Informações Sobre a Raça e Características da Personalidade do Samoieda

Apresentável e inteligente, Samoiedas prosperam na companhia de humanos e não ficam bem quando deixados sozinhos por períodos estendidos. São uma raça fácil de manter, e prosperam com quantidades pequenas de alimento de alta qualidade.

Samoieda Num piscar de olhos
The Samoyed Dog Breed

Samoiedas vieram para a Inglaterra no fim dos anos 1800, às vezes como presentes do czar da Rússia. A Rainha Alexandra foi uma de suas apreciadoras.

Tamanho:

Faixa de Peso:

Macho: 22,98-29,48 kg 

Fêmea: 35-22,68 cm

Altura na Cernelha:

Macho: 55,88 cm

Fêmea: 50,8 cm

Características:

Orelhas eretas (naturalmente)

Expectativas:

Necessidade de Exercícios: 20-40 minutos/dia

Nível de Energia: Médio

Faixa de Longevidade: 10-12 anos

Tendência a Babar: Baixa Tendência a Roncar: Baixa

Tendência a Latir: Moderada

Tendência a Cavar: Moderada Necessidade Social/de Atenção: Alta

Criado Para:

Pastoreio de renas, guardião, tração

Pelagem:

Comprimento: Médio

Características: Pelagem dupla, lisa

Cores: Branco e biscoito, creme, ou todo biscoito

Cuidados com a Higiene: Alto

Reconhecimento do Clube:

Classificação do AKC: Cães de Trabalho

Classificação do UKC: Raças do Norte 

Prevalência: Comum

O Samoieda é um cão de porte médio com altura variando de 48,26 e 59,69 centímetros e peso de 23 a 29 quilogramas.

Samoiedas são cães de estruturas quadrada e rubusta, com uma cauda fofa e emplumada enrolada sobre o dorso e virada para um lado.

As orelhas são eretas e a cabeça é ampla. Os cantos dos lábios são curvados para cima para formar o "sorriso de Sammie" característico. Samoiedas devem ter bastante pigmento escuro ao redor dos olhos, trufa e lábios, apesar da pelagem ser branca.

A pelagem branca reluzente é a glória da raça Samoieda. Como seria de se esperar de uma raça de origem nortenha, esta é uma pelagem espessa, dura e lisa com subpelo bem cheio. A cor é um branco impressionante, embora coloração biscoito ou creme seja permitida. A pelagem não é rente ao corpo dando uma aparência de fofura ao Samoieda.

Personalidade:

O Samoieda é um cão amigável, apresentável. Estes são cães inteligentes, com um toque de independência. Criados para viverem na tenda em aposentos bem próximos com suas famílias, eles prosperam na companhia de humanos. Os Samoiedas latem para dar o alarme e, se deixados sozinhos por longos períodos de tempo, geralmente começam a praticar latido incômodo. Cavar pode ser um problema porque eles cavam para chegar a um local de descanso fresco.

Samoiedas tendem a se dar muito bem com outros cães bem como com pessoas e outros animais de estimação que tenham crescido com eles. São cães pastores e podem mostrar um pouco de tendência de perseguir ou mordiscar. Em geral, eles se dão bem com crianças, embora possam ser um pouco barulhentos para crianças pequenas.

Morando Com:

Samoiedas são outra das raças verdadeiramente fáceis de cuidar, e prosperam com quantidades bem pequenas de alimento de alta qualidade. Excesso de petiscos ou pouco exercício podem facilmente causar obesidade. Samoiedas tendem a ser cães resistentes e longevos, frequentemente chegando aos 12 ou 14 anos de idade.

Esses são cães ativos e precisam de exercício diário. Como os Samoiedas são tão ligados às pessoas, eles gostam de treinamento e competem alegremente em obediência, agility, pastoreio, trenó e puxar peso. Eles não ficam bem se deixados sozinhos por longos períodos de tempo. Samoiedas geralmente latem para dar o alarme, mas depois recepcionam o estranho com rabo abanando e lambidas. O "sorriso de Sammie" característico não é de forma alguma uma expressão de agressão.

Samoiedas podem ser um pouco independentes e se saem melhor com treinamento desde cedo e demandam de uma socialização com uma mão firme porém gentil. Eles são mais felizes quando recebem tarefas para cumprir, mesmo que seja apenas puxar um carrinho em um desfile. A escovação deve ser diária ou quase, especialmente durante a época de troca de pelo.

História:

O Samoieda é verdadeiramente uma raça antiga, selecionada por tribos nômades na Sibéria para pastorear renas e atuar como puxadores de trenó quando necessário. Originalmente, esse cães polivalentes eram de uma variedade de cores, mas desde então o branco reluzente tomou conta na maior parte do mundo. Os Laika Pastores dos Nenets Soviéticos podem ter sido os verdadeiros ancestrais do Samoieda que conhecemos.

Estes  cães resistentes e amigáveis chamaram a atenção dos primeiros exploradores europeus e esses perceberam seu valor rapidamente. Samoedas vieram para a Inglaterra no fim dos anos 1800, às vezes como presentes do Czar da Rússia. A Rainha Alexandra foi uma de suas apreciadoras. Samoedas então se juntaram a muitas expedições polares, particularmente "Etah", que liderou a primeira viagem de Roald Amundsen ao Pólo Sul.

Muitos Samoiedas ainda trabalham hoje, pastoreando renas e puxando trenós, bem como sendo companheiros das famílias em muitas partes do mundo.

Artigos Relacionados