Como o cão Jasper Resgatou Mary

Published by
minuto ler

Histórias de cachorros não são raras, mas um cão que salva seu tutor? Aí já é um pouco mais incomum. Isso foi o que aconteceu com Mary McNeight, diagnosticada com ansiedade e depressão severa. Ela não conseguia encontrar a ajuda necessária com os medicamentos prescritos e sessões de terapia, e a sua condição continuava a piorar. Eventualmente se sentia incapaz de sair de casa, às vezes até por meses.

"Eu nem sabia que eu tinha uma árvore que floresceu na primavera no meu quintal", ela comenta. "Isso revela o quão raramente eu saia".

Jasper, a black lab mix, smiling

Em uma última tentativa de aliviar seus sintomas, —e encontrar estabilidade— decidiu procurar por um cão de apoio emocional para adotar. Ela visitou o abrigo Seattle Humane Society, parceiro do programa Comida, Coberta e Amor™ da Hill’s. Quando o funcionário trouxe um cão de 8 anos de idade, chamado Jasper, para conhecê-la, ele simplesmente sentou ao seu lado. Não queria sair, não queria brincar, não queria petisco, nem queria ficar farejando o ambiente.

Ele apenas quis ficar ao lado dela.

Mary soube instantaneamente que tinha que levá-lo para casa. "Ele não iria sair do meu lado", ela disse. "Ele apenas sentou ali e foi tipo, ‘OK, vamos lá!’"

Mais tarde, ela descobriu que Jasper havia sido entregue ao abrigo por uma família em 

um processo de divórcio que estava difícil. Jasper necessitava de caminhadas diárias, que por sua vez, exigiam que Mary fosse junto. E com a mistura de labrador ansioso ao lado, ela surgiu no mundo novamente - exatamente como ela precisava.

Dog rescue stories: Mary McNeight and her dog Jasper on the beach.

Mas ela também foi recebida com uma agradável surpresa: Ao mergulhar nos ataques de ansiedade familiares, mas paralisantes, Jasper a lambia, deitava nela, choramingava para ela. E, se nada adiantasse, ele apenas tentava tomar conta dela. Mary conta "Era como se ele conseguisse sentir que eu precisava dele". "Ele me traria de volta".

A experiência com Jesper a levou a treiná-lo como cão de serviço de alerta médico. Desta forma, ela estaria autorizada a levá-lo para qualquer lugar - ônibus, mercados e até restaurantes lotados.

Ambos prosperaram nos seus novos relacionamentos. A experiência foi tão positiva e transformadora que Mary empenhou-se na ideia de ajudar a treinar cães para serviços de alertas médicos.

Agora, mais de dez anos depois, Mary é uma treinadora nacionalmente certificada.

Sua companhia, Service Dog Academy, tem mais de 115 histórias felizes sobre cães para contar. Cada um deles foi treinado para ajudar pessoas que sofrem de doenças como diabetes, convulsões e até enxaquecas. Atualmente estão em processo de mudança da companhia de Seattle para St. Louis.

Dog rescue stories: Jasper, a black lab mix, and Liame, a yellow lab.

Jasper já estava grisalho ao redor do focinho quando foi adotado em 2005, aos 8 anos. 

Ele morreu cinco anos depois. Sua saúde se deteriorou ao ponto de não conseguir mais prestar os serviços que uma vez fez para Mary. Para dar a ele o descanso que precisava, Mary levou para casa um labrador amarelo de 8 semanas de idade chamado Liame, para treinar como seu novo cão de serviço. E apesar de Liame ser um cachorro de suporte emocional e um companheiro maravilhoso, nenhum cão jamais irá ocupar o ilustre lugar de Jasper no coração de Mary.

"Eu não acho que eu que salvei o Jasper", Mary finaliza, "Foi o Jasper que me salvou”.

Contributor Bio

Kara Murphy Contributor Photo

Kara Murphy

Kara Murphy é uma escritora freelancer que mora em Erie, Pennsylvania, com seu gato Olive.

Artigos Relacionados

Produtos Relacionados