Manejo das alergias sazonais em cães

Publicado por Dr. Sarah Wooten
Tempo de leitura

Você sabia que cães podem ter alergias sazonais assim como os humanos? É verdade! Alergias sazonais se manifestam, principalmente, como coceira na pele, mas também pode haver outros sintomas. Por exemplo, se seu cão está com o nariz escorrendo e coçando, pode ser um forte indício de alergia.

Aqui estão algumas formas de como você pode identificar alergias sazonais em seu cão, assim como dicas para que seu pet volte a ativa caso ele sofra com as mudanças climáticas.

Sinais de alergias sazonais em cães

As reações que o cachorro com alergia apresenta são um pouco diferentes das dos humanos. Coceira na pele e otite são os sinais mais comuns, mas seu pet também pode apresentar olhos vermelhos e inchados, nariz escorrendo e espirros.

A coceira pode ser de leve ou intensa, principalmente nas regiões de axila, virilha, focinho ou patas. Lembre-se: cães podem se coçar com muita intensidade! Então, caso você note seu pet esfregando-se no tapete ou nos móveis, lambeduras e mordidas excessivas nessas regiões, deve levá-lo ao veterinário. Esse comportamento pode causar infecções - podendo incluir odor incomum  e secreções - que vão precisar de tratamento.

German shepherd mixed breed in pink collar sniffs flowers.

Quais são as causas para alergias sazonais em cães?

Alergias sazonais ocorrem quando cães inalam ou entram em contato com algo que é sensível a eles. Explicando com mais detalhes: a alergia em cachorro acontece quando o sistema imune se torna menos tolerante a um alérgeno. Então, toda vez que encontra esse alérgeno no ambiente, fica desordenado e promove uma resposta inflamatória que causa algumas das reações descritas anteriormente.

Essas alergias são causadas por fatores presentes apenas em algumas épocas específicas do ano, como pólen de árvores e grama, poeira e ácaros, mofo, picadas de pulgas e grama fresca no outono ou verão.

Como alergias sazonais em cães são diagnosticadas?

O veterinário pode diagnosticar alergias sazonais em seu cão baseado no histórico, exame físico, testes laboratoriais e sua resposta à terapia.  Você ainda pode levar seu pet ao veterinário dermatologista para testes alérgicos de pele - outro método eficaz.

Testes cutâneos normalmente são realizados por um veterinário especialista na área de dermatologia. Esses testes vão mensurar a reação alérgica do seu pet a partir de injeções com microdoses de diferentes alérgenos, com o objetivo de determinar os exatos componentes causadores de alergia. Com esse diagnóstico é possível fazer uma vacina específica, que pode tornar a resposta alérgica de seu cão menos intensa  ao longo do tempo.

Exames de sangue também são outra ferramenta disponível, mas os testes cutâneos são considerados de maior precisão.

Manejando alergias sazonais em cães com medicação

Uma forma de manejar alergias sazonais é utilizando as vacinas elaboradas  para seu cão pelo veterinário dermatologista. Essa abordagem requer uma série de injeções que vão aumentando a dose ao longo do tempo. A seringa utilizada é bem pequena e você pode realizar este procedimento em casa com a orientação de um profissional.

As injeções de alérgenos podem ter mínimos efeitos colaterais e, por isso, são uma excelente opção de tratamento para cães com alergias moderadas e severas.

Se seu cão tem alergia sazonal leve, possivelmente terá boa resposta ao tratamento com diferentes medicações como, por exemplo, anti-histamínicos.

Senior dog sitting in wildflowers
Comprimidos também são uma alternativa. Medicações para controle de coceira podem ter rápido resultado e sua administração pode ser interrompida sem efeitos colaterais negativos. Ainda pode-se utilizar medicações que modulam o sistema imune. Ambas opções estão disponíveis mediante prescrição veterinária e requerem avaliações anuais pelo profissional.

Vale lembrar que as medicações citadas podem ter efeitos colaterais, então consulte seu veterinário para entender como a administração desses comprimidos afetam a saúde de seu cão.  De forma geral, é importante sempre consultar o veterinário antes de iniciar algum tratamento em seu cão - especialmente medicações por via oral - para que você dê ao seu pet o medicamento e a dose adequada para sua necessidade específica.

Manejando alergias sazonais em cães com a nutrição

Outra opção que acompanha o tratamento de alergias sazonais em cães é a nutrição. Existem alimentos coadjuvantes formulados especificamente para auxiliar no tratamento de alergias de pele. A ração hipoalergênica é uma excelente opção para suplementar alguns nutrientes quando necessário. E a melhor parte? É tão fácil quanto alimentá-lo! Fale com seu veterinário para descobrir se há opções de dietas específicas para o seu pet. Não esqueça de realizar corretamente a troca gradual do alimento.

Como manter longe as alergias sazonais em cães

Você precisará limitar a exposição de seu cão a alérgenos. Após um tradicional passeio na rua, limpe, com o auxílio de lenços umedecidos, patas e membros antes de entrar em casa.

Realize banhos semanais com shampoos específicos para a espécie, mas garanta que a água esteja morna, pois água quente pode irritar a pele. Cães tendem a ter boa resposta com shampoos terapêuticos que possuam anti- histamínico ou corticóide. Sprays e loções terapêuticas também estão disponíveis.

Embora as alergias sazonais sejam comuns todos os anos, o impacto no bem estar do seu cão pode ser reduzido com o tratamento adequado e manutenção de medidas preventivas. Nem toda abordagem pode ser eficaz para seu animal. Mas, com o auxílio do veterinário, você irá descobrir como evitar que as alergias sazonais prejudiquem a qualidade de vida de seu pet.

Contributor Bio

Dr. Sarah Wooten

Dr. Sarah Wooten

A Dra. Sarah Wooten se formou na Escola de Medicina Veterinária da UC Davis em 2002. Membro da Sociedade Americana de Jornalistas Veterinários, a Dra. Wooten divide seu tempo profissional entre a prática de pequenos animais em Greeley, Colorado, falar em público sobre questões associadas, liderança e comunicação com o cliente e escrita. Ela gosta de acampar com a família, esquiar, mergulhar e participar de triatlos.

Related Articles

  • Por Que Meu Cão Está Com Queda De Pelos?

    Aprenda os motivos mais comuns pelos quais seu cão pode estar perdendo pelo, incluindo como detectar diferenças entre a queda normal e um problema parasitário.
  • Quais são os sinais de alergias alimentares?

    Dogs running Você vê seu cão se coçando todo, sofrendo de problemas gastrointestinais, diarreia crônica ou gases. Ele pode estar vomitando ou até mesmo coçando a orelha ou esfregando o rosto.
  • Cancer

    Dogs running Learn about the symptoms, diagnosis and treatment of cancer and tumors in dogs, providing pet owners with valuable information and resources when dealing with canine cancer.
  • Heart Disease | Hill's Pet

    Dogs running Learn about the warning signs, symptoms, and treatments of heart disease in dogs and the affect on your pet's health and well-being.

Related products