Maneiras Úteis para Manter a Pele e o Pelo do Seu Cão Saudáveis

Published by
minuto ler

Uma parte importante de manter seu cão em boas condições é ter certeza de que ele tem uma pele saudável e uma pelagem saudável. A quantidade de cuidados que seu cão precisa irá variar, mas todos os cães devem ter um bom regime de higiene.

Você pode encontrar muitos lugares que oferecem uma variedade de serviços de banho e tosa por preços justos. Um pet shop local poderá direcioná-lo a um banho e tosa respeitável, ou a sua clínica veterinária local pode fornecer um serviço de cuidados de higiene. A equipe de funcionários de um centro de banho e tosa será bem treinada, profissional e familiar com as necessidades particulares de sua raça de cão. Eles também limparão as orelhas do seu cão e cortarão as unhas.

Faça Você Mesmo

Você pode escolher arrumar seu próprio cão, ou fazer a maior parte do trabalho sozinho com uma visita ocasional aos profissionais. Esta é uma grande oportunidade para você passar um tempo com o seu cão, especialmente porque a maioria dos cães adora a atenção que recebe com uma boa escovação.

Uma pelagem saudável será macia e relativamente suave, mesmo em raças de pelo curto ou de arame. O pelo deve ser brilhante, mas não oleoso e não deve ter um odor forte. Um cão com uma pelagem não saudável terá pelos secos e quebradiços com muitos pelos soltos na pelagem. A pelagem em si também pode ser oleosa ou ter uma aparência empoeirada. Outros sinais de uma pelagem não saudável incluem áreas calvas e um mau cheiro oleoso.

Escove regularmente

A escovação é a parte mais importante do cuidado de um cão. Raças de pelo longo precisam ser escovadas duas vezes por semana, enquanto cães que são propensos a soltar pelos, ou têm subpelos grossos, devem ser escovados uma vez por semana. Até raças de pelo curto se beneficiarão da limpeza regular para remover pelos soltos.

Como qualquer trabalho, a escovação requer as ferramentas certas e há tantos tipos diferentes de escovas quanto os tipos de pelagens em um cão. Idealmente, você precisa de duas escovas, uma com dentes amplamente espaçados para a camada externa do pelo do seu cão e uma mais fina para um penteado completo e ao redor do rosto. Pergunte ao seu veterinário o que ele recomenda.

Hora do banho

O “cheiro de cachorro” é geralmente causado por um acúmulo de bactérias e óleo no pelo de um cão. E, embora o seu cão possa estar perfeitamente feliz sem um banho, uma boa lavagem eliminará esse acúmulo. No entanto, é possível "exagerar no banho" do seu cão, levando à pele seca e irritação, então, a menos que ele esteja particularmente sujo (com lama, fezes, etc.) não dê banho em seu cão mais de uma vez por mês.

Como regra geral, não use um xampu projetado para pessoas. O xampu para bebês é seguro e não irrita os olhos, mas os detergentes são tão suaves que não removem muita sujeira ou graxa. Idealmente, use produtos de limpeza formulados especialmente para cães. Seu veterinário ou pet shop local deve tê-los.

Dieta adequada

Outro aspecto muito importante para manter uma pelagem saudável é a dieta. O pelo é feito principalmente de proteína e, quanto melhor a dieta do seu cão, melhor será a sua pelagem. Alimentos que são ricos em ácidos graxos essenciais são particularmente bons para o pelo do seu cão. Se o seu cão está mostrando sinais de problemas com sua pelagem ou pele, sua dieta pode ser a culpada. Certifique-se de conversar com seu veterinário sobre que tipo de ração é recomendado para seu cão e sua pelagem.

Artigos Relacionados

Produtos Relacionados