Ativa, inteligente, feliz e treinável, a raça Bichon havanês é ideal para o dono que quer um cão pequeno que se contente com caminhadas frequentes e jogos de ir buscar.
Alguns cubanos que fugiram para os EUA durante a revolução trouxeram seus cães Bichon havanês, os quais se tornaram a matriz para a raça hoje.
Tamanho:
Faixa de Peso:
Macho: 3,63-5,90 kg
Fêmea: 3,17-5,44 kg
Altura na Cernelha:
Macho: 27,94 cm
Fêmea: 25,4 cm
Expectativas:
Necessidade de Exercícios: 20-40 minutos/dia
Nível de Energia: Altamente enérgico
Faixa de Longevidade: 10-15 anos
Tendência a Babar: Baixa Tendência a Roncar: Baixa
Tendência a Latir: Moderada
Tendência a Cavar: Baixa Necessidade Social/de Atenção: Alta
Criado Para:
Companhia
Pelagem:
Comprimento: Médio
Características: Liso
Cores: Todas as cores e combinações, incluindo branco
Cuidados com a Higiene: Alto
Reconhecimento do Clube:
Classificação do AKC: Toy
Classificação do UKC: Cão de Companhia
Prevalência: Raro
Bichons havanêses cão cães pequenos que pesam sete a 5,90 quilogramas. A altura varia de 21,59 a 29,21 centímetros no ombro. O corpo é mais comprido do que alto; eles têm orelha caída e cauda que se enrola sobre o dorso. O Bichon havanês geralmente atinge a maturidade ao 1 ano de idade, embora atinja o tamanho pleno por volta de 6 a 8 meses.
A pelagem do Bichon havanês é lisa ou ondulada. Este cão costumava ser chamado de "Havana silk dog" porque a pelagem, embora dupla, tem a textura de seda fina. A pelagem do adulto chega a atingir 15,24 a 20,32 centímetros. Ao contrário do bichon, o Bichon havanês vem em muitas cores, incluindo dourado, preto, azul, prata, creme, champagne, chocolate e qualquer combinação das cores aceitáveis incluindo tricolor e parti-color.
Personalidade:
Bichons havanêses são cães afetuosos e alegres. Não são bons cães de canil e preferem estar na companhia de seus donos. São cães ativos e gostam de aprender truques e brincar com seus donos.
O Bichon havanês é inteligente e treinável. Precisa de socialização para evitar que se tornem tímidos com estranhos.
Morando Com:
O Bichon havanês precisa de muita interação com as pessoas. Em geral são bons com outros animais de estimação se forem socializados adequadamente, e gostam de atividades ao ar livre.
O Bichon havanês pode ser um bom cão de guarda, mas um cão de proteção ruim, por causa do seu tamanho pequeno. Ocasionalmente, um pode latir excessivamente se não for treinado adequadamente.
O Bichon havanês precisa ser escovado e penteado três vezes por semana ou mais para garantir que não forme nós. Não precisam aparar o pelo.
A raça Bichon havanês é ideal para uma pessoa que quer um cão pequeno e ativo que não precise de quintal grande se contente com caminhadas frequentes e jogos de ir buscar. Esses cães não ficam bem se deixados sozinhos por períodos longos.
O Bichon havanês costuma viver de 10 a 15 anos.
História:
O Bichon havanês é uma raça antiga da família bichon. Originalmente, cães Tenerife vieram a Cuba com fazendeiros e nobres espanhóis no início dos anos 1500. Esses cães se desenvolveram no Bichon havanês com pouca ou quase nenhuma influência externa.
Em Havana, a raça se tornou um animal de estimação para as famílias. No século XVIII, europeus de férias em Havana descobriram o Bichon havanês. O cãozinho rapidamente se tornou um sucesso entre a nobreza Espanhola, Francesa e Britânica.
Com a revolução de Castro, alguns cubanos que fugiram para os Estados Unidos trouxeram seu Bichon havanês com eles. Esses 11 cães se tornaram a matriz fundadora do Bichon havanês de hoje.