Informações Importantes Sobre Esterilizar e Castrar Seu Filhote

Published by
minuto ler

Neutering puppyVocê sabia que a esterilização e a castração trazem benefícios para a saúde do seu animal de estimação?

Se você é o orgulhoso tutor de uma cadelinha, ficará interessado em saber que a esterilização pode reduzir suas chances de desenvolver câncer de mama, câncer uterino e câncer de ovário. Também diminui a probabilidade de infecção uterina. Tudo isso, além de evitar os riscos associados a uma gravidez não planejada.

Se você tem um filhote macho, deve saber que a esterilização evita tumores testiculares e pode prevenir problemas de próstata. Também reduz a possibilidade de tumores perianais e hérnias.


Momento

Alguns veterinários preferem esterilizar as cadelas antes do primeiro cio, mas outros não. Para cães machos, o momento é menos específico, por isso é melhor obter as recomendações do seu veterinário.

Os benefícios para você

 benefício óbvio de você e sua família terem seu cão esterilizado ou castrado é que você nunca terá que lidar com ninhadas não planejadas. Mas há outras vantagens também. Os machos castrados no início da vida são menos agressivos, menos distraídos pelas fêmeas no cio, menos propensos a marcar seu território com urina e menos propensos a montar nos móveis ou na sua perna.

Esterilizar uma cachorrinha vai impedir que cães machos de rua acampem em seu jardim e diminuir seu desejo de vaguear e se reproduzir.

Os benefícios para a sociedade

Tragicamente, milhões de cães são eutanasiados neste país todos os anos. A maioria deles é resultado de acasalamento acidental por cães não castrados e de livre circulação. Castrando seu filhote, você saberá que não estará contribuindo para este problema.

Preocupações que você pode ter sobre esterilização e castração

Apesar de todas as fortes evidências a favor da esterilização e castração, você pode ter algumas preocupações. Vamos abordar alguns mais comuns.

A cirurgia é segura?

Castração e esterilização são cirurgias simples que seu veterinário já deve ter realizado dezenas de vezes antes. É natural sentir-se nervoso, mas você também pode ter a certeza de que está fazendo o melhor para o seu filhote.

O procedimento é simples quando você está esterilizando um macho (remoção dos testículos). A castração das fêmeas (remoção dos ovários e do útero) é considerada uma cirurgia maior, mas é um procedimento de rotina e o risco é mínimo.

Meu filhote vai ganhar peso?

Não há absolutamente nenhuma necessidade de um filhote castrado ganhar peso. Lembre-se de ajustar a quantidade de alimento oferecido de acordo com o nível de atividade dele. Você também pode considerar a mudança para uma ração de baixa caloria, como a Hill's Science Diet® Light quando ele atingir um ano de idade.

A personalidade do meu filhote vai mudar?

Talvez, mas apenas para melhor. Um filhote macho castrado pode ser menos agressivo e menos propenso a perambular.

O que mais devo saber?

Seu animal de estimação precisará ser submetido a uma anestesia geral para este procedimento, então seu veterinário irá pedir-lhe para não dar nada ao seu cão para comer ou beber por doze horas antes da cirurgia.

Você provavelmente poderá trazer seu filhote para casa no mesmo dia, embora ele possa ter que ficar um pouco mais se ele estiver com muito sono.

Para discutir mais sobre essas preocupações, ou se você tiver preocupações adicionais, é melhor agendar uma consulta com seu veterinário.

 

Artigos Relacionados

Produtos Relacionados