Informações Sobre a Raça e Características da Personalidade do Old English Sheepdog

Espertos, mas independentes e com senso de humor, Old English sheepdogs requerem bastante exercício; além disso, treinamento desde cedo e socialização é imprescindível.

Old English Sheepdog Num piscar de olhos
The Old English Sheepdogs Dog Breed

Por causa do seu senso de humor, Old English sheepdogs apareceram em muitos filmes, programas de TV e desenhos.

Tamanho:

Faixa de Peso:

Macho: 31,75-40,82 kg 

Fêmea: 27,21-36,29 kg

Altura na Cernelha:

Macho: 55,88 cm

Fêmea: 53,34 cm

Características:

Orelhas Caídas (naturalmente)

Expectativas:

Necessidade de Exercícios: 20-40 minutos/dia

Nível de Energia: Médio

Faixa de Longevidade: 10-12 anos

Tendência a Babar: Baixa Tendência a Roncar: Baixa

Tendência a Latir: Moderada

Tendência a Cavar: Baixa Necessidade Social/de Atenção: Alta

Criado Para:

Conduzir ovelhas, gado

Pelagem:

Comprimento: Longo

Características: Pelagem dupla, enrolada

Cores: Preto com ou sem branco, grisalho, azul. Merle azul, com ou sem manchas brancas 

Tendência a Perder Pelo: Moderada

Cuidados com a Higiene: Alto

Reconhecimento do Clube:

Classificação do AKC: Pastoreio

Classificação do UKC: Cães Pastores e Boiadeiros (exceto Boiadeiros Suíços) 

Prevalência: Comum

O Old English sheepdog pode parecer uma grande bola de pelos, mas um cão sólido espreita por baixo daquela bola fofa.

A altura começa em 55,88 centímetros e sobe, e o peso é de até 40,82 quilogramas. Esses cães são bem quadrados, e um Old English sheepdog raspado mostra boas proporções. A linha superior tende a descer do lombo até a cernelha.

As orelhas tendem a pender e a cauda é cortada o mais rente ao corpo possível. Os olhos são escuros e perniciosos quando vistos por baixo da franja pesada. A pelagem é espessa, densa e profusa. Os cães em "pelagem de exibição" ficam com a pelagem longa e fofa, mas vários cães de estimação são tosados rente para facilitar o cuidado. As cores são limitadas a tons de azul ou cinza com branco.

São cães de amadurecimento bem lento, atingindo a idade adulta próximo de um ano de idade mas sem encorpar totalmente até ter dois ou três anos. Muitos Old English sheepdogs vivem 12 ou 14 anos de idade.

Personalidade:

Old English sheepdogs são cães espertos, mas independentes. Podem ter gênio forte e precisam de uma mão firme para guiá-los pelo caminho certo. Possuem um senso de humor notável e parecem apreciar o desânimo de seus donos com algumas de suas excentricidades.

Embora não seja considerado um cão de guarda, alguns Old English sheepdogs podem ser protetores. Latem alto e alguns podem praticar latido incômodo. Cavar e mastigar se desenvolve em cães que não são suficientemente exercitados ou desafiados mentalmente.

Old English sheepdogs se saem melhor quando recebem socialização desde cedo tanto com outros animais de estimação quanto com pessoas. Podem ser um pouco agressivos com cães, particularmente os machos. Um aumento de popularidade nos anos 1970 não foi a melhor coisa para a raça, e criadores de renome estão trabalhando duro para restaurar o temperamento equilibrado desejado na raça.

Morando Com:

Old English sheepdogs tendem a ganhar peso facilmente, o que geralmente é verdade para cães de trabalho. Apresentam uma pequena tendência a ficar roliços, então fique de olho nas calorias. Pode ser difícil avaliar o peso corretamente, particularmente em cães com a pelagem completa.

Cuidado com a pelagem é uma grande questão para esta raça. Manter a pelagem em condições de exposição é um compromisso sério que requer banhos frequentes, tratamento do pelo e escovação diária além de limitação das atividades do cão. A maior parte dos cuidadores opta por tosar todo o pelo uma ou duas vezes por ano. Felizmente, Old English sheepdogs ficam bonitos tosados.

Old English sheepdogs requerem bastante exercício, especialmente quando são jovens. Treinamento é imprescindível junto com muita socialização. Esses cães precisam de uma mão firme e paciente e não são ideais para donos de primeira viagem. Foram desenvolvidos como cães de trabalho pesado e são mais felizes quando têm uma tarefa para cumprir, seja ela competição de obediência ou conduzir rebanho.

História:

O Old English sheepdog conseguiu sua aparência nas áreas de Devon e Somerset na Inglaterra, mas a raça provavelmente deriva pelo menos em parte dos cães pastores continentais. Na Inglaterra de 200 anos atrás surgiu a necessidade de um cão de grande porte capaz não somente de conduzir gado e ovelhas, mas defender de predadores grandes, como lobos. Como eles eram cães "de trabalho", suas caudas eram cortadas ou encaixadas para indicar que eram isentos de taxas, por isso o apelido "bobtails."

O Old English sheepdog tinha que conduzir animais por muitas milhas de distância até o mercado e desenvolveram uma marcha especial, de passos lentos e relaxados, para cobrir as milhas com eficiência. A pelagem espessa era facilmente mantida, simplesmente tosqueando o cão na primavera junto com as ovelhas.

Old English sheepdogs são famosos por seu senso de humor e apareceram em vários filmes e programas de televisão. "Já Fomos Tão Felizes" estrelava um Old English sheepdog, e vários desenhos como "Denis, o Pimentinha" e "For Better or For Worse" têm um Old English sheepdog como personagem principal.

Artigos Relacionados