A queda de pelo em cães — também conhecida como alopecia — é comum e extremamente perceptível. A queda de pelo pode ocorrer em um único local, em manchas ou em todo o corpo. Se você tem um cão que está perdendo pelo em casa, pode estar se perguntando se precisa procurar um tratamento. Há muitos fatores que podem causar a queda de pelo em cães, mas é provável que seu cão esteja perdendo pelos por um dos cinco motivos abaixo:

1. Queda de pelo Sazonal

Às vezes, a perda de pelo aparentemente extrema em cães é apenas uma queda normal. Os cães perdem pelo quando os fios ficam velhos ou danificados. Ou sazonalmente, quando o tempo fica mais quente. Muitos cães trocam de pelo durante todo o ano. Algumas raças, como huskies e labradores, desenvolvem uma pelagem interna espessa no inverno, que é trocada na primavera. A troca sazonal de pelos costuma ser reduzida se você mora em um local de clima ameno. Se a troca de pelos for muito exagerada, escovar seu cão algumas vezes por semana pode remover e controlar o excesso de pelos.

2. Infecções bacterianas e fúngicas

As bactérias e as leveduras são habitantes normais da pele canina, mas às vezes podem crescer descontroladamente e causar uma infecção. As infecções bacterianas ou fúngicas da pele podem causar queda de pelo, vermelhidão, coceira e odor. Às vezes, as infecções bacterianas causam pústulas semelhantes a espinhas.

Os cães também podem contrair micose, um fungo que causa queda de pelo e pequenas áreas de infecção. Manchas vermelhas, com coceira ou descamação são motivo para uma visita ao veterinário. Seu veterinário deve fazer um exame completo, recomendar alguns testes e prescrever antibióticos ou antifúngicos para tratar a infecção, se necessário.

 

3. Sarna e Outros Parasitas

A sarna é um termo genérico para infecções cutâneas com coceira causadas por ácaros. Os ácaros são criaturas microscópicas que vivem na superfície da pele ou nos folículos capilares. Eles causam queda de cabelo ao coçar ou morder a pele. Alguns ácaros, como o ácaro da sarna, são extremamente contagiosos para humanos e outros cães. Outros ácaros, como os ácaros demodex, não são contagiosos, mas ainda causam queda de pelos e podem exigir tratamento.

Além dos ácaros, as pulgas também são uma causa muito comum de perda de pelo nos cães. As pulgas podem causar coceira nos cães a ponto de eles arrancarem o pelo em alguns locais. Os ácaros e as pulgas são extremamente contagiosos, portanto, qualquer parasita que você encontrar no seu cão pode já ter se espalhado pela sua casa e por outros pets. Se você encontrar sinais de ácaros e pulgas, o seu veterinário pode prescrever um medicamento antiparasitário e dar dicas para livrar a sua casa das pragas.

4. Alergias

Os cães podem desenvolver alergias, assim como os seres humanos, e alguns dos sinais mais comuns são coceira na pele e queda de pelo. As alergias mais comuns nos cães são alergias ambientais causadas por irritantes como pólen, mofo e ácaros, e pulgas. Além de alergia ambiental, é comum cães com alergias alimentares. Se o seu veterinário suspeitar de alergias, ele pode recomendar uma mudança na alimentação.

As alergias alimentares só podem ser diagnosticadas através de um teste alimentar com duração mínima de oito semanas feito junto à um veterinário. É fundamental garantir que o seu cão não coma mais nada durante o teste. Um petisco ou um pedaço de frango roubado podem confundir os resultados. Se a causa for alergia e esta for tratada adequadamente, o pelo do seu cão deve voltar a crescer e a coceira deve parar.

5. Outras condições médicas

Se um cão está perdendo pelos por todo o corpo, então o problema pode estar por baixo do pelo. A pele é o maior órgão do corpo e requer uma quantidade enorme de nutrientes para se manter saudável. Se o seu cão tem uma condição médica subjacente, o seu pelo e pelagem podem ser afetados.

Condições hormonais — como hipotireoidismo, distúrbios da glândula adrenal ou distúrbios do hormônio do crescimento — podem causar a perda de pelos em cães que podem ser identificados com exames laboratoriais e possivelmente raios-X ou ultrassom para determinar a causa.

A queda excessiva de pelo pode ser causada por estresse, má nutrição, gravidez, lactação ou uma condição médica subjacente. Se você achar que seu cão está perdendo mais pelo do que o normal ou se ele estiver desenvolvendo áreas calvas, marque uma consulta com o veterinário. Continue com a higiene e a escovação regulares para que você possa detectar os primeiros sinais de um problema.

A perda de pelos geralmente pode ser resolvida com uma simples mudança na alimentação. Por isso, desenvolvemos a Hill's Science Diet Sensitive Stomach & Skin, feita especialmente para cães com pele sensível, que nutre a pele e promove a beleza da pelagem.

Dr. Sarah Wooten Dr. Sarah Wooten

A Dra. Sarah Wooten se formou na Faculdade de Medicina Veterinária da UC Davis em 2002. Membro da Sociedade Americana de Jornalistas Veterinários, a Dra. Wooten divide seu tempo profissional entre a clínica de pequenos animais em Greeley, Colorado, palestras sobre questões relacionadas a associados, liderança, comunicação com clientes e escrita. Ela gosta de acampar com a família, esquiar, praticar mergulho autônomo e participar de triatlos.