Problemas urinários em cães: o que você precisa saber

$authorText
minutos de leitura

Poucas coisas podem romper a harmoniosa barreira que você tem com o seu cachorro como os problemas urinários. Quando o seu cão adulto e treinado usa a sua casa como banheiro pessoal, você pode pensar que ele está fazendo isso por rancor e que precisa ser repreendido. Mas a verdade é que essa inadequada micção em cães muitas vezes está fora de seu controle e geralmente tem uma causa subjacente que não tem nada a ver com mau comportamento.

Por que o seu cachorro pode estar fazendo xixi dentro de casa

Diversos fatores podem ser a causa do porquê seu cachorro está fazendo xixi no lugar errado. Pode ser algo simples, como ele estar bebendo muita água e precisar urinar com mais frequência do que as vezes em que sai de casa. É possível que ele simplesmente não tenha sido adequadamente ensinado. É uma lição complicada enfatizar que o seu cão tem que fazer xixi no lugar certo e somente fora de casa! O ensino pode ser ainda mais difícil quando, às vezes, você permite que ele se alivie em áreas específicas dentro de casa, como um tapete para treinamento de filhotes. É fácil para os cães ficarem confusos sobre o que é apropriado.Black French bulldog lying on a bed.

Também é possível que o seu filhote esteja marcando território dentro de casa. Isto geralmente acontece com cães machos não castrados e, às vezes, este comportamento cessa uma vez que ele seja castrado. Machos e fêmeas castrados podem começar esse comportamento de tempos em tempos, especialmente, se eles se sentirem ameaçados pela chegada de outro animal de estimação.

Não é incomum que problemas urinários em cães sinalizem um sintoma psicológico mais profundo, como ansiedade. Além do acima exposto, as seguintes possibilidades podem ser as razões pelas quais seu cão está urinando dentro de casa:

  • Hiperexcitação: embora a perda do controle da bexiga urinária por causa da excitação seja mais comum em filhotes, e algo que a maioria dos cães supera, alguns cachorros mantêm essa tendência até a fase adulta.
  • Submissão: algumas micções são sinais de submissão a outros cães ou animais e, às vezes, até a humanos.
  • Ansiedade ou medo: se o seu cachorro está indo para dentro de casa enquanto ela está vazia, isto pode ser um sinal de ansiedade de separação. Pode haver algo no ambiente, como um barulho alto, que o esteja deixando com medo de sair de casa.
  • Mudança no meio ambiente: se você recentemente se mudou e o ambiente do seu cachorro foi alterado, ele pode não necessariamente associar o novo local com estar fora dos limites para fazer suas necessidades. Neste caso, pode ser necessário algum treinamento extra para ajudá-lo a entender que o novo lugar ainda é considerado dentro de casa e que ele deve fazer suas necessidades ao ar livre.

Problemas urinários relacionados à saúde em cães

É claro que se um cão devidamente ensinado e bem ajustado de repente começar a urinar dentro de casa, há uma boa chance de que a micção seja um sintoma de um problema de saúde latente. Algumas condições podem fazer com que um cão perca involuntariamente o controle dos músculos da bexiga, enquanto outras condições, como certas infecções e doenças, podem aumentar a frequência e a urgência da micção. Aqui está uma lista de possíveis causas médicas de problemas urinários em cães:

  • Diabetes
  • Dor ao agachar ou levantar a perna para urinar
  • Uma infecção na bexiga ou no trato urinário
  • Cálculos urinários
  • Doenças renais ou hepáticas
  • Tumores
  • Síndrome de Cushing ou Síndrome de Addison
  • Problemas na glândula adrenal
  • Parasitas intestinais
  • Problemas cognitivos causados por alteração cerebral ou demência
  • Doenças e condições relacionadas à idade

Como ensinar o cão a fazer xixi no lugar certo

Se o seu cão começar a urinar dentro de casa, a primeira coisa que você deve fazer é levá-lo ao veterinário para descartar quaisquer problemas de saúde potencialmente graves. Se descobrir que seu cão está sofrendo de um problema de saúde, é provável que, uma vez que o problema seja tratado, ele pare de urinar em locais inapropriados.

No entanto, se o problema for relacionado à idade, ou for crônico, e a diminuição da micção não seja possível, converse com seu veterinário sobre soluções compassivas que tornarão mais fácil cuidar de seu cão e deixá-lo confortável. Você pode precisar levá-lo para caminhadas com mais frequência ou deixá-lo sair mais vezes, ou ainda, confiná-lo em uma pequena área forrada com tapetes de treinamento quando você não puder estar lá para deixá-lo sair. Fraldas para cães podem ajudar a reduzir os acidentes.

Quanto aos problemas urinários relacionados ao comportamento, novamente, converse com seu veterinário. Para problemas mais sérios, como ansiedade de separação, ele pode encaminhá-lo a um especialista em comportamento canino que pode ajudar a tratar a ansiedade subjacente que está fazendo seu cão urinar dentro de casa. Também pode ser uma boa ideia consultar um adestrador de cães para reforçar o treinamento em casa e ajudar o seu cão a entender aonde ele deve ir. Você deve usar uma solução de limpeza enzimática nos locais onde ocorreram os acidentes para remover completamente todos os vestígios de urina e odores, de forma que eles não atraiam o seu filhote para continuar voltando para aquele local.

Nunca castigue o seu cão por urinar dentro de casa, porque os cães nem sempre associam o mau comportamento à punição, e isso pode piorar o problema para ele. Isso é especialmente verdadeiro se você deixá-lo em casa e encontrar a poça ao invés de pegá-lo em flagrante. Ao contrário do mito comum, você nunca deve esfregar o focinho do seu cachorro na bagunça porque, novamente, ele não vai associar a punição ao comportamento. Em vez disso, concentre-se em recompensá-lo quando ele sair de casa, com petiscos, muitos elogios e amor. Você pode até recompensá-lo quando ele sinalizar que precisa sair, sentando-se perto da porta ou tocando uma campainha perto da porta, se você preferir.

Pode ser difícil ter paciência quando seu doce filhote destrói o tapete ou você está cansado de limpar poças, mas isso ajuda a ver os problemas urinários do seu cão, não como um sinal de desafio, mas sim como um grito de socorro. Quer o problema seja comportamental ou de natureza médica, descobrir por que o seu cão está tendo acidentes ajudará muito a pará-los de uma vez por todas.

Artigos Relacionados