Quando um filhote chega em casa, queremos dar tudo de si. Começamos dando um nome, comprando a ração certa, uma caminha e levando-o para passear após as vacinas, para que ele possa começar a interagir com seus novos amigos peludos e com as pessoas. Mas como escolher a coleira certa? Continue lendo e daremos algumas dicas para dar o melhor ao seu novo amigo de quatro patas.

Coleira para cães Hill’s Pet Brasil

1. Guia e coleira para cachorro

Embora você ainda tenha algumas semanas até poder passear com seu filhote com uma coleira (antes das vacinas, você deve carregá-lo no colo para evitar infecções), você pode acostumá-lo a uma guia assim que ele tiver tempo de se acostumar com sua casa.

2. Que tipo de coleira?

A primeira coleira específica para o seu filhote deve ser uma com fivela, não uma coleira de corrente ou de correr. Ao colocá-la, certifique-se de que haja espaço para dois dedos entre a coleira e o pescoço do seu filhote.

3. Quando o colocar?

Escolha um momento agradável para ele, como durante as refeições, na hora de brincar ou logo antes de sair depois das vacinas. Você precisa estar preparado para que ele possa querer pegá-lo no começo. Elogie-o e tente distraí-lo para que ele não tente tirá-lo. Depois de um tempo, retire a coleira e coloque-a novamente mais tarde.

4. Acostume-o à coleira

É normal que ele leve vários dias para se acostumar com a coleira. Quando ele começar a ignorá-la, você pode deixá-la no lugar permanentemente. Há duas coisas a lembrar: primeiro, os filhotes crescem rapidamente nessa fase, então você precisa se certificar de que ela não esteja muito apertada. Segundo, nas primeiras vezes que você o levar para passear, ele provavelmente se perderá; por isso, é importante colocar uma etiqueta de identificação nele. Mais tarde, quando seu filhote se acostumar, comece a ensiná-lo a ser segurado pela coleira. Segure o corpo dele com uma das mãos para impedi-lo de se afastar e insira os dedos na coleira. Ignore seus esforços para se soltar e, quando ele ficar parado, elogie-o. Se você o segurar delicadamente dessa maneira, ele aprenderá que não pode se afastar se estiver segurando a coleira.

5. Hora de começar a usar a guia

Assim que seu filhote se acostumar com a coleira, você pode começar a usar a guia. Para acostumá-lo, deixe-o arrastá-la sozinho por um tempo. Às vezes, você pode pegar a guia, mas deve ficar parado enquanto faz isso. Assim, seu filhote aprenderá que a guia significa que ele não pode ir aonde quiser porque está apegado a você. Quando ele aprender a ficar parado, encha-o de elogios e depois solte-o.

6. Cartão de Identificação do Seu Filhote

Coleiras para cachorros Hill's Pet Brasil

Como mencionamos anteriormente, é importante que os filhotes usem uma etiqueta de identificação com suas informações, caso se percam. Mas também existem outras maneiras muito úteis de garantir que seu filhote volte para casa são e salvo. Sempre considere o comportamento do seu filhote e quaisquer necessidades especiais de cuidados quando ele chegar em casa e à medida que cresce.

O importante é sempre dar ao seu cão uma coleira que o faça se sentir confortável e que você também dê a ele a chance de ganhar confiança quando você for ao parque ou simplesmente passear.

Autor da Hill's Autor da Hill's
Autor da equipe

Um dos nossos autores preparou este artigo para você