Lidando com um Gato Que É um Comedor Exigente

Published by
minuto ler

Se o seu gato for um comedor exigente, não se preocupe, porque eles têm reputação por serem extremamente caprichosos. Na verdade, esse comportamento geralmente é aprendido e não inato.

Você pode pensar que o seu gato quer ou precisa de variação em sua dieta, mas na realidade, ele ficará feliz em comer a mesma comida todos os dias por toda a sua vida desde que seja uma refeição nutritiva. 

Devagar, devagar

What may seem like finicky eating may just be your cat taking her time. Many cats are nibblers and prefer to have a mouthful of food now and again. Just because she doesn’t eat the whole bowl right away doesn’t mean she doesn’t like the food.

Meu gato não está comendo o suficiente

O seu gato talvez está evitando sua comida por estar ganhando petiscos extras em outro lugar. Se você dá muitos petiscos ou sobras de comida, você precisa parar. O seu gato reclamará por um tempo, mas em algum momento entenderá que a única comida que terá será aquela da tigela.

Tente se certificar que ninguém mais está dando comida ao seu gato - seja na sua casa ou na vizinhança. É necessário somente de uma pessoa para mudar a expectativa por comida do seu gato.

Se você tentou dar diversos tipos de comida ao seu gatinho quando filhote  para ver qual ele preferiria, você poderá descobrir, quando ele estiver grande, que você deu a impressão de que sempre fará isso. Se estiver abrindo várias latas de ração e tentando persuadir o seu gato a comer algo a cada refeição, então o seu gato treinou você.

Aqui segue uma maneira eficaz de treinar o seu gato a comer somente aquilo que você quer que ele coma:

  • Sirva a ração que você quer que ele coma por meia hora. 
  • Se ele não comer, recolha. 
  • Repita até que ele coma.

Depois de um dia ou dois o seu gato poderá começar a rosnar por petiscos extras. Não ceda. O seu gato não está faminto, está apenas usando seu charme para conseguir o que quer. Talvez você tenha que aturar algumas semanas de reclamação, mas esse tratamento logo colocará um fim no capricho na hora de comer. 

Mudando para uma nova ração

Se estiver mudando a ração do seu gato, você deverá fazê-lo gradativamente. Comece misturando um pouco da nova ração com a sua ração regular, aumentando gradativamente a quantidade até que seja alimentado somente com a nova ração. 

Quando telefonar para o veterinário

Se o seu gato repentinamente ficar exigente sem ter exibido tal comportamento anteriormente ou parece estar perdendo peso, você deverá falar com seu veterinário. Às vezes, um comportamento que parece capricho pode ser um motivo médico subjacente como problema dentário, irritação digestiva ou bolas de pelos. 

Artigos Relacionados

Produtos Relacionados