Sensíveis, afetuosos e devotados, com tendência a serem tímidos com estranhos, o field spaniel é visto como um caçador e cão de busca, mas também como um cão de família amoroso. Por causa de sua sensibilidade e docilidade, treinamento gentil é imprescindível.

O field spaniel ama buscar, gosta de água e tem potencial para ser um caçador, cobrador de caça e rastreador competente, além de um animal de estimação amoroso para a família.
Tamanho:
Faixa de Peso:
Macho: 35-22,68 kg
Fêmea: 35-22,68 cm
Altura na Cernelha:
Macho: 45,72 cm
Fêmea: 43,18 cm
Características:
Orelhas caídas (naturalmente)
Expectativas:
Necessidade de Exercícios: >40 minutos/dia
Nível de Energia: Altamente enérgico
Faixa de Longevidade: 12-14 anos
Tendência a Babar: Moderada Tendência a Roncar: Baixa
Tendência a Latir: Baixa
Tendência a Cavar: Baixa Necessidade Social/de Atenção: Alta
Criado Para:
Devolução de Caça
Pelagem:
Comprimento: Médio.
Características: Liso
Cores: Preto, fígado, dourado, pontos castanhos ou manchas brancas
Cuidados com a Higiene: Moderado.
Reconhecimento do Clube:
Classificação do AKC: Esportistas
Classificação do UKC: Cão de Caça
Prevalência: Raro
Hoje, um spaniel que pese mais de 11 quilogramas não precisa ser todo preto para ser considerado um field spaniel.
Essa raça vem em várias outras cores de pelagem: fígado, ruão, ou qualquer combinação dessas cores com manchas castanhas. Seja qual for a cor, a pelagem é longa e sedosa e pode ser levemente ondulada.
Field spaniels hoje são maiores do que os cocker spaniels, mas menores do que os springer spaniels. Os machos têm em média 45,72 centímetros de altura, enquanto as fêmeas costumam ter cerca de 43,18 centímetros de altura. Tanto os machos quanto as fêmeas pesam de 16 a 25 quilogramas.
Os olhos são avelã ou castanhos; as orelhas são longas, amplas e com franjas. A cauda geralmente é cortada.
Field spaniels costumam viver de 12 a 14 anos.
Personalidade:
Field spaniels são cães gentis, sensíveis e afetuosos. Tendem a ser reservados ou até mesmo tímidos com estranhos, mas são totalmente dedicados aos seus companheiros humanos.
Embora o field spaniel possa exibir um pouco de reserva emocional, o cão não se acanha quando recebe uma tarefa. Esses cães amam buscar e gostam de água. Seu instinto de caça podem fazer com que vagueiem. Gostam de se manterem ativos e precisam de exercício regular e tempo com o dono se quiserem prosperar.
O field spaniel de hoje tem potencial para ser um caçador, cobrador de caça e rastreador competente, além de um animal de estimação amoroso para a família.
Morando Com:
A sensibilidade e docilidade de um field spaniel torna o treinamento gentil e não coercitivo algo imprescindível. Igualmente importante é a exposição constante e consistente a uma grande variedade de pessoas, lugares e situações, especialmente quando o cão é filhote. O cão se dá bem com famílias que tenham crianças atenciosas e bem supervisionadas.
Caminhadas longas na coleira fornecem o exercício que o cão precisa e também o mantém sob o seu controle.
A necessidade de higiene do field spaniel é mínima a moderada; escovação uma ou duas vezes por semana deve ser suficiente para manter a pelagem.
História:
O field spaniel foi desenvolvido na Inglaterra na segunda metade do século XIX na tentativa de se produzir um cão de caça de porte médio, totalmente preto, que pudesse trabalhar igualmente bem na terra, na água ou em cobertura densa.
Diferentes variedades de spaniel estavam sendo desenvolvidas nesse período, e ocorreu um entrecruzamento considerável entre elas. Entretanto, com o advento da exposição formal de cães, as classificações entre os spaniels também se tornaram mais formais. Eventualmente, spaniels abaixo de 11 quilogramas foram designados como cocker spaniels; cães com pintas se tornaram Springer spaniels inglêses; e cães de uma cor só que pesavam mais de 11 quilogramas receberam o nome de field spaniel.