Criado para caçar, o Setter irlandês ama correr e precisa de exercícios consideráveis. Setter irlandêses são cães de um bom tamanho, variando de 25 a 68,58 centímetros de altura e de peso.
Setter Irlandês Num piscar de olhos
O Setter irlandês tende a ter o metabolismo acelerado e pode precisar de mais comida do que um cão do mesmo tamanho de uma raça menos ativa.
Tamanho:
Faixa de Peso:
Macho: 27,21-31,75 kg
Fêmea: 27,21-31,75 kg
Altura na Cernelha:
Macho: 27
Fêmea: 25
Características:
Orelhas caídas (naturalmente)
Expectativas:
Necessidade de Exercícios: 40 minutos/dia
Nível de Energia: Altamente enérgico
Faixa de Longevidade: 12-14 anos
Tendência a Babar: Baixa Tendência a Roncar: Baixa
Tendência a Latir: Baixa
Tendência a Cavar: Baixa Necessidade Social/de Atenção: Alta
Criado Para:
Apontar aves, buscar
Pelagem:
Comprimento: Médio
Características: Liso
Cores: Mogno vermelho, Chestnut
Cuidados com a Higiene: Moderado
Reconhecimento do Clube:
Classificação do AKC: Esportistas
Classificação do UKC: Cão de Caça
Prevalência: Comum
Setters irlandêses são cães de um bom tamanho, variando de 25 a 68,58 centímetros de altura e 27,21 e 31,75 quilogramas de peso. São altos e de aparência elegante, com pernas bem longas e pescoço longo. As orelhas pendem e o focinho é moderado com um stop definido (testa).
O grande orgulho do Setter irlandês é sua pelagem, claro, que varia de um mogno profundo a um vermelho mais claro. A pelagem é plana e razoavelmente lisa (pode ter um pouco de ondulação) e de comprimento médio. Pelo mais longo é encontrado na parte de trás das pernas, peito e pendendo da cauda. As orelhas também têm uma franja sedosa.
A impressão global do Setter irlandês é de glamour e elegância, embora o beiço (lábios) costume pendular e ele possa babar um pouco. Esses cães tendem a ser resistentes, vivendo até 12 ou 14 anos de idade.
Personalidade:
Embora sejam reconhecidos primeiramente por sua aparência deslumbrante, os Setters irlandêses são igualmente bem conhecidos por sua atitude "brincalhona". Estes são os palhaços solitários do mundo canino: vivazes, inteligentes e com grande senso de travessura.
É preciso sempre lembrar que estes são cães de caça, criados para correr o dia todo em terreno difícil. Eles encaram o treinamento com boa atitude mas, se forem negligenciados, vão começar a correr por conta própria, ae podem mastigar, latir e cavar.
Os Setters irlandêses tendem a ser cães extrovertidos e amigáveis, com as pessoas e com outros cães. Contudo, é preciso ter cuidado ao apresentá-los para outros animais de estimação menores da casa, porque eles são caçadores. Um pouco de socialização é importante para contrabalancear os poucos exemplares tímidos da raça.
Morando Com:
Os cuidados com a higiene são consideráveis aqui. A pelagem deve ser verificada diariamente para remover detritos e carrapichos e escovada duas ou três vezes por semana. Pode ser um cuidado rápido, mas deve ser consistente.
Conforme mencionado, o Setter irlandês ainda está próximo de suas raízes de caçador e requer bastante exercício para ser feliz e para ser um bom companheiro da família. Junto com corridas longas, um pouco de treinamento é importante. São cães alegres que adoram trabalhar. Paciência e uma mão firme mas gentil são necessários para treinar o Setter irlandês. Disciplina junto com senso de humor tornam a maioria dos Setters irlandêses em membros bem-comportados da família. Muitos Setters irlandêses competem em esportes caninos, e eles se saem particularmente bem em competições de obediência e caça.
Não conte com um Setter irlandês para guardar a casa, mas ele late para dar o alarme. O Setter irlandês tende a ser amigável e são bons cães de família, mas eles podem ser um pouco grandes e indisciplinados demais com crianças pequenas. Um pouco de socialização é necessária porque alguns desses cães são tímidos.
História:
O Setter irlandês é o mais jovem das três raças de setter do AKC e provavelmente descende do Setter inglês em particular. Os caçadores irlandeses queriam e precisavam de um cão de trabalho rápido com olfato apurado, e a cor vermelho vivo era fácil de ver no esconderijo.
Inicialmente, os cães irlandeses eram vermelhos e brancos, mas então um cão apareceu para ser o "divisor de águas" e forçou a influência em favor dos cães todos vermelhos. O campeão Palmerston foi um cão estonteante, de ossos leves, vermelho-mogno que entrou em cena em 1862. É dele que vem a maioria dos nossos Setters irlandêses dos dias modernos.
Especula-se sobre existir influência de pointer no histórico do Setter irlandês, mas a maioria dos apreciadores nega. Hoje, o Setter irlandês é um companheiro amado da família, e às vezes cão de caça. A raça sofreu surtos de popularidade, uma vez inspirado pelo filme de Walt Disney e os livros sobre "A Astúcia de um Rebelde."