Alimentos Humanos que São Perigosos para Seu Cão

Published by
minuto ler

Dog standing over metal food dish in the kitchen
Embora consideremos que os cães sejam membros de nossa família, alimentá-los com a mesma comida que comemos pode causar danos a eles. Os cães não estão acostumados a comer os alimentos oleosos e gordurosos que nós comemos e eles podem ter diarreia e dores no estômago. É importante saber quais alimentos são tóxicos para os cães e evitá-los.

Chocolate e Cafeína

É um fato bem conhecido que o chocolate é prejudicial aos cães. Ao contrário de seus amigos felinos, a maioria dos cães não tem um botão “desligar” quando se trata de encontrar comida. A quantidade e o tipo de chocolate consumido pelo seu cão determinam os sintomas e o nível de toxicidade que ele irá apresentar. Os sintomas podem incluir vômito, diarreia, aumento da sede, desconforto abdominal, letargia, tremores musculares, batimentos cardíacos irregulares, temperatura corporal alta, convulsões e morte. Quanto mais escuro for o chocolate (por exemplo, chocolate de confeiteiro ou pó de cacau), mais perigoso será para o seu cãozinho. Eles contêm uma maior concentração de cafeína e teobromina que causam toxicose em cães. Mantenha seu cão longe de bebidas com cafeína também. Saiba mais sobre os perigos do seu cão consumir chocolate aqui.

Uvas e Passas

Embora uvas e passas não sejam prejudiciais para alguns cães, elas têm sido associadas com insuficiência renal em outros. Simplificando, não vale a pena o risco de descobrir! Vômito, letargia e diarreia podem ocorrer dentro de 12 horas após a ingestão. Se os sintomas não forem tratados, podem levar à desidratação, diminuição do apetite e aumento da micção, seguida de diminuição da micção. Se o seu cão consumiu uvas ou passas e estes sinais ocorrerem, leve-o a um veterinário imediatamente. Seu cão pode desenvolver doença renal em longo prazo ou até morrer de insuficiência renal dentro de três a quatro dias.

Álcool e Massa de Pão Crua

Pequenas quantidades de álcool encontradas em bebidas, xaropes e massa de pão crua podem ser venenosas para os cães. Esses produtos contêm etanol e a cerveja também contém lúpulo que podem causar intoxicação por álcool. Os sinais de intoxicação incluem vômito, desorientação, temperatura corporal elevada, inquietação, respiração ofegante, tremores musculares e convulsões. Os cães que apresentarem sinais de intoxicação alcoólica devem ser monitorados por um veterinário até que eles se recuperem, pois pode causar a falha dos sistemas orgânicos e até a morte. A levedura na massa de pão crua também pode causar a dilatação do estômago, o que pode resultar em danos nos tecidos e dificuldade em respirar.

Xilitol

O xilitol é um adoçante artificial encontrado em alimentos como chiclete sem açúcar, doces sem açúcar e produtos de panificação. Também pode ser encontrado em pasta de dente, enxaguante bucal, vitaminas mastigáveis e gotas para tosse. A ingestão pode causar uma queda com risco de vida no açúcar no sangue do seu cão, bem como danos no fígado. Os sintomas incluem vômito, convulsões e perda de coordenação, que podem ocorrer de alguns minutos a várias horas após a ingestão. De acordo com a Pet Poison Helpline, um cão de 4,5 quilos só precisaria ingerir um único pedaço de goma sem açúcar para alcançar uma dose potencialmente tóxica. Os cães que ingerem grandes quantidades de xilitol também podem desenvolver insuficiência hepática. Caso suspeite  que o seu cão tenha consumido algo que possa conter xilitol, é importante entrar em contato com seu veterinário imediatamente.

Cebolas e Alhos

Qualquer coisa na família das cebolas - de alho a chalotas e cebolinha - é tóxico para os cães. Eles contêm compostos que podem causar gastroenterite, anemia e sérios danos aos glóbulos vermelhos. O alho é considerado cinco vezes mais potente que as cebolas. Sinais de envenenamento com cebola ou alho muitas vezes não aparecem por vários dias após a ingestão, mas incluem letargia, fraqueza e urina tingida de vermelho a laranja a escura. As raças  japonesas de cães como Akitas e Shiba Inus tendem a ser mais sensíveis ao alho e cebola.

Outros Alimentos Perigosos para os Cães

Os laticínios podem prejudicar o sistema digestivo do seu cão e causar diarreia, bem como alergias alimentares. A ingestão de apenas algumas nozes de macadâmia pode causar fraqueza, paralisia e falta de coordenação. Os abacates contêm persin, o que pode causar ligeira indisposição estomacal em cães. Os ossos da carne, frango e peixe também podem ser muito perigosos para o seu cão. Eles podem estilhaçar e se espetar na garganta, quebrar os dentes ou cortar os intestinos.

Se você não tem certeza se você pode alimentar seu cão com um alimento, consulte sempre o seu veterinário primeiro. Como regra geral, é melhor evitar alimentar seu cão de qualquer maneira. Embora possa ser difícil ignorar aqueles olhos de cachorrinho olhando para você na mesa de jantar, alimentar seu cão muitas vezes pode resultar em ganho de peso entre outros problemas mais sérios. Para manter seu cão fora de perigo, é melhor seguir uma dieta de alimentos especificamente formulada para atender às necessidades nutricionais do seu cão.

Artigos Relacionados

Produtos Relacionados