Como Cortar Unha de Cachorro em Casa

Published by
minuto ler

Você já se perguntou como deve cortar as unhas do seu cachorro? Se sim, saiba que muitos pais de pets têm curiosidade sobre a mesma coisa. Caso você tenha acabado de adotar seu primeiro animal de estimação, saiba como aprender a fazer isso corretamente.

Quais São os Benefícios de Cortar as Unhas do Seu Pet?

Antes de tentar aparar as unhas de seu cão, dedique algum tempo para entender por que você as corta. Ao contrário das pedicures humanas, em que as unhas são aparadas e polidas e vêm com uma rápida massagem nos pés, as pedicures caninas são feitas para que a unha não cresça muito. Uma unha grande demais é um catalisador para muitos problemas de saúde. Pense no que acontece quando uma unha comprida toca o chão toda vez que seu cão dá um passo: a força é exercida de volta em seus tendões, o que causa uma pressão desconfortável ao caminhar, diz o American Kennel Club (site em inglês). Com o tempo, isso pode causar problemas de alinhamento que prejudicam não apenas a pata do cão, mas também a distribuição de peso - o que afeta muitas outras articulações e músculos do corpo.

Unhas compridas também podem rachar, causando dor em seu pet. Além disso, as unhas partidas nem sempre são corrigidas simplesmente aparando-as. Cortá-las pode fazer com que se partam ainda mais e você pode precisar levar seu cão ao veterinário. Finalmente, em condições extremas, as unhas das patas, quando estão muito longas, podem crescer de volta para os coxins. Isso costuma acontecer com cães mais velhos ou negligenciados que já sentem dores devido às unhas compridas, o que os faz evitar andar em superfícies duras.

A beautician treats Shibu Inu dogs nails with a nail file

Ferramentas Que Você Precisará

Aprender a cortar as unhas de um cachorro é realmente muito fácil se você estiver usando as ferramentas certas. A melhor parte é que você precisa de muito pouco para ter sucesso. Tudo que você necessita é de um cortador de unhas, pó de coagulação, guloseimas e, possivelmente, outra pessoa..

1. Cortador de Unhas

A primeira e, possivelmente, a mais importante ferramenta de que você precisará é um cortador de unhas para pets. Existem algumas variedades diferentes que você pode comprar, incluindo tesouras de guilhotina, alicate e tesoura (não se assuste com os nomes). Pergunte ao responsável pelo banho/tosa do seu pet ou ao seu veterinário sobre qual cortador eles recomendam para seu cão. Os cortadores de guilhotina tendem a funcionar melhor em cães pequenos, já os cortadores de tipo alicate e tesoura são úteis para cães grandes. No entanto, a ferramenta com a qual você se sente mais confortável é aquela que fará o melhor trabalho.

Lixas giratórias podem ser uma opção, se você preferir lixar a unha ao invés de cortá-la. Uma vez que apenas uma pequena parte da unha sai de cada vez, pode ser mais seguro do que um cortador, no sentido de evitar cortar o leito da unha do cachorro (o vaso sanguíneo sensível sob a unha). No entanto, as lixas giratórias costumam ser barulhentas, fazendo com que alguns cães fiquem ansiosos ou com medo desta ferramenta. Elas também demoram muito mais para terminar o corte, portanto, seu animal de estimação deve ser paciente.

2. Pó de coagulação

O corte da unha pode sangrar em algumas ocasiões (em animais muito agitados ou quando você ainda está aprendendo, por exemplo) causando uma situação muito confusa e desconfortável. O pó de coagulação, recomendado pelo seu veterinário, fará com que o sangramento pare o mais rápido possível. Lembre-se de que o pó de coagulação só será usado se seu animal sangrar em excesso por um corte da unha (procure sempre um veterinário para tirar suas dúvidas

3. Guloseimas (a própria ração)

As guloseimas são especialmente úteis para reforçar o comportamento positivo em cães jovens ou ansiosos. Lembre-se que a melhor escolha é a própria ração do seu companheirinho, mas cuidado com o excesso. A intenção é apenas mantê-lo entretido enquanto as unhas são aparadas.

