Ração Sem Grãos: É o Certo para Seu Cão?

Published by
minuto ler

Corredores inteiros no supermercado são dedicados a alimentos que são “sem alguma coisa”, por exemplo sem açúcar, sem lactose e sem glúten. Os consumidores estão engolindo esses alimentos especiais em um esforço para manter uma nutrição “mais natural e saudável”, mas não apenas para eles mesmos.

O interesse por uma nutrição mais saudável chegou ao corredor dos animais de estimação. É compreensível; afinal, o seu cão é um membro da sua família que merece ser tão saudável quanto você quer ser. Uma das tendências recentes em alimentos para animais de estimação é a ração para cães sem grãos. Os cães devem comer grãos? Muitos tutores de cães que optam por ração sem grãos acreditam que os grãos na ração para cães servem simplesmente para saciar o apetite e manter os preços baixos, com pouco ou nenhum valor nutricional. Os tutores de cães até mesmo associaram grãos a alergias alimentares que afetaram seus animais de estimação de maneiras perturbadoras.

Mas a ração para cães sem grãos não é necessariamente melhor para o seu cãozinho. Aqui estão alguns grãos comuns usados em rações para cães e por que você deve considerar mantê-los em seu comedouro.

Grãos Comuns Usados em Rações para Cães

Ao ler a lista de ingredientes na ração do seu cão, você pode ver grãos como:

  • Cevada
  • Trigo sarraceno
  • Milho
  • Aveia
  • Quinoa
  • Arroz

Você pode estar familiarizado com a maioria desses grãos; cada um deles é bastante popular para o seu próprio consumo. Alguns, como quinoa e cevada, são até descritos como “superalimentos”. O The New York Times sugere que a quinoa é considerada um superalimento por causa das altas quantidades de proteínas, ferro e fibras que vêm em cada porção. A cevada é rica em fibras, tanto do tipo solúvel como do tipo insolúvel.

Estes ingredientes oferecem os mesmos benefícios para os cães? Os cães devem comer grãos?

Husky with blue eyes and blue collar staring up at owner.

Grãos integrais como o milho fornecem aos cães nutrientes importantes e perfeitamente digeríveis, incluindo proteínas, vitamina E e ácido linoleico. São esses nutrientes que são cruciais para a saúde geral do cão. A coisa mais importante a lembrar é que a ração que você escolher forneça ao seu cão uma nutrição completa e balanceada. Isto é verdade, quer a ração contenha esses grãos ou não.

Sem Grãos Não Significa Sem Carboidrato

Os veterinários também ouvem frequentemente dos tutores de animais de estimação que eles optaram por rações sem grãos porque queriam oferecer a seu animal de estimação refeições com pouco carboidrato. Mas sem grãos e low-carb não andam de mãos dadas. Para substituir os grãos, as rações sem grãos geralmente usam ingredientes como batatas, maçãs e ervilhas. De fato, algumas rações para animais de estimação sem grãos contêm níveis de carboidratos semelhantes ou até superiores às rações para cães que contêm grãos.

Alergias e Grãos

Outro motivo frequente que os veterinários ouvem os tutores dos cães dizerem que optaram por comprar ração sem grãos é porque seus cães sofrem de alergias. A Veterinary Practice News entrevistou quatro nutricionistas veterinários com certificação do conselho sobre alergias e o papel que os grãos desempenham nelas. Os nutricionistas disseram à revista que milho, trigo e soja raramente são a causa de alergias alimentares.

"Eu honestamente não sei onde isso começou. Não é baseado em nenhum dado e há excelentes alimentos que contêm um ou mais desses itens”, disse Cailin Heinze, MS, VMD, e diplomata do American College of Veterinary Nutrition.

A Veterinary Dermatology também avaliou recentemente 278 cães com alergias alimentares e analisou o ingrediente problemático para cada cão pesquisado. A carne bovina foi o alérgeno mais comum, responsável por 95 dos casos relatados. Laticínios foram responsáveis por 55 casos, tornando-se a segunda causa mais frequente. O milho foi identificado como o agressor em apenas sete dos cães no estudo.

Se você suspeitar que seu cão sofre de uma alergia alimentar (os sintomas comuns de alergia alimentar incluem coceira, queda de pelos, inflamação da pele, feridas e crostas) você deve primeiro conversar com seu veterinário sobre os problemas que seu pobre rapaz está apresentando. Então, sob tratamento profissional consistente, você pode determinar a qual ingrediente seu filhote está reagindo negativamente por meio de alguns testes alimentares cuidadosos.

A Ração Sem Grãos Certa para Seu Cão

Entretanto, para determinados cães que são sensíveis a grãos, você deve procurar por uma ração de alta qualidade sem grãos que ainda forneça teor nutricional equilibrado. A ração para cães Hill's® Science Diet® Adult Grain Free, por exemplo, é formulada com prebióticos para promover a absorção de nutrientes e a saúde digestiva, nutrir uma pele e pelagem radiantes e brilhantes e oferecer uma série de antioxidantes clinicamente comprovados, sem corantes, flavorizantes ou conservantes artificiais.

Como você sabe se o que você está dando para o seu cão comer é de alta qualidade? Uma maneira de determinar se o fabricante está cumprindo com os altos padrões nutricionais é verificando se a ração atende às diretrizes estabelecidas pela Association of American Feed Control Officials (AAFCO), que estabelece padrões para rações para animais de estimação nos Estados Unidos. Para que uma ração para cães seja comercializada como “completa e balanceada”, ela deve atender a esses padrões nutricionais estabelecidos pela AAFCO (por sorte, todas as marcas da Hill’s as atendem ou superam).

O importante a se ter em mente ao escolher uma ração para o seu cão é que, tal como acontece com os humanos, cães diferentes podem ter necessidades nutricionais diferentes. Não há um tipo de ração perfeita para todos os cães. Mas ao fazer sua pesquisa sobre nutrição, você pode encontrar o equilíbrio certo para atender às necessidades do seu cãozinho.

Biografia da Colaboradora


Kara Murphy

Kara Murphy

 

Kara Murphy é escritora freelance em Erie, Pensilvânia. Ela tem um filhote de goldendoodle chamado Maddie.

 

Artigos Relacionados

Produtos Relacionados