Como Escolher o Tosador de Cães Certo

Published by
minuto ler

Seu cão recém-adotado está começando a parecer muito desgrenhado? Se sim, pode ser a hora de procurar um tosador. Tosar o cão geralmente significa deixar seu cão por várias horas sob os cuidados de alguém que usará ferramentas de limpeza, como tesouras e tosquiadores nele, por isso é importante fazer sua lição de casa e encontrar um tosador em quem você possa confiar. Aqui estão algumas dicas sobre como encontrar o tosador certo para o seu animal de estimação.

Preciso de um Tosador Profissional?

Apricot poodle getting his hair cut at the groomer.Se você precisa ou não de um serviço profissional de tosa, depende muito do tipo de cão que você tem e também de quão confortável você lida com isso sozinho. No mínimo, os cães precisam de banho, escova ou pentear, limpeza das orelhas e aparo das unhas de tempos em tempos, sendo todos relativamente fáceis de fazer em casa. Se você tem uma raça de pelo comprido que precisa ser aparada regularmente, ou se seu cão tem uma pelagem grossa que é propensa a embaraçar, você ainda pode ser capaz de cuidar de seu próprio cão. Tenha em mente que, além de ferramentas especializadas, como cortadores e escovas de desembaraçar, você também precisará de muito tempo e paciência, e talvez um parceiro para ajudar a manter seu animal parado. Se você se sentir mal em fazer qualquer uma dessas coisas, é melhor deixar os procedimentos de tosa mais avançados, como cortes e remoção de nós, para um profissional. Caso contrário, você pode correr o risco de machucar acidentalmente o seu cão e condicioná-lo a ter medo de ser tosado.

Selecionando um Tosador

O PetMD recomenda seguir estas etapas ao escolher um tosador confiável:

  1. Pergunte por aí. A maneira mais fácil de localizar um tosador de cães que você pode confiar é pedir recomendações. Você pode perguntar aos seus amigos e familiares, colegas de trabalho e conhecidos, bem como ao seu veterinário, adestrador de cães ou qualquer outro profissional que você conheça.
  2. Reduza sua lista. Verifique com o Better Business Bureau para ver se alguma queixa foi apresentada contra qualquer um dos tosadores na sua lista de recomendações. Você também pode verificar o National Dog Groomers Association of America para ver quais tosadores recomendados são membros. Há também uma série de sites de revisão online que permitem que você leia o que outras pessoas pensam do tosador quando levaram seus próprios cães.
  3. Entreviste tosadores potenciais. Uma vez que você tenha estreitado sua lista, ligue para os tosadores restantes. Pergunte sobre preços e serviços que eles fornecem, quaisquer regras ou restrições que eles tenham para aceitar novos clientes, horário de funcionamento e quaisquer perguntas específicas relativas às necessidades do seu cão. Também é uma boa ideia perguntar se eles dão banho e pausas para brincadeiras, e pedir referências de clientes existentes. Você também deve perguntar se você pode visitar o local antes de levar seu cão. Se eles se recusarem a isso, você provavelmente deve excluí-los da sua lista. Um tosador respeitável deve dar as boas-vindas a um tour pelas instalações.
  4. Visite as instalações. Preste atenção em aspectos como o quão limpas e bem iluminadas são as áreas de higiene, se as gaiolas oferecem muito espaço para os cães se movimentarem confortavelmente, quão amigáveis são os funcionários e quão gentis eles são com seus clientes de quatro patas. Enquanto estiver lá, verifique se os animais deixados sob secadores de cabelo são monitorados regularmente para evitar o superaquecimento, e pergunte sobre que tipo de registros o tosador mantém. Idealmente, eles não apenas manterão registros de preparação, mas também registros médicos e de vacinação e informações de contato de emergência.

Serviços Alternativos de Tosa para Cães

Os salões tradicionais para cães não são a única opção disponível a considerar. Tosadores móveis chegam à sua casa e oferecem cuidados pessoais para o seu animal de estimação. Se o seu cão tem necessidades especiais, talvez seja necessário procurar um profissional especializado que possa acomodá-lo.

Veterinarians give a husky ear drops while sitting on lab table.A maioria dos veterinários oferece serviços de rotina, tais como corte de unhas, limpeza dental e dos ouvidos e verificação dos olhos, enquanto algumas clínicas veterinárias também começaram a oferecer uma gama completa de serviços de tosa que incluem banhos, escovação, remoção de nós, corte e estilo. Os tosadores regulares não são licenciados para sedar o seu cão, por isso, se o seu cão ficar realmente ansioso durante uma limpeza, um veterinário pode ser a sua melhor opção. Outra vantagem de passar pela clínica do seu veterinário é que, se o tosador encontrar alguma coisa suspeita, como um nódulo ou cisto, o veterinário pode verificar imediatamente.

Os tosadores móveis são mini-instalações de tratamento que operam a partir de uma van ou trailer. Eles normalmente têm todas as ferramentas e equipamentos que você encontraria em um salão padrão, mas são projetados para trabalhar com um cão de cada vez, bem na porta de sua casa. Uma grande vantagem oferecida por tosadores móveis, além do fator de conveniência, é que o tosador é capaz de dar atenção exclusiva ao seu cão em um ambiente calmo que não inclui passar o tempo em uma gaiola ou ter que lidar com ruídos assustadores ou outros cães. Esta pode ser uma boa opção para cães mais velhos, ou cães que odeiam ir ao tosador, mas não se importam de ser arrumados. O Vetstreet observa que os tosadores móveis tendem a cobrar taxas mais altas do que os salões de beleza tradicionais.

Os tosadores especialistas geralmente lidam com cães que têm necessidades especiais, como cães com deficiência física ou cães idosos com sensibilidade à temperatura, problemas nas articulações ou problemas de mobilidade que dificultam a postura ou manter a postura sentada por longos períodos de tempo. Estes tosadores têm mesas e equipamentos especializados projetados para deixar seu animal de estimação mais confortável. Alguns tosadores também se especializam em tosa de filhotes, oferecendo sessões especiais de mini-tosa projetadas mais para socializar seu filhote e acostumá-lo com a ideia de ser arrumado.

Mesmo quando você está bem informado, levar seu cão ao tosador pela primeira vez pode ser um pouco estressante. Mas, considerando as necessidades e o temperamento do seu cão e fazendo sua lição de casa para encontrar um tosador com boa reputação, você poderá relaxar mais e se sentir bem com a sua escolha. Quanto mais você levar o seu cão para os tosadores, você também aprenderá mais sobre as instruções para dar ao seu tosador. Por exemplo, se você não quer que ele corte muito curto ou se você quer deixar a cauda fofa. E quando seu filhote for escovado e enfeitado, você terá um cão de aparência limpa.

Biografia da Colaboradora

Jean Marie Bauhaus Contributor Photo

Jean Marie Bauhaus

 

Jean Marie Bauhaus é tutora, blogueira e romancista de Tulsa, Oklahoma, onde ela geralmente escreve sob a supervisão de uma colônia cheia de bebês peludos.

 

Artigos Relacionados

Produtos Relacionados