Piodermite em cães: O que você precisa saber

Publicado por Dr. Sarah Wooten
Tempo di lettura

Seu cão está se coçando? A pele dele parece vermelha? Têm espinhas ou odor na pele? Pode ser uma condição conhecida como piodermite canina - uma condição comum da pele que atormenta cães de todas as raças, tamanhos e idades. Se você está preocupado com o fato da piodermite estar causando lesões na pele do seu cão, continue lendo para aprender sobre as causas e tratamentos para esta infecção.

O que é a piodermite em cães?

A piodermite é uma infecção bacteriana superficial que afeta os folículos pilosos e a pele ao redor. Se você dividir a palavra, "pyo" significa pus e "derma" significa pele. A piodermite em cães geralmente têm uma causa subjacente, como:

  • Um corpo estranho, como sementes de capim, ficando sob a pele
  • Um trauma ou feridas causadas por mordidas
  • Alergia ou hipersensibilidade a pulgas, alimentos ou fatores ambientais
  • Ácaros
  • Um distúrbio hormonal, como síndrome de Cushing, hipotireoidismo ou distúrbios autoimunes
  • Administração de drogas imunossupressoras, como quimioterapia ou esteróides
  • Nutrição de má qualidade

Dog scratching while sitting outdoors.

Quais são os sinais da piodermite em cães?

A piodermite pode se apresentar de várias maneiras. Pode ser limitado a uma área ou pode cobrir toda a pele do seu cão. Algumas áreas do corpo, como dobras cutâneas, queixo, lábios, vulva e pele entre os dedos dos pés, são mais propensas a serem afetadas. Às vezes, a piodermite provoca muita coceira, como nos casos de dermatite alérgica a pulgas; outras vezes, o cachorro não se coça ou se coça muito pouco. Os sinais de piodermite a serem observados incluem:

  • Pápulas
  • Pústulas
  • Descamação da pele
  • Perda de pelo
  • Descoloração da pele
  • Alopecia
  • Vermelhidão

Cães filhotes podem ter um tipo especial de piodermite. Seu pet pode ter este tipo se você encontrar inchaços vermelhos nas axilas, virilha e/ou no abdômen. Filhotes com piodermite geralmente têm boa saúde, apesar da coceira.

Qual é o tratamento de piodermite em cães?

O tratamento da piodermite geralmente visa melhorar a infecção bacteriana e abordar a causa primária, se existente. A piodermite em cães é tratada com terapia antimicrobiana - antibióticos orais ou medicamentos antibacterianos tópicos, como xampus ou sprays aplicados na área afetada. Esta doença é geralmente causada pelas bactérias Staphylococcus. As infecções por esta bactéria geralmente são facilmente tratadas, a menos que seja uma espécie resistente a medicamentos. Se o veterinário suspeitar de piodermite, vai coletar amostras da pele e procurar no microscópio bactérias ou outros organismos, como os ácaros. Ele também pode solicitar uma cultura de fungos ou um teste de luz negra para descartar infecções por fungos.

O maior desafio da piodermite em cães é determinar a causa primária da infecção. Você e seu veterinário precisarão trabalhar juntos para descobrir. Pode haver alguma tentativa e erro envolvido; e o veterinário pode pedir para coletar amostras de sangue, pele ou urina do seu cão.

A nutrição desempenha um papel no tratamento ou prevenção da piodermite?

Golden Retriever laying down while eating out of a bowl

A nutrição e o alimento do seu cão desempenham um papel importante no tratamento e prevenção da piodermite. Cães desnutridos direcionam todos os recursos para os órgãos vitais. Como resultado, a qualidade da pele e do pêlo sofrerá e mostrará sinais de infecção. Cães com sensibilidades a determinados ingredientes ou alergias alimentares também podem desenvolver piodermite depois de comerem algo que cause esta reação. Problemas gastrointestinais também predispõem o cão a ter problemas de pele, incluindo piodermite.

Se o veterinário suspeitar de alergia alimentar, além de tratar a infecção da pele, ele pode recomendar uma nutrição canina com uma proteína inédita ou hidrolisada para verificar se o problema de pele diminui.

Se não há suspeitas de alergia alimentar, mas a piodermite é secundária a outros problemas de saúde, como um distúrbio hormonal, pode ser uma boa ideia alimentar seu cão com um alimento especialmente formulado para pele sensível. É importante garantir que seu pet receba a melhor nutrição possível, direcionado à causa específica de piodermite, que seu veterinário pode ajudá-lo a escolher.

Piodermite é dolorosa, mas com um pouco de conhecimento e cuidado, pode ser resolvida. Se o seu pet desenvolver piodermite, mais de uma vez, entenda que você está lidando com um problema subjacente que precisa ser sanado. Se você notar algum dos sinais da infecção, chame seu veterinário para que vocês possam trabalhar juntos e fazer com que seu cão volte a se sentir melhor.

Contributor Bio

Dr. Sarah Wooten

Dr. Sarah Wooten

A Dra. Sarah Wooten se formou na Faculdade de Medicina Veterinária da UC Davis em 2002. Membro da Sociedade Americana de Jornalistas Veterinários, a Dra. Wooten divide seu tempo profissional entre a prática de pequenos animais em Greeley, Colorado, falando ao público sobre questões associadas a clínica de pequenos animais, liderança, comunicação com o cliente e escrita. Ela gosta de acampar com sua família, esquiar, mergulhar e participar de triatlos.

Artigos Relacionados

  • Por Que Meu Cão Está Com Queda De Pelos?

    Aprenda os motivos mais comuns pelos quais seu cão pode estar perdendo pelo, incluindo como detectar diferenças entre a queda normal e um problema parasitário.
  • Manejo das alergias sazonais em cães

    Você sabia que cães podem ter alergias sazonais assim como os humanos? É verdade! Alergias sazonais se manifestam, principalmente, como coceira na pele, mas também pode haver outros sintomas.
  • Como manejar a Doença Inflamatória Intestinal em Cães

    Umas das poucas coisas que levam o tutor a sair da cama mais rápido é o som inconfundível do seu cão prestes a vomitar. Assim como os humanos, os cachorros podem vomitar e ter diarréia de tempos em tempos.
  • Quais são os sinais de alergias alimentares?

    Dogs running Você vê seu cão se coçando todo, sofrendo de problemas gastrointestinais, diarreia crônica ou gases. Ele pode estar vomitando ou até mesmo coçando a orelha ou esfregando o rosto.

Produtos Relacionados