Benefícios Importantes de Castrar Seu Cão

Published by
minuto ler

Esterilizar ou castrar o cão é uma prática muito comum em muitos lugares, e é considerado uma parte da posse responsável por muitos especialistas, supondo que você não esteja planejando usar seu cão para reprodução.

Benefícios da esterilização e castração

Fêmeas: Existem benefícios significativos na esterilização de cadelas, especialmente antes do primeiro ou segundo ciclo de cio (estro). Além de eliminar o risco de uma gravidez não planejada ou indesejada, as cadelas esterilizadas têm taxas de câncer de mama significativamente mais baixas e a remoção completa do útero elimina o risco de uma infecção potencialmente fatal chamada piometra, bem como cânceres uterinos.

Os abrigos de animais estão superlotados e os filhotes de ninhadas não planejadas são mais propensos a acabar em abrigos. Perante isto, parece ser melhor deixar a criação para indivíduos responsáveis que se certifiquem de que a ninhada planejada terá lares amorosos ao longo da vida antes de se reproduzirem.

Machos: Cães machos também se beneficiam! A idade é um fator menor para os machos, mas os machos castrados são menos propensos a sofrer de doenças testiculares ou da próstata. Muitos cães machos intactos apresentam comportamentos indesejáveis relacionados a hormônios, como vagar, o que pode ser perigoso se vagarem perto de estradas ou longe de casa em busca de uma fêmea.

Alterações após a esterilização

Como você descobrirá com o seu veterinário, há várias alterações que ocorrem no corpo de um cão depois da esterilização ou castração. Essas mudanças podem ser mais notadas nos machos. A castração não muda a personalidade do seu cão, mas é provável que mude os comportamentos causados pelos hormônios sexuais. Muitos tutores também relatam que seus cães ficam mais calmos após a castração.

Juntamente com as alterações hormonais acima, alterações no metabolismo também podem ocorrer. Um metabolismo mais lento significa que o seu cão pode ganhar peso em excesso com mais facilidade após a castração, o que torna importante o acompanhamento especial de suas necessidades nutricionais para garantir que ele não fique acima do peso. É recomendado que
você mude para uma ração que seja apropriada para cães com metabolismo mais baixo, como a Science Diet® Canine Light.

Artigos Relacionados