Dicas de Higiene para o Seu Cão: Ouvidos, Dentes e Unhas

Published by
minuto ler

A higiene é importante para a saúde do seu animal de estimação e o vínculo que vocês compartilham. Cuidar do seu filhote é uma boa maneira de passar tempo de qualidade juntos, enquanto também permite monitorar a saúde do seu cão, verificando se há cortes, inchaços, dor, etc.

  • Converse com seu veterinário ou tosador profissional sobre a escova ou pente que funciona melhor para a pelagem e conforto do seu cão.
  • Estabeleça uma localização e rotina regulares para a hora da higiene. Adestre seu filhote para ficar de pé enquanto o arruma.
  • Escove na direção do crescimento do pelo. Escovar em direção contrária pode ser desconfortável para o seu cãozinho.
  • Cães com pelagem grossa ou longa podem precisar ser escovados todos os dias para evitar embaraçamento e nós dolorosos.
  • Raças de pelagem lisa podem requerer cuidados com menos frequência, mas mantenha uma rotina para que se torne familiar e esperado.
  • Se o seu cãozinho precisa de cuidados profissionais devido a exigências de raça ou cortes especiais de moda, apresente seu animal de estimação antes a um tosador amigável.

Seu filhote e a hora do banho

Os produtos de banho disponíveis hoje para cães são quase tão numerosos quanto os para humanos e são muito mais adequados para o tipo de pele de um cão do que os xampus para humanos. Escolha um xampu especial para cães que seja mais adequado para o tipo de pelo do seu filhote e tome cuidado extra para não deixar cair xampu em seus olhos ao lavá-lo.

Você pode querer investir em um tapete de borracha antideslizante e colocá-lo no fundo da banheira para dar confiança ao seu filhote durante o banho. É assustador para um filhote deslizar em uma superfície escorregadia e isso pode aumentar sua ansiedade em torno da hora do banho.

Cuidados com os ouvidos

Os ouvidos de um cão normalmente não precisam de limpeza, mas verifique-os regularmente em busca de sujeira, detritos ou vermelhidão, especialmente se. Ear mites and ear infections require treatment by a veterinarian. você notou seu filhote coçando ou sacudindo a cabeça. Entre em contato com seu veterinário se você notar esses sinais ou algo incomum. Ácaros da orelha e infecções de ouvido requerem tratamento veterinário.

Se você deseja limpar os ouvidos do seu filhote, pergunte ao seu veterinário qual o melhor método e produtos para fazer isso.

Cuidados dentários

Uma boa saúde bucal é essencial para a saúde geral do seu filhote. Como você, seu filhote precisa de cuidados dentários regulares para remover a placa bacteriana e o tártaro. Seu veterinário irá examinar a boca do seu cão em todos os exames físicos e realizará uma limpeza profissional, conforme necessário.

Para ajudar a manter os dentes e as gengivas do seu cão saudáveis, escove os dentes do seu filhote regularmente. Peça ao seu veterinário para lhe mostrar como. Nunca use creme dental humano em seu cão - kits odontológicos para cães estão disponíveis para uso diário.

Uma última coisa - não se esqueça de relatar qualquer dente quebrado ao seu veterinário imediatamente.

Problemas dentários

Como dentes ruins são muito comuns em cães, agora é a hora de começar a prestar atenção aos dentes do seu cão. Verifique-os regularmente, pelo menos uma vez por semana, e procure sinais de alerta que incluem:

  • Mau hálito
  • Sangramento nas gengivas
  • Acúmulo de placa e tártaro nos dentes

Escovar os dentes do seu cão todos os dias ajudará bastante na prevenção de problemas dentários, por isso é uma boa ideia começar quando ele é um filhotinho. Pergunte ao seu veterinário para recomendar um creme dental e escova de dentes para cães. Lembre-se de nunca usar creme dental para humanos em um cão.

Como escovar os dentes do seu cão

  • Certifique-se de que ele está preso em sua coleira.
  • Posicione você e seu filhote para que você possa ter acesso fácil à boca dele.
  • Coloque um pouco de creme dental em seu dedo e deixe-o lamber.
  • Coloque mais creme dental e comece a massagear suavemente nos dentes. Uma vez que ele está acostumado com isso, você pode começar a usar uma escova de dentes para cães.
  • Empurre com cuidado os lábios e bochechas para ter acesso aos pré-molares e molares
  • Escove em movimentos circulares e não se esqueça de escovar onde o dente encontra a linha da gengiva, alcançando os dentes muito posteriores, onde os problemas são mais prováveis de se desenvolver.

Embora essa tarefa possa parecer assustadora inicialmente, ela torna-se mais fácil com a prática e se o seu filhote se acostumar cedo, será uma tarefa simples para vocês dois.

Além da escovação dos dentes, existem rações especiais disponíveis que você pode usar para ajudar a manter os dentes e as gengivas do seu cão saudáveis quando ele se tornar adulto, como a Hill's® Prescription Diet® t/d® e a Hill's® Science Diet® Oral Care. Estas rações secas especialmente formuladas são projetadas para limpar os dentes, ajudando a manter os dentes do seu animal livres da placa.

Cuidados com as unhas

Cortar as unhas regularmente irá suavizar as pontas afiadas das unhas do seu filhote e minimizar arranhões acidentais durante as brincadeiras. Peça ao seu veterinário para mostrar-lhe como cortar as unhas do seu cão, pois é importante saber como evitar os vasos sanguíneos e nervos da unha na base rosada perto do dedo.

Se o seu cão tem unhas escuras, você não será capaz de ver a base rosada, então será melhor pedir ao seu veterinário ou profissional para aparar as unhas do seu filhote para você. Um corte de unhas a cada quatro semanas é geralmente suficiente.

Ao aparar as unhas do seu filhote em casa, use as seguintes diretrizes:

  • Use apenas aparadores de unhas projetados para cães.
  • Apresente o cortador de unhas gradualmente, primeiro tocando suavemente as patas do seu filhote, enquanto ele estiver se preparando para tirar uma soneca.
  • Acostume seu animal de estimação com o contato com seus dedos pressionando as solas das patas e separando os dedos
  • Primeiro, apare algumas unhas uma vez por semana. Quanto mais você fizer isso, mais familiar isso se tornará.
  • Não se esqueça dos esporões, que são dedos extras na parte da frente ou de trás das patas de alguns cães. Estes podem crescer na pele do cão se não forem bem aparados.

Artigos Relacionados

Produtos Relacionados