Socorro! Meu Cão Não Gosta de Mim e Tenho um Gato Retraído

Published by
minuto ler

Se você já se pegou pensando: "Meu cão não gosta de mim" ou "Por que eu tenho um gato tão distante?" tenha certeza de que você não é o único tutor que tem essas preocupações. De tempos em tempos, cães e gatos podem parecer distantes, mas isso não significa que você não possa se relacionar com seu amigo peludo e certamente não significa que seu animal de estimação o odeia.

Meu Cão Não Gosta de Mim – O Que Devo Fazer?

Quando é hora de receber um cão em sua casa, você pode imaginar jogos de adestramento divertidos e muito tempo de diversão. Infelizmente, nem sempre  esse é o caso. Pode haver um período de adaptação para os cães e para os humanos, então lembre-se de que, às vezes, quando você pensa que "Meu cão não gosta de mim", ele está apenas tirando um tempo para conhecê-lo. É preciso paciência para ganhar confiança, então continue desempenhando o papel de líder do bando e seu cão deverá se aproximar de você.

Se você já tem seu cão por um tempo, pode ser alarmante se perguntar de repente: "Talvez meu cão não goste mais de mim", especialmente se vocês sempre tiveram um vínculo estreito. Isso pode ser um motivo para se preocupar. Mudanças no comportamento podem indicar um problema de saúde, por isso é importante levar seu cão ao veterinário. A saúde não é o único motivo pelo qual o comportamento de um cão muda. Um cão que de repente se torna desinteressado de sua matilha pode estar apresentando uma ampla gama de emoções, como ciúme, ansiedade ou depressão. Alguma coisa mudou em seu ambiente doméstico recentemente? Talvez alguém tenha se mudado para sua casa (ou saído dela). Talvez você o tenha levado para passear menos vezes que o normal. Quaisquer mudanças na rotina, mesmo as pequenas, podem ser motivo para o seu cão agir desinteressado em relação a você.

Também é importante ter certeza de que você está respeitando a personalidade do seu cão e não apenas assumindo "Eu acho que meu cão não gosta de mim", quando sua personalidade é diferente de suas expectativas. Aqui está um exemplo pertinente do Vetstreet: "Alguns cães gostam de se aconchegar e de ficarem abraçados, enquanto outros apenas toleram o toque. Se o seu cão não gosta de ser acariciado, mas você continua tentando tocá-lo, é muito provável que ele o evite".

Finalmente, a idade pode desempenhar um papel em seu cão que anda parecendo distante. Um cãozinho brincalhão que sofre de artrite pode ficar na cama em vez de se levantar para perseguir uma bola. Sua mudança de comportamento não significa que ele não gosta mais de passar tempo com você, ele só está se adaptando aos seus anos mais velhos.

Dicas para se relacionar com seu cão

Existem muitas maneiras pelas quais você pode formar um vínculo ou reconstruir um relacionamento com seu cão. Aqui estão alguns exemplos que você pode experimentar imediatamente:

  • Leve seu cão para caminhadas diárias.
  • Alimente seu cão com as refeições em horários consistentes ao longo do dia.
  • Jogue jogos com seu cão, como buscar ou faça uma pista de obstáculos para cães.
  • Acaricie ou escove seu cão todas as noites.
  • Compartilhe petiscos durante os exercícios de adestramento ou por bom comportamento.

Como Lidar com um Gato ReservadoCat with bright blue eyes hides in red wood drawers.

Embora muitos gatos sejam calorosos, amorosos e cheios de carinho, a espécie como um todo é conhecida por ser independente. Então, você não está sozinho se pensa que tem um gato reservado. Frequentemente, os gatos gostam de participar de atividades sozinhos e exigem menos tempo com seus humanos do que os cães. Sua independência não significa que começar uma rotina de adestramento seja uma má ideia. Na verdade, o tempo que você passa adestrando seu gato ajudará a construir um relacionamento. Embora sua natureza independente possa não ser o que você esperava, dê tempo a ele. Depois de um tempo ele você vai perceber que você é sua fonte de comida, brinquedos, árvores de gato e muito mais e sua afeição por você começará a crescer.

No entanto, seu gato pode parecer repentinamente distante e é importante abordar isso com seu veterinário para descartar problemas de saúde. Os gatos  se isolam e perdem o interesse em seus tutores quando eles se sentem doentes ou quando algo está errado. Descarte as preocupações de saúde felina, como artrite, diabetes ou doença renal, que são três das sete doenças mais comuns em gatos idosos, diz o PetMD.

Se o seu gato é jovem e saudável ou uma vez que seu gato recebe um atestado de saúde, entenda que ele não está sendo intencionalmente rude; ele apenas mostra seu afeto de maneiras diferentes. De acordo com o PetMD, aqui está uma maneira pela qual seu gato pode tentar mostrar seu amor: "A batidinha com a cabeça é a maneira dele de dizer olá, usar as glândulas sebáceas em suas orelhas para cumprimentá-lo como se você fosse um gato e deixar seu cheiro em você. Ele o vê como um de seus clãs, então retribua a batidinha".

Dicas para se relacionar com seu gato

Existem muitas maneiras de mostrar seu amor ao seu gato. Aqui estão alguns exemplos que você pode tentar imediatamente para ajudar a reconstruir um vínculo ou iniciar um novo relacionamento com o pé direito ou ... pata:

  • Alimente seu gato com as refeições em horários consistentes ao longo do dia.
  • Brinque com o seu gato, como acenar com uma varinha de penas ou jogar um rato de brinquedo.
  • Acaricie ou escove seu gato todas as noites.
  • Compartilhe guloseimas (alguns grãos de sua ração funcionarão) durante a brincadeira ou para iniciar contato.
  • Inicie uma conversa miando ou ronronando para ele.

Basta lembrar, pode parecer que seu cão ou gato estejam distantes, mas isso não significa que seu animal de estimação não te ama. Trate de qualquer mudança em suas vidas para determinar por que eles podem parecer distantes, passe algum tempo juntos e logo você desfrutará de um relacionamento feliz e amoroso.

Biografia da Colaboradora

Erin Ollila

Erin Ollila

 

Erin Ollila é uma entusiasta de animais de estimação que acredita no poder das palavras e como uma mensagem pode informar - e até mesmo transformar - o seu públicoalvo. Seus textos podem ser encontrados em toda a internet e impressos. Encontre-a no Twitter @ReinventingErin ou saiba mais sobre ela em http://erinollila.com

 

Artigos Relacionados

Produtos Relacionados