Conhecido por ser gentil, protetor e fácil de cuidar, o Kuvasz pode ser independente e agressivo e, portanto, precisa de firmeza durante o treinamento e período de socialização.
Kuvasz Num piscar de olhos
Apesar de seu tamanho imponente, o Kuvasz precisa de bem pouca comida.
Tamanho:
Faixa de Peso:
Macho: 45,36-52,16 kg
Fêmea: 31,75-40,82 kg
Altura na Cernelha:
Macho: 29
Fêmea: 27
Características:
Orelhas caídas (naturalmente)
Expectativas:
Necessidade de Exercícios: 40 minutos/dia
Nível de Energia: Médio
Faixa de Longevidade: 9-12 anos
Tendência a Babar: Moderada Tendência a Roncar: Baixa
Tendência a Latir: Moderada
Tendência a Cavar: Baixa Necessidade Social/de Atenção: Baixa
Criado Para:
Cão de guarda, caça de animais grandes
Pelagem:
Comprimento: Médio
Características: Pelagem dupla, lisa. Ondulada
Cores: Branco
Cuidados com a Higiene: Moderado
Reconhecimento do Clube:
Classificação do AKC: Cães de Trabalho
Classificação do AKC: Cão de Guarda
Kuvasz são cães de grande porte, um pouco mais compridos do que altos, então a linha corporal é retangular. Não são cães pesados e corpulentos, eles dão a impressão de serem ágeis e fortes. As orelhas se dobram para a frente e não ficam em pé, e a pluma da cauda se curva graciosamente para cima quando o cão está alerta. A cabeça a cabeça não é rude, chega a ser refinada.
Os Kuvasz são todos brancos, embora o tom possa variar um pouco. A pelagem tem comprimento médio, é espessa e pode variar de liso a ondulado ou enrolado. A pelagem dupla significa troca de pelo intensa em determinadas estações. Esses cães não são albinos e devem ter boa pigmentação na trufa, nas patas e ao redor dos olhos.
Kuvasz são imponentes no tamanho, com machos de 71,12 a 76,20 centímetros de altura e cerca de 52 quilogramas. As fêmeas são um pouco menores, mas ainda assim medem cerca de 68,58 centímetros de altura e 36 quilogramas aproximadamente. Como é comum em cães de raças grandes, eles amadurecem devagar, e frequentemente só começam a encorpar a partir dos 2 anos de idade.
Personalidade:
Kuvasz são cães de guarda, então podem ser um pouco desconfiados de estranhos e protetores da família e do lar (essa família pode ser um rebanho de 100 ovelhas ou duas crianças pequenas). Eles querem fazer parte da família e podem ser excelentes cães de família se receberem treinamento adequado e socialização desde o início. Kuvasz têm um bom senso de humor e podem ser independentes como seria de se esperar de sua linhagem. Estes são cães inteligentes e, com a independência inata, requerem uma mão firme no treinamento e muita socialização.
Alguns Kuvasz podem ser agressivos e não ser bons cães de família, mas podem ser cães de guarda para o gado. Até aprenderem os limites, podem ter tendência a vagar.
Morando Com:
Kuvasz foram selecionados por sua habilidade de guarda e podem ser protetores da casa e da família. Embora seu trabalho atual seja principalmente guardar o rebanho, ele vai assumir a guarda de suas crianças e da casa se for criado como parte da família. Se forem criados com crianças e outros animais de estimação, são gentis e protetores. Depois que amadurecem e aprendem seu trabalho e lugar na família, são cães de fácil convivência. Se forem criados para trabalhar de maneira independente, requerem paciência e firmeza no treinamento. Não são o cão ideal para donos de primeira viagem.
Kuvasz podem ser ferozes na proteção dos seus, e já enfrentaram predadores como leões da montanha. Alguns podem ser agressivos e não são adequados para serem animais de estimação de família.
Hábitos destrutivos como excesso de latido de alerta e cavar podem ser o resultado de falta de contato humano ou de estímulos suficientes. Os Kuvasz jovens precisam de muito exercício, mas essa necessidade diminui com a maturidade. Kuvasz são naturalmente atléticos e em forma.
A socialização de cães destinados a viver com famílias é importante e deve começar quando o cão é jovem e continuar durante toda a sua vida. Kuvasz devem ser expostos a outros cães e animais, além de pessoas quando jovens se forem se tornar cães de família.
Kuvasz são "fáceis de cuidar," e precisam de bem pouca comida para um cão tão grande.
A escovação pode ser uma vez por semana ou diariamente durante as épocas de troca de pelo. A pelagem branca é grossa o suficiente a ponto de remover a lama e poeira com a escova, deixando um cão limpo e branco por baixo. Conforme é comum com muitas outras raças de cães de grande porte, a expectativa de vida de um Kuvasz pode ser de apenas oito a 10 anos. Contudo, há relatos de indivíduos que viveram até 14 anos.
História:
O Kuvasz é uma raça bem antiga. No norte da Mesopotâmia, placas de argila de 1300 AC mostram o nome "ku-assa." A palavra significa "cão-cavalo," um cão para viajar e guardar cavalos e cavaleiros.
O Kuvasz dos dias modernos foi desenvolvido na Hungria. O Rei Matias I da Hungria ajudou a estabelecer a raça, mantendo os cães como seus fiéis guarda-costas. Ele confiava mais em seus cães do que em seus soldados e súditos! Kuvasz também eram usados naquela época para caçar presas grandes.
Hoje, Kuvasz trabalham tomando conta de gado, protegendo rebanhos de ovelhas e cabras de vários predadores. Eles são semelhantes a outros cães de guarda do Oriente Médio como o Pastor de Maremma e o akbash.
No filme da Disney "A Incrível Jornada II," a adorável Dalila é um Kuvasz.