Gastroenterite em cães: O que você precisa saber

Published by
min read

Encontre o alimento certo para o seu pet

Encontre o alimento certo para o seu pet

Encontre o alimento certo para o seu pet

Se o seu cão apresentou vômito, diarréia ou os dois, este pode ser um caso de gastroenterite. A gastroenterite é uma condição comum que geralmente envolve diarreia e pode ou não ser acompanhada de vômito. Os cães com esse distúrbio também podem apresentar um quadro de gastroenterite hemorrágica.

Embora comum, a gastroenterite em cachorro pode ser frustrante, assustadora e - dependendo de sua causa e seus efeitos - difícil de tratar.

Tipos de gastroenterite em cães

A gastroenterite possui muitas facetas. Pode apresentar-se de forma isolada (de fezes levemente moles a fezes aquosas) ou com vômitos. Com menos frequência, o cão pode apresentar apenas vômito.

Esta doença é separada em dois tipos - aguda e crônica. A forma aguda surge de repente. A forma crônica acontece por semanas, meses ou até anos. A gastroenterite aguda geralmente desaparece por si só; em outros casos, pode piorar progressivamente até que o tratamento veterinário seja fornecido.

Staffordshire terrier wrapped up in a blanket.

Causas de Gastroenterite em Cães

A gastroenterite pode ter muitas causas potenciais. Qualquer coisa que altere significativamente a microbiota intestinal, por exemplo, pode levar a esta condição. Aqui está uma lista das possíveis causas:

  • Ingestão de alimentos estragados ou crus

  • Vírus (parvovírus, cinomose, etc.)

  • Parasitas intestinais

  • Alterações na flora intestinal

  • Alergia ou sensibilidade alimentar

  • Úlceras gastrointestinais

  • Neoplasias gastrointestinais

  • Corpo estranho

  • Obstrução intestinal

  • Doença genética ou predisposição

Infelizmente, normalmente é difícil identificar a causa exata desta condição. No entanto, isso não significa que seu cão não possa ser curado, pois a maioria dos tratamentos veterinários acaba sendo bem-sucedida.

Sinais da Gastroenterite em Cães

Geralmente na gastroenterite o cachorro começa com fezes amolecidas que se tornam cada vez mais úmidas. Depois, você poderá notar a presença de muco em suas fezes, esforço para defecar e/ou a defecação em lugares não habituais. Aqui estão outros sinais comuns:

  • Defecação explosiva e/ou mais freqüentes

  • Fezes escuras

  • Grandes volumes de fezes aquosas

  • Sangue nas fezes

  • Letargia

  • Inquietação

  • Dor abdominal

  • Náusea (babando, engolindo com frequência)

  • Vômito

Os cães podem exibir um ou muitos desses sinais, dependendo da gravidade e progressão da doença.

Diarréia hemorrágica em cães

O mais preocupante para os donos de pets é a versão sangrenta da gastroenterite, chamada gastroenterite hemorrágica ou síndrome da diarréia hemorrágica aguda.

Este tipo tende a aparecer rapidamente e pode ser muito grave, em alguns casos leva a pancreatite e/ou doença sistêmica com risco de morte.

A característica marcante da síndrome de diarréia hemorrágica aguda é o sangue vermelho brilhante nas fezes. Aqui estão sinais mais específicos desta síndrome:

  • Fezes com muco e sangue misturados

  • Grumos ou poças de fluido sanguíneo gelatinoso (geralmente descrito como geléia de framboesa)

  • Gotas de sangue no reto

  • A condição tende a afetar mais as raças pequenas de cães do que as grandes, embora possa ocorrer em todos os cães.

Quando levar o seu cão ao veterinário

White and black dog lays on rug wrapped in green sweater.

Muitos cães com gastroenterite parecerão surpreendentemente normais. Eles podem não demonstrar sinais que vão além de uma alteração na qualidade, quantidade, frequência ou localização de suas fezes. Cachorros com diarréia hemorrágica normalmente apresentam sinais mais óbvios, como os mencionados anteriormente.

Como é difícil saber se o quadro do cachorro se tornará mais grave, os cuidados veterinários devem ser aplicados em todos os casos de diarreia, principalmente nos filhotes, geriátricos ou nas raças pequenas, pois tem maior risco de desidratação. Estes cuidados são absolutamente necessários se o seu cão estiver vomitando ou com sinais de náusea, sangue, dor ou letargia.

Como tratar a gastroenterite em cães

Os pais de pets costumam optar por tratar casos menos graves em casa. A maioria dos cães com diarréia descomplicada se recupera com intervenções simples que qualquer tutor mais experiente poderá entender. Considere as seguintes abordagens:

  • Conversar com um veterinário deve sempre ser sua primeira opção se você suspeitar de um problema com a saúde digestiva do seu cão. Ele poderá informar se alguma das recomendações abaixo será útil para o caso de seu pet.

  • Ofereça um alimento específico para distúrbios gastrointestinais (como o Hill’s Prescription Diet i/d). Mantenha-o em repouso

O papel da nutrição na gastroenterite

O papel que a nutrição desempenha na gastroenterite é super importante, principalmente por que escolhas alimentares inadequadas estão no centro de muitos casos. Você deve alimentar o seu cachorro com refeições regulares que não prejudicam o estômago. A mudança para o alimento gastrointestinal deve ser gradual.

Os veterinários geralmente recomendam alimentos com teor moderado de gordura e com um mix de fibras solúveis e insolúveis para tratar (e prevenir) a maioria dos casos de gastroenterite. Se o seu pet tem sensibilidade ou alergia alimentar, o veterinário poderá ainda prescrever uma proteína hidrolisada.

A gastroenterite é difícil para todos - inclusive para o seu filhote. Felizmente, os cuidados veterinários podem ser bem sucedidos no tratamento da doença.

Contributor Bio

Dr. Patty Khuly

A Dra. Patty Khuly é graduada com honras pelo Wellesley College e pela University of Pennsylvania School of Veterinary Medicine. Ela recebeu seu MBA na The Wharton School of Business como parte do prestigiado programa de dois graus VMD/MBA. Agora ela é dona da Clínica Animal Sunset, em Miami, Flórida. Mas isso não é tudo. Dra. K é um leitora nerd, ávida por tricô, fanática por ioga, geek da música e corredora com dificuldades. Ela mora no sul de Miami com três cães, inúmeros gatos, duas cabras resgatadas e um bando de galinhas.

 

Você pode acompanhá-la escrevendo em DrPattyKhuly.com e SunsetVets.com.

Artigos Relacionados