Como Lidar Com Problemas Digestivos de Seu Cão

Published by
min read

Existem milhões de razões por que ser um dono de pet é divertido, mas lidar com problemas digestivos em cães não é um deles. Quando o sistema gastrointestinal do cachorro não faz a digestão de maneira correta, você pode se deparar com cenas nem tão agradáveis: você provavelmente já ouviu sons de regurgitação ou o viu apresentando diarreia em seu quintal pelo menos uma vez. Na hora da limpeza sabemos tudo que é necessário, mas lidar com essas situações pode ser desagradável , então aqui estão algumas maneiras de como enfrentar e reduzir a incidência e severidade desses sintomas. 

Mantendo a calma 

Seu cão provavelmente terá problemas digestivos em algum momento de sua vida e é importante garantir que ele está bem antes de se preocupar com a limpeza do vômito no sofá ou fezes no tapete. Caso identifique sangue, ou ainda, perceba que seu cão está tremendo ou andando incoordenado, imediatamente você deve procurar por tratamento com um médico veterinário. Mas, se teve um episódio de diarréia ou esta seletivo para se alimentar, você normalmente pode observar as próxima 24 horas para ver se há piora dos sintomas. Tenha certeza de que água potável esteja sempre disponível, ligue para seu veterinário caso seu pet aparente fraco ou letárgico e questione se você deve levá-lo a clínica para garantir sua segurança. 

Enquanto você limpa toda a bagunça, mantenha-o em uma única área de sua casa. Tente identificar qualquer mudança que fez ou se há algo que seu pet possa ter entrado em contato seja inalando, engolindo ou até mesmo encostando em sua pele. Assim que você notar sintomas gastrointestinais, observe a frequência e aspectos de vômitos e diarreia. Suas anotações serão importantes para auxiliar o veterinário no diagnóstico e identificar se é um evento pontual ou sinal de uma doença grave.

Quando seu animal estiver com esses sintomas, encare a bagunça em sua casa de forma calma e lembre-se de não gritar na tentativa de discipliná-lo, pois isso pode causar estresse e ansiedade que não será benéfico. A seguir, algumas dicas para ajudar a lidar com essa situação:

  • Leve-o para passear ou, se possível, mantenha-o seu quintal com maior frequência. É melhor que ele faça essa bagunça fora de casa. 
  • Mantenha-o num cômodo ou numa área da casa que é mais fácil de limpar - um tapete ou carpete podem ser bem desafiadores.
  • Fraldinhas para cães podem não ser o acessório mais fashion, mas facilitam a bagunça segurando toda a sujeira que iria para o chão.

Jack Russell Terrier eating food out of a dog bowl.

Nutrição adequada é prioridade

Alguns problemas gastrointestinais podem ser prevenidos através do fornecimento do tipo de alimento e quantidades adequados para seu pet – hoje existem rações específicas para cães com problemas digestivos. Caso decida mudar a dieta, é imprescindível realizar a troca gradual, misturando o alimento anterior com o novo alimento para reduzir sintomas causados por uma troca brusca. É importante conversar com seu veterinário para saber sobre quaisquer mudanças na alimentação ou suplementação e, segundo a Associação Americana de Medicina Veterinária (AVMA), muitos cães não precisam de vitaminas ou suplementos. O AVMA também enfatiza que suplementos podem ter efeitos colaterais. Seu veterinário é a pessoa ideal para saber as necessidades de seu cão; portanto não confie em informações sem embasamento científico.

O mesmo deve ser considerado para remédios caseiros que você já pode ter ouvido para tratamento de náusea, vômitos e diarréia - principalmente uso de medicações para humanos. 

Apesar de lidar com esses sintomas ser bastante desgastante: fique calmo. Aliado com seu veterinário, encontre o diagnóstico e tratamento correto para evitar futuro problemas. Quanto mais saudável seu animal está, mais tempo você terá para se divertirem juntos.

Contributor Bio

Chrissie Klinger

Chrissie Klinger

Chrissie Klinger é uma mãe de pet que gosta de compartilhar sua casa com seus filhos peludos, dois de seus próprios filhos e seu marido. Chrissie gosta de passar o tempo com todos os membros da família quando não está ensinando, escrevendo ou blogando. Ela se esforça para escrever artigos que ajudem os donos de animais a viver uma vida mais ativa e significativa com seus animais de estimação.

Artigos Relacionados

  • Quais são os sinais de alergias alimentares?

    180680638 Você vê seu cão se coçando todo, sofrendo de problemas gastrointestinais, diarreia crônica ou gases. Ele pode estar vomitando ou até mesmo coçando a orelha ou esfregando o rosto.
  • Cancer

    180680638 Learn about the symptoms, diagnosis and treatment of cancer and tumors in dogs, providing pet owners with valuable information and resources when dealing with canine cancer.
  • Heart Disease | Hill's Pet

    180680638 Learn about the warning signs, symptoms, and treatments of heart disease in dogs and the affect on your pet's health and well-being.
  • Fatos Sobre Doença Hepática em Cães

    180680638 O fígado é um órgão importante com muitas funções, incluindo a digestão e conversão de nutrientes, a remoção de substâncias tóxicas do sangue e o armazenamento de vitaminas e minerais.

Produtos Relacionados