Desenvolto e alegre, o Shih Tzu tende a precisar de muita atenção pessoal. Pelo fato de prosperar na companhia de humanos, pode ficar mimado facilmente.
Shih Tzu Num piscar de olhos

Para manter a pelagem longa e fluida do Shih Tzu, o dono deve estar preparado para dedicar bastante tempo aos cuidados com a higiene.
Tamanho:
Faixa de Peso:
Macho: 4,08-7,25 kg
Fêmea: 4,08-7,25 kg
Altura na Cernelha:
Macho: 25,4 cm
Fêmea: 25,4 cm
Características:
Braquicefálico (cara achatada), orelhas caídas (naturalmente)
Expectativas:
Necessidade de Exercícios: <20 minutos/dia
Nível de Energia: Médio
Faixa de Longevidade: 11-14 anos
Tendência a Babar: Baixa Tendência a Roncar: Baixa
Tendência a Latir: Alta.
Tendência a Cavar: Moderada Necessidade Social/de Atenção: Alta
Criado Para:
Cão de Colo
Pelagem:
Comprimento: Longo
Características: Liso
Cores: Qualquer cor é permitida
Cuidados com a Higiene: Alto
Reconhecimento do Clube:
Classificação do AKC: Toy
Classificação do UKC: Cão de Companhia
Prevalência: Comum
Shih Tzu são classificados no grupo toy na maioria dos países, com uma altura de oito a 27,94 centímetros e peso de nove a 7,25 quilogramas (quatro a sete quilogramas).
Assim como a maioria das raças toy, shih tzu amadurecem rapidamente, atingindo tamanho adulto por volta dos 10 meses.
O shih tzu com frequência é um pouco mais comprido do que alto, com um corpo robusto e cabeça de bom tamanho. O focinho é bastante curto, com mordedura em prognatismo inferior. A cabeça é arredondada e os olhos são bastante proeminentes. A cauda é portada alegremente enrolada sobre o dorso. A marcha é longa e rápida para um cão tão pequeno.
O shih tzu é coberto por um pelo exuberante, longo e liso. Esta pelagem dupla requer uma quantidade razoável de manutenção, especialmente se for deixada longa nesses cães pequenos de maneira a arrastar no chão. Todas as cores são aceitas para a pelagem, mas é preferível pigmentos escuros ao redor dos olhos e no nariz. Shih tzu tendem a ser cãezinhos bastante resistentes e costumam viver até os 14 ou 15 anos de idade.
Personalidade:
Shih tzu são conhecidos por seu temperamento desenvolto e feliz. São alegres e amigáveis. O Shih tzu tende a se dar bem com pessoas de todas as idades e com outros cães, bem como com animais de estimação de outras espécies. Raramente você vai encontrar um shih tzu mal-humorado, mas a maioria é muito doce.
Com seus focinhos curtos, shih tzu não são de roer as coisas, mas eles gostam de cavar e alguns se entregam a latido incômodo. Possuem um forte desejo de estar com as pessoas, seja sentando no seu colo ou passeando pelo parque.
Morando Com:
Shih Tzu são muito fáceis de manter e ficam obesos rapidamente se ganharem muitos petiscos. Eles não querem e nem precisam de uma caminhada de uma milha todos os dias, mas gostam de andar e devem ser mantidos em forma. Shih tzu competem em obediência e agilidade com algum sucesso. Cuidado ao exercitar um shih tzu em clima úmido e quente pois com o focinho curto a raça tem tendência a insolação.
Pelo é um assunto sério quando se trata de um shih tzu. A maioria dos donos escolhe uma tosa curta o ano todo, que fica com uma aparência muito boa e é muito fácil de cuidar. Se você deseja manter a pelagem longa e fluida, deve estar preparado para dedicar um tempo considerável aos cuidados com a higiene. Esses cães precisam de banhos semanais com condicionador na pelagem para ajudar a manter os pelos sem emaranhar e escovação diária para evitar que objetos estranhos enrosquem nos pelos. Cães com a textura de pelagem correta não emaranham tanto quanto os de pelagem macia.
O shih tzu tende a precisar de muita atenção pessoal todos os dias. Eles prosperam na companhia de humanos e podem ficar mimados facilmente. Gostam de treinamento e de aprender truques, pois são o centro das atenções. Shih tzu devem ser socializados com crianças desde cedo, mas gostam de pessoas de todas as idades. Não conte com o seu shih tzu para guardar a casa; ele provavelmente vai receber o assaltante de patas abertas.
História:
O shih tzu teve origem no Tibete, provavelmente por volta do século VII, e podem simplesmente ter sido os menores dos Lhasa Apsos de lá. Ofertados como presente aos imperadores chineses, a raça se desenvolveu para o cão que reconhecemos hoje. Os entusiastas especulam sobre cruzas com o Pequinês para encurtar o rosto e para selecionar os menores cães do tipo Lhasa. O nome shih tzu significa "cão leão" em chinês, o que confunde ainda mais a descendência porque cão leão geralmente denota o Pequinês.
A realeza chinesa manteve e criou o shih tzu e, quando os britânicos chegaram, a raça abriu caminho para a Inglaterra e os Estados Unidos. Infelizmente, a tomada do comunismo na China exterminou a maioria dos exemplares nativos.
Ninguém contesta que esses cãezinhos charmosos foram criados como cães de companhia. Sua função principal desde o início parece ser a de agir como uma companhia encantadora.