4. Outra Pessoa

Embora outro ser humano seja opcional para completar esta tarefa, você pode achar útil chamar um amigo ou membro da família para ajudá-lo a segurar seu cão enquanto você corta suas unhas. Da mesma forma, se você está muito nervoso ou teve problemas no passado, pode deixar a tarefa para o seu tratador ou veterinário. Apenas certifique-se de marcar consultas regulares, para que seu cão não se sinta desconfortável por causa de suas unhas.

No entanto, se você se sentir preparado, pode cortar as unhas do seu animal completamente sozinho.

Focus on chocolate lab's underside of his feet.

Como Cortar as Unhas de Cachorro da Maneira Certa

O corte das unhas de um cachorro é na verdade um processo bastante fácil na grande maioria das vezes. Simplesmente levante e incline a pata do seu pet para que você possa segurá-la e colocar o cortador de unhas na área excedente da unha. Então, comece aos poucos. Corte seções minúsculas até que você esteja confortável de que o suficiente foi removido. Mas cuidado! Em uma unha branca, você deve ser capaz de ver a sombra levemente rosada do vaso sanguíneo quando estiver olhando de lado. Em uma unha preta, é mais difícil. Se você conseguir ver um pequeno ponto preto enquanto olha diretamente para o corte, não prossiga. É provável que o vaso sanguíneo esteja logo trás dele.

No entanto, se você estiver preocupado em cortar as unhas do seu cão com essas instruções, leve-o ao banho e tosa ou ao veterinário para receber instruções pessoalmente. Esses profissionais poderão lhe mostrar as mesmas técnicas pessoalmente, deixando você à vontade para concluir o processo sozinho na próxima vez.

Não se esqueça da garra também. Como essas unhas ficam na lateral da pata, elas não têm a mesma tração contra o solo que as outras unhas, diz a Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Estadual de Washington (site em inglês). Na verdade, as lesões das garras são muito comuns e mantê-las aparadas ajuda a evitar problemas. Apare-as da mesma maneira que fez com as outras unhas, mas fique de olho nelas, pois podem precisar ser aparadas com mais frequência. As outras unhas são “lixadas” naturalmente ao andar, já as garras não.

Agora que você sabe como cortar as unhas dos cães, pode estar se perguntando quanto tempo (ou quão curtas!) elas devem ficar depois de aparadas. É impossível dar um comprimento preciso que as unhas devem ter, já que os cachorros possuem todos os formatos e tamanhos, mas a melhor indicação de que a unha tem o comprimento correto é que ela não toca o chão quando a pata está para baixo. Se você conseguir ouvir o som das unhas batendo no chão quando ele está indo até você, provavelmente elas precisam ser aparadas.

Contributor Bio

Erin Ollila

Erin Ollila acredita no poder das palavras e em como uma mensagem pode informar e até mesmo transformar seu público-alvo. Seus textos podem ser encontrados impressos e  em toda a internet, e incluem entrevistas, ghostwriting, posts em blogs e não ficção criativa. Erin é uma nerd por SEO e todas as mídias sociais. Graduada na Fairfield University com Mestrado em Escrita Criativa. Encontre-a no Twitter @ReinventingErin ou saiba mais sobre ela emhttp://erinollila.com.

Artigos Relacionados

  • Visitas ao Veterinário

    Assim como você, seu filhote de cão precisa ser vacinado e visitar o médico regularmente para manter a saúde ideal. Junto com seu veterinário, você pode proporcionar ao seu filhote o melhor tratamento para uma vida longa e saudável.
  • Planejando Férias Seguras Para o Seu Cão

    Quando o assunto é férias, há muitas coisas para se precaver: não ganhar 5 kg comendo besteira, não entrar no vermelho só para comprar uns presentes e, é claro, manter seus animais de companhia felizes, seguros e saudáveis.
  • Quatro Passos para um Cão mais Saudável

    180680638 Como certificar que seu cão atinja o peso ideal e mantenha um peso saudável pelo resto da vida.
  • Ajudando Seu Cão a Lidar com Trovões e Fogos de Artifício

    180680638 A fobia de ruídos altos, especialmente trovões e fogos de artifício, é comum entre os cães. Eles geralmente demonstram medo escondendo-se, chorando, latindo, batendo com as patas no chão e até mesmo urinando.

Produtos Relacionados