Como outros terriers, o West Highland White é esperto, independente, com um pequeno toque de teimosia. É um cão vivaz e divertido que precisa de uma mão firme durante o treinamento.

Os terriers Scottish, cairn e West Highland white vieram da mesma matriz, com apreciadores diferentes selecionando cores diferentes.
Tamanho:
Faixa de Peso:
Macho: 6,80-9,53 kg
Fêmea: 6,80-9,53 kg
Altura na Cernelha:
Macho: 27,94 cm
Fêmea: 25,4 cm
Características:
Orelhas eretas (naturalmente)
Expectativas:
Necessidade de Exercícios: 20-40 minutos/dia
Nível de Energia: Altamente enérgico
Faixa de Longevidade: 12 -14
Tendência a Babar: Baixa Tendência a Roncar: Baixa
Tendência a Latir: Alta
Tendência a Cavar: Alta Necessidade Social/de Atenção: Alta
Criado Para:
Caçar raposa, texugo, parasitas
Pelagem:
Comprimento: Curto
Características: Pelagem dupla, pelagem dura, reta
Cores: Branco
Cuidados com a Higiene: Alto
Reconhecimento do Clube:
Classificação do AKC: Terrier
Classificação do UKC: Terrier
Prevalência: Comum
O "Westie" é um dos terriers de perna curta, com 10 ou 27,94 centímetros de altura e 6,35 a 9,07 quilogramas de peso.
São cãezinhos bem parrudos, mas bastante rápidos e ágeis.
West Highland white terriers são imediatamente identificáveis por sua pelagem branca densa e áspera. É uma pelagem bem curta, mas forte o suficiente para abrir caminho pelas amoreiras e áspera o suficiente para não se sujar de lama facilmente. A pelagem precisa ser cortada ou arrancada à mão para dar cabo do subpelo morto. O pelo branco ajudava os donos a vê-los no campo e distingui-los da presa que estavam caçando. Apesar da pelagem ser branca, esses cães não são albinos. Eles devem ser pigmentos escuros ao redor dos olhos, boca e trufa.
As orelhas são eretas e a cauda de comprimento moderado e robusta. A cauda robusta é usada para puxar os cães de volta de dentro dos buracos quando eles estão atrás de caça.
Personalidade:
Westies são típicos terriers. São espertos, independentes e um pouco teimosos. Obviamente, são cãezinhos determinados para estarem dispostos a ir para baixo da terra atrás de uma raposa ou texugo. Isso faz com que seja difícil treiná-los, e é preciso muita paciência e firmeza. São cães alegres e divertidos, mas nem sempre sentem a necessidade de seguir ordens de humanos.
Novamente, mostrando seu temperamento de terrier, Westies nem sempre são bons com outros cães que não foram criados com eles e podem ser perigosos para outros animais pequenos da casa, como coelhinhos. Como convém à sua herança, eles mostram tendência a latido incômodo e a cavarem seriamente.
Morando Com:
Terriers em geral são cães de fácil manutenção, criados para viver de sobras e de suas próprias habilidades de caça. Excesso de petiscos calóricas pode levar a um cão muito pesado. Estes são cãezinhos resistentes, e frequentemente vivem bastante depois da adolescência.
Todos os Westies devem ser socializados cedo e continuamente, especialmente com outros cães e animais de estimação. Estes cães ainda estão muito próximos de suas raízes de caçador e ficam melhor com muita oferta de exercícios. Deixados por conta própria, vão escavar o seu quintal e latir enquanto o fazem. Westies são alertas e dão latido de alarme para defender seus lares e sua família.
Terriers em geral devem começar o treinamento o mais cedo possível e com métodos criativos e positivos, levados por uma mão firme. West Highland White Terriers se saem bem em muitos esportes caninos incluindo competições de obedience, agility e earth dog. Gostam da companhia de humanos, mas você deve socializá-los com crianças e insistir para que aceitem manipulação e cuidados de higiene. Os cuidados podem ser tão simples como tosar o cão duas vezes por ano ou tão demorados como arrancar à mão (stripping) os pelos de um cão de exibição.
História:
O West Highland white terrier tem uma variedade de nomes dos seus locais de origem nas Ilhas Britânicas. Já na época do Rei Jaime I no início dos anos 1600, os cãezinhos brancos e durões eram conhecidos e admirados como os cães de Argyleshire. A raça teve seu tipo estabelecido pelo Coronel Malcom de Poltalloch nos anos 1800 e, na verdade, o West Highland white terrier foi chamado de Poltalloch por um tempo e depois de Roseneath terrier em homenagem à fazenda do Coronel Pollatoch.
Parece que o Scottish terrier, cairn terrier e West Highland white terrier todos vieram da mesma matriz, com apreciadores diferentes selecionando cores diferentes. Os cães brancos eram mais fáceis de ver no campo, e essa era sua maior vantagem.
Assim como todas as raças de terrier, o West Highland foi criado como caçador de parasitas. De ratos a raposas, tudo era caça válida e isso ainda é verdade hoje. Enquanto a maioria dos Westies aproveitam seu status favorecido de animais de estimação da família, eles ainda participam de competições de earth dog, e muitos ainda exterminam toupeiras ou camundongos no quintal.