orelhas são longas e de inserção baixa. No geral, a expressão do cão é suave, e os contornos da cabeça são suaves, sem ângulos abruptos.
O pelo é de comprimento médio e um pouco sedoso; é longo o suficiente para proteger a linha inferior do cão quando está no campo, mas nunca tão longo a ponto de ser um impedimento. A pelagem do cão vem em uma variedade de cores e padrões.
Personalidade:
O Cocker spaniel inglês manteve um forte instinto de caça; este cão gosta de poucas coisas na vida mais do que ele gosta de sair em busca de aves. Mesmo assim esse prazer faz frente ao prazer que o cão sente em estar próximo dos membros de sua família. Essa é uma raça que gosta de fazer parte de todas as atividades da família. Ele é animado, submisso, leal, sensível e brincalhão; em resumo, o companheiro perfeito para uma criança cuidadosa ou um adulto aventureiro.
Este é um cão amigável, seja com outros cães e animais de estimação, crianças, estranhos e até assaltantes. O Cocker spaniel inglês é um bom cão de guarda, mas uma péssima escolha para cão de proteção.
Morando Com:
O Cocker spaniel inglês foi feito para caçar o dia inteiro, procurando, espantando e buscando aves abatidas terreno acima. Esse tipo de energia não pode ser queimada com uma caminhada em volta do quarteirão. Esses cães precisam de muito exercício, mas felizmente eles podem satisfazer suas necessidades com dois bons períodos de exercícios por dia. Acesso fácil a um quintal cercado é de grande ajuda.
A pelagem do Cocker spaniel inglês deve ser escovada duas ou três vezes por semana. Para ter a melhor aparência, a pelagem deve ser cortada com máquina ou tesoura ao redor da face, orelhas, cauda e patas a cada dois meses.
As orelhas precisam de atenção especial, pois tendem a ter problemas se ficarem úmidas por dentro. Quando o cão está comendo, as orelhas devem ser presas para trás com uma meia (chamada rede) para evitar que as ponta peludas das orelhas fiquem sujas de comida.
História:
A família de cães spaniel está entre os primeiros grupos de cães criados para auxiliar na captura de aves. Assim, é um grupo grande com muitas raças especializadas em caçar diferentes espécies de aves em vários terrenos.
Aqueles especializados em caçar na terra foram divididos em spaniels maiores e menores, com os spaniels menores especializados em caçar galinhola. Nenhuma tentativa de criar os dois tamanhos separadamente foi feita, e ambos os tamanhos apareciam rotineiramente nas mesma ninhadas. Com o advento das exibições de cães, isso apresentou algumas dificuldades, e em 1892 os dois tamanhos de spaniels de terra começaram a ser designados como raças separadas, com o tamanho menor sendo chamado de cocker spaniels.
Quando o cocker spaniel veio para a América, muitos criadores nos Estados Unidos preferiram e selecionaram uma aparência que fosse diferente da tradicional no país fundador Inglaterra. Os dois estilos divergiram até que foram divididos em variedades diferentes em 1936. Isso significou que eles podiam ser intercruzados, mas seriam mostrados separadamente. Como quase ninguém optou por intercruzar as duas variedades, elas foram divididas em raças separadas em 1946. Na América, a versão americana do cocker spaniel se tornou mais popular, mas no resto do mundo o Cocker spaniel inglês é o mais popular.