Fatos Sobre Doença Renal em Cães
Encontre o alimento certo para o seu pet
Encontre o alimento certo para o seu pet
Encontre o alimento certo para o seu pet
Os rins, órgãos frequentemente esquecidos, mas que sustentam a vida removem o lixo da corrente sanguínea e regulam os fluidos no corpo. Se os rins não são capazes de fazer o seu trabalho, o resultado pode ser fatal para o seu cão.
O que é doença renal?
Os rins são muito importantes porque removem substâncias residuais do sangue e mantêm o equilíbrio normal de fluidos e minerais no corpo. Qualquer condição que prejudique os rins é denominada doença renal. Em alguns casos, os cães podem mostrar sinais precoces de doença renal. No entanto, os sinais de doença grave só aparecem após já ter sido perdida 75% da função dos rins. Este é o motivo pelo qual a detecção precoce é tão importante, especialmente para cães com 7 anos ou mais. Um simples exame de sangue e urinálise são tudo o que é necessário para detectar a doença renal.
O que causa a doença renal nos cães?
Os rins podem ser danificados por uma ampla gama de condições, incluindo lesões, infecções, toxinas e câncer. Esse dano geralmente é irreversível. A doença renal é comum em cães, mas com o diagnóstico precoce e tratamento, a progressão pode ser limitada e muitos cães vivem felizes por anos após o diagnóstico. Os Seguintes fatores podem tornar os cães mais propensos a doenças renais:
Age: The chance of developing kidney problems in dogs increases after the age of 7.
Food: Some dog foods high in phosphorus and dog foods with increased levels of protein can increase the progression of kidney disease.
Idade: A chance de desenvolver problemas renais em cães aumenta após os 7 anos de idade.
Ração: Algumas rações para cães ricas em fósforo e rações com níveis aumentados de proteína podem aumentar a progressão da doença renal.
Raça: Algumas raças, incluindo Cocker spaniel inglês, bull terriers e Pastor Alemão , são mais propensas a desenvolver tipos específicos de doença renal. Saiba mais sobre um pastor alemão muito especial chamado Buddy que foi diagnosticado com insuficiência renal.
Ambiente: Alguns produtos químicos, incluindo certos desinfetantes, anticongelantes, tinta à base de chumbo e alguns medicamentos humanos podem danificar os rins.
Meu cão tem doença renal?
Os sinais de doença renal podem ser difíceis de reconhecer, mas se você perceber qualquer um dos seguintes, isso pode significar que seu cão tem um problema renal. Verifique com seu veterinário se você está vendo algum destes sinais.
- Aumento da sede e produção de urina
- Apetite reduzido
- Perda de peso
- Mau hálito
- Vômito e diarreia
- Feridas na boca
- Fraqueza
- Falta de energia e aumento do sono
- Aparência ruim da pelagem
- Depressão
Se seu cão for diagnosticado com doença renal, seu veterinário pode descrevê-la como aguda ou crônica.
Doença Renal Aguda: Os distúrbios renais agudos ou súbitos podem ser causados por:
- Perda de sangue
- Choque
- Estresse cirúrgico
- Trauma
- Desidratação severa
- Envenenamentos
- Drogas
- Fluxo renal obstruído
- Infecção
Doença Renal Crônica: Doenças renais crônicas ou de longo prazo podem resultar dos fatores acima, incluindo: Tendência da raça e hereditária, em coordenação com fatores nutricionais e defeitos do sistema imunológico. A doença renal crônica é progressiva e irreversível.
Infelizmente, os sinais de doença renal geralmente não aparecem até que 75% da função renal tenha sido perdida. Uma vez que a insuficiência renal crônica se desenvolve, não pode ser revertida.
IMPORTANTE: Os estágios iniciais da doença renal não apresentam sinais ou sintomas. Um aumento na sede pode ser o primeiro sinal de insuficiência renal - se você perceber isso, ou qualquer um dos sinais acima, consulte seu veterinário imediatamente.
Tratamento: A importância da nutrição
A ração que o seu cão come desempenha um papel importante na sua saúde e bem-estar geral. Se seu cão for diagnosticado com doença renal, modificar sua ração pode ajudar a controlar a doença, reduzindo as quantidades de proteína, fósforo e sal. Restrição de fósforo parece especialmente importante para diminuir a gravidade dos sinais clínicos e a progressão do dano renal. Reduzir os níveis de proteína também pode ajudar a restaurar os níveis normais de ácido-base. A nutrição equilibrada é uma parte essencial de um estilo de vida ativo e saudável. Se o seu cão tiver problemas renais, a nutrição certa pode afetar positivamente a qualidade de vida do seu cão. Para um diagnóstico preciso e opções de tratamento, consulte sempre o seu veterinário
Pergunte ao Seu Veterinário Sobre Doença Renal:
- Há algum alimento que eu deva evitar dar ao meu cão por causa de sua condição?
- Pergunte como a comida humana pode afetar a saúde do seu cão.
- Você recomendaria uma ração para cães da Hill’s® Prescription Diet® para a saúde renal do meu cão?
- Pergunte sobre preocupações nutricionais especiais para o seu cão
- Com que frequência/e qual a quantidade você deve fornecer a ração recomendada para o seu cão
- Discuta quais petiscos você pode dar ao seu cão com a ração recomendada
- Com que rapidez devo esperar sinais de melhora na condição do meu cão?
- Você pode me fornecer instruções por escrito ou um livreto sobre doença renal para o meu cão?
- Qual é a melhor maneira (email/telefone) de entrar em contato com você ou com o seu hospital se eu tiver dúvidas?
- Pergunte se você precisa de uma consulta de acompanhamento.
- Pergunte se um e-mail de lembrete ou aviso será enviado.