Por Que Meu Cão Está Com Queda De Pelos?

Publicado Por
minuto ler

A perda de pelos em cães (também conhecida como alopecia) é muito comum e facilmente notada pelos tutores. Essa condição pode ser percebida em um único ponto da pele, em formato de placas, ou por todo corpo. Se você tem um cachorro soltando muito pelo, deve estar se perguntando porque ela acontece e se é necessário iniciar um tratamento. Existem várias causas, mas é provável que seu pet esteja ficando alopécico por uma das cinco razões mais comuns, que são:

Person brushing a dog who is shedding in large clumps

1. Troca de Pelos Sazonal

Algumas vezes, a queda de pelos em cachorro que aparenta ser extrema é apenas uma queda habitual. Cães perdem pelos quando os fios individuais envelhecem ou se danificam, ou ainda, sazonalmente, quando o clima esquenta, podendo apresentar essa condição o ano todo. Alguma raças, como huskies e labradores, possuem subpelos grossos para prepararem os animais para o inverno, e estes são perdidos com a chegada da primavera. A troca de pelos sazonal pode ser menos expressiva caso você viva em um local com clima moderado. Mas, se essa queda é muito excessiva, escovar seu cão duas vezes por semana pode remover e controlar o excesso de pelos.

2. Infecções Bacterianas e Fúngicas

Bactérias e leveduras são habitantes normais na pele do cão mas, às vezes, crescem de maneira exacerbada e originam uma infecção que pode causar queda de pelos, eritema (vermelhidão), coceira e mau odor. Infecções bacterianas podem também formar pústulas, que são semelhantes a espinhas. 

Cães também podem ter dermatofitoses, que são infecções fúngicas, que causam queda de pelos e pequenas áreas de infecção. Vermelhidão, coceira ou descamação na pele são motivos para uma visita ao veterinário, que irá realizar um exame físico completo, recomendar alguns exames complementares e, caso necessário, prescrever um tratamento com antibióticos ou antifúngicos.

3. Sarna e Outros Parasitas

Sarna é um termo utilizado para infecções causadas por ácaros: criaturas microscópicas que vivem na superfície da pele ou folículos pilosos. Podem causar queda de pelos e coceira, por cavarem ou mastigarem a pele. Alguns ácaros, como os que causam escabiose, são extremamente contagiosos tanto para humanos quanto para cães, diz o Manual Veterinário Merck (site em Inglês). Outros, como os que causam a sarna demodécica, não são tão contagiosos, mas também são responsáveis por quedas de pelos e requerem tratamento. 

Pulgas são também um motivo comum para queda de pelos em cães. Elas podem causar uma coceira tão intensa a ponto de fazer os cães arrancarem seus próprios pelos em algumas regiões do corpo. Ácaros e pulgas são extremamente contagiosos, então, qualquer parasita que você encontre em seu cão pode já ter se disseminado para sua casa ou outros pets. Se você achar alguma evidência desses parasitas, seu veterinário pode prescrever uma medicação antiparasitária de ação rápida e dar dicas de como livrar sua casa dessas pragas.

Corgi in green sweater scratches ear.

4. Alergias

Cães podem desenvolver alergias assim como humanos. Alguns dos sinais mais comuns são coceira e queda de pelos. A alergia mais comum nesses animais é a atopia (através do contato com alérgenos ambientais que são irritantes para a pele - como pólen, mofo e ácaros), dermatite alérgica à picada de pulgas e alergia alimentar. Caso o veterinário suspeite de alergia, provavelmente recomendará o controle de pulgas, medicação para controle de coceira, evitar o contato com alérgenos ou troca alimentar. 

Alergias alimentares são diagnosticadas apenas através de uma triagem alimentar de, no mínimo, oito semanas. Caso seu veterinário indique que seu cão faça essa triagem com uma dieta específica, é crucial garantir que seu animal não coma nada além do que foi indicado durante esse período. Um petisco ou pedaço de frango roubado pode confundir os resultados. Se a causa desses sintomas são alergias e essas são tratadas adequadamente, os pelos do seu cão crescerão novamente e a coceira deve parar.

5. Condições Médicas Subjacentes

Se a queda de pelos do cachorro é por todo o corpo, provavelmente o problema pode ser sistêmico. A pele é o maior órgão do corpo e requer uma grande quantidade de nutrientes para permanecer saudável. Se seu pet tem uma doença associada, sua pele e pelos são comumente os primeiros a sofrerem, porque seu corpo vai desviar os recursos da pele em direção aos órgãos internos que precisam de ajuda. 

Doenças hormonais - como hipotireoidismo, hiperadrenocorticismo e alterações relacionadas aos hormônios de crescimento - podem também causar queda de pelos. Alguns cães podem apresentar este distúrbio após castração devido a diminuição dos níveis de testosterona. Doenças hepáticas, doenças renais e câncer também podem estar relacionados a essa condição. Caso seu veterinário suspeitar de uma patologia interna, irá recomendar exames laboratoriais e, possivelmente, radiografia e ultrassonografia para determinar o diagnóstico. 

Outras causas que podem estar relacionadas com a queda de pelos são: estresse, má nutrição, gestação, lactação ou outras doenças. Se você acredita que seu cão está perdendo pelos mais que o normal ou está desenvolvendo placas de alopecia, agende um horário com seu veterinário. O tratamento depende do diagnóstico correto. 

Um cão com queda de pelos necessita de uma consulta com seu veterinário, mas essa condição pode geralmente ser esclarecida com uma simples mudança de alimentação ou medicação. Realize a limpeza e escovação dos pelos regularmente para identificar os primeiros sinais de problema.

Contributor Bio

Dr. Sarah Wooten

Dr. Sarah Wooten

Dr. Sarah Wooten se formou na Escola de Medicina Veterinária da UC Davis em 2002. Membro da Sociedade Americana de Jornalistas Veterinários, a Dra. Wooten divide seu tempo profissional entre a prática de pequenos animais em Greeley, Colorado, falar em público sobre questões associadas, liderança e comunicação com o cliente e escrita. Ela gosta de acampar com a família, esquiar, praticar mergulho e participar de triatlos.

Artigos Relacionados

Produtos Relacionados